“O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde que atua na prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação”.
O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde que atua na prevenção, na avaliação e no tratamento de todas as perturbações da comunicação humana oral e escrita, assim como nas alterações ao processo normal de deglutição (disfagia). Trabalha ainda com os profissionais da voz e com as diferentes tecnologias de apoio à comunicação. O exercício da profissão está fundamentado na aquisição de competências de avaliação e de raciocínio clínico para a formulação de um diagnóstico funcional a partir do qual se estabelecem objectivos e metodologias de intervenção, de acordo com as diferentes etiologias e com as melhores práticas baseadas na evidência.
Todo o trabalho realizado pelo terapeuta da fala tem em consideração o indivíduo e o seu contexto social e familiar. Desenvolve ainda, e dentro das instituições de ensino superior, atividade de investigação produzindo conhecimento reconhecido na comunidade científica internacional.
Condições de Acesso
2024-2025
Exames de Acesso: Obter aprovação num dos seguintes conjuntos de provas
02 Biologia e Geologia
02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química
02 Biologia e Geologia e 18 Português
Classificação mínima da prova: 95
Classificação mínima de candidatura: 95
Fórmula de ingresso:
65% da classificação final do ensino secundário
35% da classificação final das provas
Requisitos de Acesso
Grupo A – