Foi em ambiente de festa que a Escola Superior de Saúde do Alcoitão comemorou mais um aniversário. As celebrações serviram de pretexto para homenagear Vasco Reis, antigo docente da escola, naquele que foi o momento mais emotivo do dia.
A Escola Superior de Saúde do Alcoitão, da Misericórdia de Lisboa (ESSA), assinalou esta quarta-feira, 21 de junho, o seu 51º aniversário.
A cerimónia contou com as presenças de Helena Lopes da Costa, administradora da saúde da Santa Casa; Rui Ribeiro, diretor da ESSA; Vasco reis, antigo docente da escola, homenageado durante as celebrações; assim como de vários docentes da referida instituição.
“Foi há 51 anos que a Escola Superior de Saúde do Alcoitão foi inaugurada. Na altura, foi um marco histórico para a Santa Casa”, começou por recordar Helena Lopes da Costa na intervenção.
A administradora sublinhou, ainda, que “esta escola representa o que de melhor a Santa Casa tem a nível de formação”, continuando a ser considerada “uma instituição de referência no ensino superior”.
Helena Lopes da Costa teceu também rasgados elogios a todos os profissionais da ESSA, pela “dedicação” diária que demonstram e por terem sempre presente que o que fazem tem por base “o futuro de muitos jovens”.
À sua intervenção seguiu-se uma homenagem a Vasco Reis, antigo professor da ESSA, pelo papel que desempenhou como docente, investigador e gestor hospitalar.
Visivelmente emocionado, Vasco Reis agradeceu a homenagem, afirmando que se sentia “honrando e sensibilizado”. O homenageado fez ainda questão de passar a mensagem de que “há uma responsabilidade no nosso trabalho que é fundamental: a responsabilidade de formar e preparar estes jovens para o que vem a seguir”.
Mas como festa que é festa tem que ter bolo e música, seguiu-se um momento musical, com a atuação da ESSA Tuna, que dedicou um fado ao homenageado.