Enquadramento
Ler e escrever são competências basilares para a progressão académica e pessoal dos alunos. A presença de dificuldades de linguagem prévias e a identificação de dificuldades nos estádios preparatórios (jardim de infância) e iniciais (1º e 2º anos de escolaridade) de exposição à leitura e escrita, designadamente nos mecanismos de descodificação e codificação necessários à aquisição do princípio alfabético, podem comprometer o desenvolvimento posterior da compreensão leitora e da produção escrita (Bishop et al, 2017).
As alterações na leitura e na escrita afetam muitas crianças e jovens segundo a American Speech-Language Association (ASHA, 2001) e têm constituído uma preocupação por parte do Ministério da Educação que, na tentativa de colmatar estas dificuldades, tem vindo a promover a elaboração de materiais teórico-práticos com vista à intervenção mais dirigida (e.g. Manual ABC, Plataforma L.E.R, Plano Nacional do Ensino do Português, entre outros).
Sabendo o impacto das dificuldades de leitura e escrita no desempenho académico dos alunos (Moura et al, 2019), importa dotar os técnicos de conhecimento teórico (científico) relativo a práticas educativas baseadas em evidência científica, de modo a que estes se possam munir de informação que suporte e permita o desenvolvimento de ferramentas, estratégias e materiais a serem usados em contexto educativo.
Objetivos
No final da formação, os participantes deverão:
A) Conhecer o desenvolvimento da criança nos aspetos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita:
- impacto das funções executivas no desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
- desenvolvimento e processamento sensorial,
- desenvolvimento linguístico e sua relação com as competências de pré-literacia,
- desenvolvimento emocional e seu impacto nas perturbações do neurodesenvolvimento;
B) Interpretar resultados obtidos a partir da comparação do desempenho das crianças com os comportamentos esperados para os seus pares;
C) Identificar potenciais dificuldades que afetem a linguagem oral e escrita em idade escolar;
D) Analisar as produções de crianças (orais e escritas) em idade escolar e definir objetivos de ação;
E) Articular com os diferentes profissionais que intervêm nesta faixa etária;
F) Planear intervenção centrada em competências de linguagem oral e escrita;
G) Selecionar metodologias de ação adequadas às características das crianças;
H) Avaliar os resultados das ações implementadas;
I) Implementar adaptações ao processo de avaliação ajustadas a cada criança;
J) Criar materiais para uso nos diferentes contextos de ação.
Conteúdos programáticos
A) Prevenção e intervenção precoce em competências linguísticas em idade escolar:
- Relação entre desenvolvimento e linguagem escrita;
- Multimodalidade ao serviço da intervenção;
- Impacto das perturbações de comunicação, linguagem e fala na aprendizagem da leitura e da escrita;
B) Competências linguísticas em diferentes perfis de desenvolvimento;
C) Desenvolvimento da leitura e da escrita – impacto do conhecimento linguístico, das funções executiva;
D) Evidência científica sobre treino de competências de leitura e escrita;
E) Identificação e prevenção de dificuldades de literacia;
F) Importância do trabalho multidisciplinar;
G) Processo educativo: importância das medidas de suporte à aprendizagem (e.g. adaptações ao processo de avaliação).
Formadores
Comissão Coordenadora:
Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala
Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala
Formadores:
Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala
Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala
João Canossa Dias, Mestre em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala, Licenciado em Terapia da Fala
Sofia Garcia da Silva,Licenciada em Ensino Básico – 1.º ciclo (Instituto Politécnico – ESE de Lisboa), com especialização em Educação Especial – domínio cognitivo e motor (Faculdade de Motricidade Humana), Mestre em Neuropsicologia (Universidade Católica Portuguesa), doutoranda em Educação – Formação de Professores e Supervisão (Universidade de Lisboa)
Dora Batalim Sottomayor, Mestre em livros e literatura Infantil, Mestre em educação, Licenciada em Literatura
Júlio Coincas, Curso do Magistério Primário de Évora, Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial, Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/FEP-233/2006), como Curso de Formação especializada na área da Educação Especial, Domínio de Deficiência Mental/Motora; DGEstE DSRA na Unidade de Inclusão e Sucesso Educativo (em regime de mobilidade), elemento da Equipa de Acompanhamento às Escolas da AFC, sub-comissário da Educação na Subcomissão Regional de Intervenção
Precoce do Alentejo para o SNIPI
Calendarização
15-03-2024 – 17:30-21:30 horas
16-03-2024 – 09.00-12:00 horas
05-04-2024 – 17:30-21:30 horas
06-04-2024 – 09:00-12:00 horas
12-04-2024 – 17:30-21:30 horas
19-04-2024 – 17:30-21:30 horas
20-04-2024 – 10:00-12:00 horas
04-05-2024 – 9:00-13:00 horas
Certificação
Certificado de formação – Para todos os participantes que frequentem 90% das aulas com aproveitamento.
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino:
Metodologia expositiva, colaborativa, demonstrativa. Discussão em pequeno e grande grupo para discussão de casos clínicos. Ensino online.
Metodologia de avaliação:
Realização de portefólio com os materiais de intervenção desenvolvidos no âmbito da formação.
Preços e condições especiais
Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.
Preço
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 400€ pagamento integral até 12/03/2024
*Condições especiais:
A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
– Idade mínima de 18 anos;
– Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
– Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso, antes da data de início do curso;
– Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
– Avaliação com aproveitamento.
** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).
Condições de desistência: A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.
Destinatários
– Profissionais de Saúde
– Profissionais da Educação
– Estudantes finalistas do curso de licenciatura em Terapia da Fala
– Encarregados de Educação
Pré-requisitos
– Profissionais de Saúde – Comprovativo de formação académica e/ou cédula profissional;
– Profissionais da Educação – Comprovativo de formação académica e/ou cédula profissional;
– Estudantes finalistas do curso de licenciatura em Terapia da Fala – Comprovativo de frequência do último ano de formação académica;
Duração
28H
Créditos
4 ECTS
Inscrições
até 15 de março de 2024
Número de Vagas
Número máximo de estudantes: 20*
*A inscrição será realizada por ordem de submissão, com base na apreciação dos pré-requisitos específicos e de acordo com o número de vagas.
Modo de lecionação
Online
Mais informações:
Secretariado do curso de Terapia da Fala
D.ª Anabela Gonçalves
+351 21 460 75 67
anabela.sgoncalves@scml.pt