Enquadramento
“There is no health without mental health” (WHO, 2001).
“A saúde e o desenvolvimento ideais da pre-concepção à idade adulta são cruciais para o florescimento humano e formação de capital humano.” (Black et al., 2022).
“Uma saúde mental sã fornece uma fundação essencial de estabilidade que suporta todos os outros aspetos do desenvolvimento humano – do formação de amizades e a capacidade de lidar com adversidade até à alcance do sucesso na escola, trabalho e vida comunitária.”
“A evidência científica é clara: problemas de saúde mental significativos podem e ocorrem em crianças pequenas. Em alguns casos, estes problemas podem ter consequências graves para a aprendizagem, competência social, e até mesmo saúde ao longo da vida.” (Center on the Developing Child at Harvard University,2022).
“Os Terapeutas Ocupacionais contribuem para a identificação dos primeiros sinais de doença mental. Os Terapeutas Ocupacionais promovem a saúde mental em todos os ambientes onde as crianças brincam, crescem, e aprendem”. (AOTA, 2017)
Destinatários
Módulos da Pós-Graduação exclusivos para Terapeutas Ocupacionais
1. Ciência Ocupacional
2. Avaliação e Intervenção em TO
2.1. Avaliação da Terapia Ocupacional em neurodiversidade e saúde mental infantil
2.2 Intervenção da Terapia Ocupacional em neurodiversidade e saúde mental infantil
3. Abordagens Diferenciadoras em T.O.
3.1 Abordagens Diferenciadoras TO: TO no Contexto Escolar
3.2 Abordagens Diferenciadoras TO: TO em Contextos Desfavorecidos
3.3 Abordagens Diferenciadoras TO: Inclusão socio-espacial na comunidade através do Brincar ao Ar Livre
4. TO na Equipa e Quadros de Referência
4.1 TO como gestor de caso e na equipa multi/transdisciplinar
Módulos da Pós-Graduação para Terapeutas Ocupacionais, Profissionais de Saúde, da Educação e do Serviço Social, Alunos 4.º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional
4.2 IDEAS Impact FrameworkTM
5. Parceiros e Contextos
5.1 Família e Escola – Clientes Indirectos
5.2 Contextos de Vida
6. Desenvolvimento Infantil e da Adolescência e seus processos
6.1 (Early) Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental
6.1 Neurodiversidade: neurotipico, neurodivergente
6.3 Adolescência
6.4 Círculo de Segurança (COS) – aplicação clínica do conceito de vinculação na intervenção na infância e adolescência
Condições
Pós-Graduação
Número de créditos a atribuir
176 horas / 36 ECTS (European Credit Transfer System)
Propinas
Candidatura** 50€
Propinas* 1400€
Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (1400€)
** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de candidatura (50€).
Calendário
Início a 25 de novembro de 2023 e término em 2024
Data de candidatura
até 31 de outubro de 2023
Data de inscrição/matrícula
01 de novembro de 2023
Vagas
O curso funcionará com um mínimo de 20 e um máximo de 25 inscrições.
A seriação será realizada segundo a ordem de inscrição e matrícula até ao término das vagas.
O curso só se realizará se o número mínimo de vagas for preenchido.
Local e horário
Online e na ESSAlcoitão (formato B-Learning)
- 6ª feiras das 18H30 às 21H30
- sábados das 09H00 às 17H00
– Podendo ocorrer ocasionalmente alterações pontuais, que serão informadas previamente.
– Alguns módulos serão lecionados em língua inglesa e em língua espanhola.
Objetivos gerais
- Abordar a Saúde Mental Infantil desde a nascença até à adolescência/transição para a vida adulta, considerando a neurodiversidade, processos inerentes, intervenientes e contextos ocupacionais.
- Abordar a Saúde Mental Infantil enquadrada na Ciência Ocupacional e abordagem da Terapia Ocupacional (avaliação, intervenção e abordagens diferenciadores), assim como o Terapeuta Ocupacional enquadrado na equipa multi/transdiciplinar e como gestor de caso.
- Abordar quadros de referência de impacto para a Saúde Mental.
Competências a adquirir
- Atualizar o conhecimento teórico-prático sobre Ciência Ocupacional, Desenvolvimento Infantil e seus processos e seu impacto na Saúde Mental Infantil, Neurodiversidade.
- Relacionar os diferentes contextos ocupacionais e seus intervenientes, na Saúde Mental Infantil;
- Compreender a unicidade/especificidade da abordagem da Terapia Ocupacional na Saúde Mental Infantil, através do raciocínio clínico baseado na evidência, no que concerne à avaliação, intervenção e ao papel diferenciador do Terapeuta Ocupacional;
- Ser capaz de interligar, com base no raciocínio clínico especializado da Terapia Ocupacional, as várias abordagens diferenciadoras apresentadas;
- Identificar aspetos de quadros de referência de impacto em Saúde Mental Infantil para a promoção da mesma, enquadrando-os na abordagem da Terapia Ocupacional.
