fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Valorizar os mais velhos e o seu papel na sociedade - Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Como envelhecer melhor e qual o papel que o idoso desempenha na sociedade foram algumas das ideias debatidas na conferência organizada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Joaquina Madeira, presidente da Associação de Profissionais de Serviço Social, foi a oradora convidada da conferência “Envelhecer e Longevidade”, que teve lugar esta terça-feira, 27 de junho, na ESSA Lisboa. Organizada pelo Departamento de Política e Trabalho Social, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA), esta palestra encerra um ciclo de conferências que decorreu desde novembro.
A iniciativa contou com as presenças de Edmundo Martinho, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Maria de São José Louro, subdiretora da referida instituição de ensino superior e de vários docentes da ESSA. 
Maria da Luz Cabral, coordenadora do Departamento de Política e Trabalho Social, agradeceu a presença de Joaquina Madeira, que foi, também, Coordenadora Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, em 2012. 
“A pessoa não deixa de ser pessoa por ser mais velha, ou por ter uma idade avançada. A sociedade enfrenta um grave problema intergeracional de aceitar os mais idosos como uma parte ativa da população”, frisou Joaquina Madeira.
“As desigualdades económicas e sociais, que se acentuaram nos últimos anos, em Portugal”, têm transformado o “significado de felicidade”, frisou a oradora. Além disso “os equipamentos sociais, como os lares e centros de dia, são modelos datados, que têm que ser adaptados a uma nova geração de idosos”, defendeu.
Joaquina Madeira salientou também, que “o sentimento de inclusão da pessoa idosa é essencial para um envelhecimento pleno e ativo”.
Com o objetivo de partilhar novas ideias, conceitos e abordagens, o ciclo de conferências, que terminou com este debate foi, segundo Edmundo Martinho, “um grande sucesso e motivo de alegria”. 
O que se pretende é que a ESSA seja “cada vez mais dinâmica e que continue a apostar neste tipo de iniciativas”, concluiu o vice-provedor.

Conecte-se à ESSAlcoitão

Voltar