“Música para Todos” no Rock in Rio Lisboa 2014
Santa Casa participa na 10ª edição do Rock in Rio Lisboa
No ano em que o Rock in Rio Lisboa comemora a sua primeira década em Portugal, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) junta-se ao Projeto Social do evento com a causa das Acessibilidades, contribuindo para que este seja “Um Festival para Todos”.
O Projecto Social do Rock In Rio “Por um Mundo Melhor” integra-se nos valores que orientam a ação da Santa Casa, como seja a inclusão social e a construção de projetos de vida. A instituição associa-se, assim, e pela segunda vez, ao maior evento musical e de entretenimento do mundo, querendo estar mais próxima dos jovens, e dando a conhecer as múltiplas áreas em que intervém.
Na edição de 2014, que decorre nos dias 25, 29, 30, 31 de maio e 1 de junho, a presença da SCML será assegurada em quatro áreas: a Mobilidade, acolhendo, transportando e dando prioridade a pessoas com mobilidade reduzida; a Saúde, com ações de sensibilização e prevenção enquadradas no Programa “Saúde Mais Próxima” promovido pela instituição; a Educação, com a presença da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, e a Cidadania, através da participação no evento de voluntários da instituição com formação específica e adequada para o efeito.
Para as Pessoas com Mobilidade Reduzida, a SCML promoveu soluções que irão garantir o seu acesso à experiência global do Festival, contribuindo para que este seja, de facto, um evento de “Música para Todos”. Exemplo disso, será o acesso a dois espaços da Santa Casa situados em locais privilegiados do recinto e dotados de adequadas infra estruturas, de onde vão poder assistir, com boa visibilidade e conforto, aos concertos do Palco Mundo e do Palco Vodafone, bem como o corredor de acesso prioritário à Roda Gigante para desfrutar de toda a Cidade do Rock. Dois shuttles da Santa Casa irão ainda facilitar o acesso ao evento de Pessoas com Mobilidade Reduzida, efectuando percursos de ida e volta a cada 30 minutos, com partida da Rua do Açúcar nº 64, em Lisboa.
Para o público que esgotará a “Cidade do Rock”, a Santa Casa deixa algumas recomendações, para que o Festival venha a ser uma experiência de “Música para Todos”: respeitar o ritmo das pessoas com mobilidade reduzida, não estacionar em locais destinados a pessoas com deficiência ou que sejam impeditivos da passagem de uma cadeira de rodas ou de um carrinho de bebé, entre outras.
Na Cidade do Rock, a Santa Casa irá também ativar a sua presença com as iniciativas do Programa Saúde Mais Próxima, que decorrerão no stand SCML e na Rock Street de três formas distintas: através de ações de sensibilização para os cuidados a ter com o sol, de campanha para os perigos do consumo excessivo de álcool e da sensibilização para os hábitos tabágicos, baseado em questionário de dependência da Nicotina. As ações de prevenção decorrerão das 16h às 19h00 (prevenção do cancro da pele), das 19h às 21h (hábitos tabágicos) e das 21h às 24h (consumo do álcool).
A Escola Superior de Saúde do Alcoitão, integrante do cluster da saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e que se destaca pela excelente qualidade da oferta formativa e elevada taxa de empregabilidade dos seus licenciados, estará também representada no stand Santa Casa no Rock in Rio, oferecendo um desconto de 30% nas 10 primeiras pré inscrições efetuadas no stand da SCML, para os cursos de Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.
O Rock in Rio Lisboa 2014 vai desta forma receber as Boas Causas que, há mais de cinco séculos, são a missão principal da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Fonte: SCML
17 de maio 2014