Docentes responsáveis
Marta Figueiredo, Especialista em Terapia e Reabilitação Terapia Ocupacional Professor Adjunto
Isabel Ferreira, Doutora em Psicologia Social, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional , Professor Adjunto
Docentes
Lisette Farias, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (Karolinska Institute, Sweden)
José Boavida, MD, Professor adjunto convidado (Eurylaid Portugal)
Inês Pinto, MD, Professor adjunto convidado (Hospital Beatriz Angelo, Portugal)
Sónia Fernandes, Psi, Professor adjunto convidado (Hospital Beatriz Angelo, Portugal)
Ana Andrade, TO, Professor adjunto convidado (Hospital Fernando da Fonseca, Portugal)
Joana Marau, Psi, Professor adjunto convidado (Hospital Fernando da Fonseca, Portugal)
Mafalda Correia, TO, Professora Adjunto convidado (Hospital Beatriz Angelo, Dept. Psiquiatria e Saude Mental – Pedopsiquiatria)
Debbie Kramer-Roy, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (Amsterdam University of Applied Sciences, The Netherlands)
Estibaliz Jimenez, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (Facultad Padre Ossó, España)
Michelle Bergin, TO, Professor adjunto convidado (University College Cork, Ireland)
Panagiotis Siaperas, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (AMC Metropolitan College, Greece)
Marta Figueiredo, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional , Professor Adjunto convidado (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal)
Isabel Ferreira, Doutora em Psicologia Social, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional , Professor Adjunto (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal)
Nazaré Loureiro, Psi
Cristina Palhares (ANEIS)
Cronograma das aulas
Unidades Curriculares/Módulos |
Docente |
Horas de Contacto (HC) |
ECTS |
Data |
Modalidade |
|||||||
T |
TP |
OT |
Totais |
|||||||||
A |
Plenário e Apresentação da Pós-Graduação |
Isabel Ferreira, PhD, TO (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal) |
2 |
2 |
|
4 |
1 |
25.11.23 |
Online |
|||
1. TO na Equipa e Quadros de Referencia |
1.1 |
O Terapeuta Ocupacional como gestor de caso e na equipa multi/transdisciplinar |
Panagiotis Siaperas, PhD, TO (AMC Metropolitan College, Greece) |
6 |
4 |
|
10 |
2.0 |
12, 13 jan 2024 |
Online |
||
1.2 |
IDEAS Impact FrameworkTM |
Marta Figueiredo, Esp., TO (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal) |
4 |
4 |
|
8 |
2.0 |
27.01.24 |
Presencial |
|||
Isabel Ferreira, PhD TO (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal) |
4 |
4 |
|
|||||||||
B |
Introdução ao Estudo de Caso e Metodologia de Avaliação |
Isabel Ferreira, PhD TO (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal) |
2 |
2 |
|
4 |
1.0 |
03.02.24 |
Online |
|||
2. Parceiros e Contextos |
2.1 |
Família e Escola – Clientes Indirectos |
|
4 |
4 |
|
8 |
2.0 |
17.02.24 |
Online |
||
2.2 |
Crescer na Adversidade: o impacto dos contextos de vida |
Ana Andrade, TO (Hospital Fernando da Fonseca, Portugal) |
4 |
4 |
|
8 |
2.0 |
02.03.24 |
Presencial |
|||
Joana Marau, Esp, Psi (Hospital Fernando da Fonseca, Portugal) |
4 |
4 |
|
|||||||||
C |
Métodos de Pesquisa e Tratamento de Dados |
Isabel Ferreira, PhD TO (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal) |
2 |
2 |
|
4 |
1.0 |
09.03.24 |
Online |
|||
3. Desenvolvimento Infantil e da Adolescência e seus processos |
3.1 |
(Early) Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental |
José Boavida, MD (Eurylaid, Portugal) |
2 |
2 |
|
4 |
2.0 |
23.03.24 |
Presencial |
||
Neurodiversidade: neurotipico, neurodivergente |
Dra. Nazaré Loureiro; Psi, Dra. Cristina Palhares (ANEIS) |
2 |
2 |
|
4 |
Online |
||||||
3.2 |
Adolescência |
Sónia Fernandes, Psi (Hospital Beatriz Angelo, Portugal) |
4 |
4 |
|
8 |
2.0 |
06.04.24 |
Presencial |
|||
3.3 |
Círculo de Segurança (COS) – aplicação clínica do conceito de vinculação na intervenção na infância e adolescência |
Inês Pinto, MD, PhD (Hospital Beatriz Angelo, Portugal) |
4 |
4 |
|
8 |
2.0 |
13.04.24 |
Presencial |
|||
4. Abordagens Diferenciadoras em T.O. |
4.1 |
Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Inclusão socio-espacial na comunidade através do Brincar ao Ar Livre |
Michelle Bergin, PhD candidate, TO (University College Cork, Ireland) |
4 |
4 |
|
8 |
2.0 |
20.04.24 |
Presencial |
||
4.2 |
Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional no Contexto Escolar |
Debbie Kramer-Roy, PhD, TO (Amsterdam University of Applied Sciences, The Netherlands) |
4 |
4 |
|
8 |
2.0 |
04.05.24 |
Presencial |
|||
4.3 |
Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional em Contextos Desfavorecidos |
