Enquadramento
A comunicação é a base a partir da qual se constroem relações e vínculos afetivos com os outros e os ambientes onde nos movemos. Quando surge um diagnóstico de Demência este é frequentemente sentido como algo avassalador na vida de quem com ele se confronta. A pessoa com demência e os seus parceiros comunicativos enfrentam um conjunto de situações adversas e angustiantes com as quais têm que aprender a viver onde as mais impactantes as que condicionam a qualidade das suas interações.
Este curso breve tem como objetivo enquadrar as dificuldades de comunicação e de relação que ocorrem entre a pessoa com demência e os seus parceiros/cuidadores e fornecer estratégias de comunicação acessível dirigidas tanto à pessoa como aos seus parceiros comunicativos e ao ambiente. Ao recorrer à multimodalidade comunicativa e à construção de ambientes “amigáveis” pretende-se dotar os participantes de ferramentas que permitam uma interação mais eficaz e significativa. Este curso utiliza uma abordagem colaborativa, oferecendo uma combinação de atividades que promovem a reflexão e a partilha e incluem exercícios práticos e discussões conjuntas.
Objetivos
- Analisar as fases do processo de deterioração neurocognitiva nas suas diferentes dimensões: cognitiva, comunicacional, funcional, e comportamental
- Aprofundar conhecimentos relativos às diferentes abordagens à pessoa com demência
- Analisar barreiras e facilitadores da comunicação e da relação com a pessoa com demência
- Explorar materiais de intervenção para a pessoa com demência
- Aprofundar conhecimentos em termos abordagens de fim de vida
- Analisar estratégias de gestão comunicativa para a pessoa com demência e parceiros significativos
Conteúdos programáticos
- Impacto emocional do diagnóstico na pessoa e nos parceiros e impacto na comunicação familiar
- Demências: Alterações Cognitivas, Funcionais e Comportamentais
- Fundamentos da abordagem centrada na pessoa com demência
- Universalidade da comunicação
- Síntese das principais metodologias de intervenção farmacológica e não farmacológica na demência
- Características e fundamentos da comunicação real estruturada
- Envolvimento Empático
- Escuta Ativa
- História de vida
- Multimodalidade comunicativa – aplicações práticas
- Aplicabilidades práticas do conceito de “Dementia Friendly”
- Construção de ambientes adaptados- atividades práticas
- Suporte em fim de vida:
- Fatores de risco para a pessoa com demência e parceiros
- Fundamentos do cuidar em fim de vida
- Estratégias de gestão comunicativa
- Testamento vital
- O processo do luto
- Construção de comunidades compassivas
Formadores
Comissão Coordenadora:
Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Professor Adjunto
Inês Tello Rodrigues, Doutorada em Neurociências Cognitivas, Professor Adjunto
Formadores:
Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Terapeuta da fala
Inês Tello Rodrigues, Doutorada em Neurociências Cognitivas, Terapeuta da fala
Martin Hagen Lauterbach, Doutorado em Neurologia e Psiquiatria, Médico neurologista
Catarina Alvarez, Licenciada em Psicologia, Psicóloga clínica
Margarida Matos, Licenciada em Terapia Ocupacional, Terapeuta ocupacional
Elsa Mourão, Licenciada em Medicina, Médica de medicina paliativa
Calendarização
16-09-2022 – 17:30-21:30 horas
17-09-2022 – 09.00-13:00 horas
23-09-2022 – 17:30-21:30 horas
24-09-2022 – 09.00-13:00 horas
30-09-2022 – 17:30-21:30 horas
01-10-2022 – 09.00-13:00 horas
07-10-2022 –17:30-21:30 horas
Certificação
Certificado de frequência com avaliação – Para todos os participantes que frequentem 90% das aulas com aproveitamento.
Metodologias de ensino e avaliação
As atividades letivas serão realizadas em modo online.
Metodologias de ensino:
Uma vez que os objetivos envolvem aspetos que se relacionam com a aquisição de competências em diferentes níveis de conhecimento, as metodologias de ensino integrarão momentos expositivos, momentos de reflexão e debate e também aspetos de prática clínica através da visualização e análise de vídeos e estudos de caso, bem como situações de Peer coaching, Roleplaying e elaboração de materiais para intervenção, de modo a tornar o processo de aprendizagem mais prático e integrativo.
Metodologia de avaliação:
Questionário individual escrito acerca das temáticas abordadas ao longo do curso – 100%.
Para aprovação, o formando deverá ter classificação ≥ a 10 valores.
Preços e condições especiais
Preço
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 400€ pagamento integral até 09/09/2022
*Condições especiais:
A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
– Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
– Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
– Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso até 09/09/2022;
– Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
– Aproveitamento no curso através de avaliação.
** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).
Data limite de cancelamento: 09-09-2022
Condições de desistência: A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.
Destinatários
Profissionais de saúde, ação social, educação, outros profissionais com interesse nesta área temática
Pré-requisitos
Comprovativo de formação académica e/ou cédula profissional
Duração
28H
Créditos
5 ECTS
Inscrições esgotadas
Número de Vagas
Número máximo de estudantes: 20*
*A inscrição será realizada por ordem de submissão, com base na apreciação dos pré-requisitos específicos e de acordo com o número de vagas.
Modo de lecionação
Online
Mais informações:
Secretariado do curso de Terapia da Fala
D.ª Anabela Gonçalves
+351 21 460 75 67
anabela.sgoncalves@scml.pt