Objetivos
No final da formação, os participantes deverão:
- Descrever o jogo e as bases neurocientíficas que reforçam a sua importância em populações frágeis.
- Compreender o potencial do jogo como estratégia na promoção de uma longevidade ativa e feliz.
- Compreender as tipologias, mecânicas e dinâmicas dos jogos analógicos.
- Compreender as teorias da aprendizagem motora.
- Saber implementar as teorias e os modelos subjacentes nas estratégias com o jogo.
- Compreender os aspetos comunicacionais e motivacionais a trabalhar previamente ao jogo.
- Saber desenhar protocolos de intervenção com base em jogos, como ferramentas terapêuticas.
- Conhecer e selecionar as adaptações nos jogos, em relação ao perfil individual de cada individuo.
- Reconhecer o potencial do Jogo enquanto ferramenta de promoção e avaliação da saúde mental.
- Reconhecer o potencial do Jogo enquanto ferramenta de promoção e avaliação da funcionalidade na pessoa frágil.
- Reconhecer o potencial do Jogo enquanto ferramenta de promoção e avaliação do exercício físico na pessoa frágil.
- Compreender os modelos conceptuais e estratégias da gamificação.
- Reconhecer o potencial de adaptabilidade das estratégias de gamificação a diferentes contextos terapêuticos.
- Compreender e Identificar as diferentes tipologias de jogos capazes de desenvolver competências em equipas de trabalho: potencializar a tomada de decisão, a criatividade e a empatia nos profissionais que prestam cuidados à pessoa frágil.
Competências a adquirir
- Conhecimento sobre princípios, mecânicas, e dinâmicas de jogos a utilizar em contexto terapêutico, incluindo contextos específicos.
- Conhecimento sobre as principais áreas de implementação do jogo como estratégia terapêutica.
- Conhecimento das estratégias de gamificação e sua adaptação a diferentes contextos de intervenção.
- Conhecimento sobre implementação do jogo em equipas de trabalho.
Conteúdos programáticos
- Tipologia, mecânicas e dinâmicas dos jogos analógicos.
- Princípios da neurociência na implementação do jogo.
- Teorias e modelos da aprendizagem motora.
- Estratégias de pré-ativação neuromotora.
- Planeamento e protocolos de intervenções terapêutica com base em jogos.
- Princípios do jogo terapêutico aplicados à saúde mental.
- Princípios do jogo terapêutico aplicados à funcionalidade.
- Príncipios do jogo terapêutico aplicados ao exercício físico.
- Princípios do jogo terapêutico aplicados a diferentes necessidades das equipas de trabalho.
- Modelos conceptuais da gamificação.
- Aplicabilidade da gamificação em diferentes contexto.
Formadores
Comissão Coordenadora:
Susana Isabel Gomes Lopes, Licenciatura em Fisioterapia, Mestre em Saúde e Envelhecimento, Doutoranda em Saúde, Incapacidade, Dependência e Bem-estar, Professora Assistente Convidada.
Formadores:
Susana Isabel Gomes Lopes, Licenciatura em Fisioterapia, Mestre em Saúde e Envelhecimento, Doutoranda em Saúde, Incapacidade, Dependência e Bem-estar, Professora Assistente Convidada.
Marlene Cristina Neves Rosa, Licenciatura em Fisioterapia, Mestrado em Desenvolvimento Motor, Título de Especialista em Fisioterapia, Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde, Fundadora e Coordenadora do Projeto Agilidades.
Calendarização
Dia 27 de abril de 2024 – 8h/presencial (9h-13h/14h-18h)
Dia 18 de maio de 2024 – 4h/online (9h-13h)
Dia 25 de maio de 2024 – 6h/online (9h-13h/14h-16h)
Dia 8 de junho de 2024 – 8h/presencial (9h-13h/14h-18h)
Certificação
Certificado de frequência com avaliação – Para todos os participantes que frequentem 90% das aulas com aproveitamento.
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino:
Aulas teórico-práticas (26h) – exposição dos conteúdos programáticos, discussão de casos, prototipagem e experimentação.
Metodologia de avaliação:
Apresentação oral de projeto – tendo por base os conteúdos programáticos lecionados.
Preços e condições especiais
Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.
Preço
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 390€ pagamento integral até 19/04/2024
*Condições especiais:
A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
– Adultos maiores de 18 anos;
– Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
– Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso pelo estudante, antes da data de início do curso;
– Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
– Avaliação com aproveitamento.
** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).
Condições de desistência: A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.
Destinatários
– Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala e Psicólogos
– Estudantes do 4.º ano das das Licenciaturas em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Psicologia.
Duração
26H
Créditos
2 ECTS
Inscrições
até 19 de abril de 2024
Número de Vagas
Número máximo de estudantes: 24*
*A seleção dos candidatos será feita com base na apreciação dos elementos apresentados e no número de vagas. Em caso de empate deverá ser aplicado o critério de ordem de chegada.
Modo de lecionação: Formato B-Learning
– Aulas presenciais na ESSAlcoitão
– Aulas Online Síncronas via plataforma TEAMS
Mais informações:
Secretariado da Formação Pós-Graduada de Fisioterapia
Gabriela Arcanjo
+351 21 460 74 50
gabriela.arcanjo@essa.scml.pt