Estibaliz Jimenez, PhD, TO (Facultad Padre Ossó, España) |
4 |
4 |
|
8 |
2.0 |
11.05.24 |
Presencial |
|||
5. Ciencia Ocupacional |
5 |
Ciencia Ocupacional e Saúde Mental Infantil e Juvenil |
Lisette Farias, PhD, TO (Karolinska Institute, Sweden) |
4 |
4 |
|
8 |
2.0 |
25.05.24 |
Online |
||
6. Avaliação e Intervenção em TO |
6.1 |
Avaliação da Terapia Ocupacional em neurodiversidade e saúde mental infantil e juvenil |
Mafalda Correia, Pos-Grad., TO (Hospital Beatriz Angelo, Dept. Psiquiatria e Saude Mental – Pedopsiquiatria) |
10 |
10 |
|
20 |
4.0 |
7, 8, 21, 22 Junho 2024 |
Presencial |
||
6.2 |
Intervenção da Terapia Ocupacional em neurodiversidade e saúde mental infantil e juvenil |
Mafalda Correia, Pos-Grad., TO (Hospital Beatriz Angelo, Dept. Psiquiatria e Saude Mental – Pedopsiquiatria) |
6 |
4 |
|
10 |
2.0 |
6, 7 setembro 2024 |
Presencial |
|||
D |
Objectivos Terapeuticos: desenvolvimento e avaliação |
Marta Figueiredo, Esp., TO (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal) |
4 |
4 |
|
8 |
2.0 |
14.09.24 |
Presencial |
|||
E |
A importância da Bibliografia em Investigação |
Isabel Ferreira, PhD TO (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal) |
2 |
2 |
|
4 |
1.0 |
21.09.24 |
Online |
|||
F |
Estudo de Caso (formato artigo) |
Marta Figueiredo, Esp., TO (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal) |
|
8 |
24 |
32 |
2.5 |
30.11.24 |
Presencial |
|||
Isabel Ferreira, PhD TO (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal) |
|
8 |
24 |
Conteúdo Programático
A) Plenário e Apresentação da Pós Graduação
1. Ciência Ocupacional e Saúde Mental Infantil e Juvenil
B) Introdução ao Estudo de Caso e Metodologia de Avaliação
2. Avaliação e Intervenção em Terapia Ocupacional
2.1 Avaliação da Terapia Ocupacional em neurodiversidade e saúde mental infantil e juvenil
2.2 Intervenção da Terapia Ocupacional em neurodiversid ade e saúde mental infantil e juvenil
3. Abordagens Diferenciadoras em Terapia Ocupacional
3.1 Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional no Contexto Escolar
3.2 Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional em Contextos Desfavorecidos
3.3 Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Inclusão socio espacial na comunidade através do Brincar ao Ar Livre
C) Métodos de Pesquisa e Tratamento de Dados
4. O Terapeuta Ocupacional na Equipa e Quadros de Referência
4.1 O Terapeuta Ocupacional como gestor de caso e na equipa multi/transdisciplinar
4.2 IDEAS Impact FrameworkTM
D) Objectivos Terapeuticos: desenvolvimento e avaliação
5. Parceiros e Contextos
5.1 Família e Escola Clientes Indirectos
5.2 Crescer na Adversidade: o impacto dos contextos de vida
E) A importância da Bibliografi a em Investigação
6. Desenvolvimento Infantil e da Adolescência e seus processos
6.1 (Early) Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental Neurodiversidade: neurotipico, neurodivergente
6.2 Adolescência
6.3 Círculo de Segurança (COS) aplicação clínica do conceito de vinculação na intervenção na infância e adolescência
F) Estudo de Caso (formato artigo)
Prazos, Propinas e planos de pagamento
PRAZOS |
|
Apresentação da Candidatura |
até 31 de outubro de 2023 |
Seleção e Seriação |
a definir |
Afixação dos resultados |
a definir |
Reclamações |
a definir |
Decisão sobre as reclamações |
a definir |
Matrículas e Inscrições |
1 de novembro de 2023 |
Início das aulas |
25 de novembro de 2023 |
Preço
Taxa de candidatura** (não reembolsável): 50€
Propinas*: 1400€
Plano de pagamentos |
|
Até 15 out 2023 |
500€ |
Até 15 nov 2023 |
450€ |
Até 15 dez 2023 |
450€ |
Total |
1400€* |
*Curso completo com direito a atribuição de Bolsa* a 100% – Consulte os pré-requisitos;
** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de candidatura (50€).
- A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução.
- A desistência do curso isenta o direito de atribuição de bolsa.
Pré-requisitos
A frequência em módulos / Unidades Curriculares Isoladas não tem financiamento pelo PRR.
Curso de Pós-graduação completo financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.
No âmbito do Programa Impulso Adultos, a atribuição da Bolsa* de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
- Idade mínima de 18 anos;
- Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
- Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso;
- Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
- Aproveitamento no curso através de avaliação.
Mais informações:
Secretariado do Curso de Terapia Ocupacional
D.ª Anizabel Silva
+351 21 460 74 66
anizabel.silva@scml.pt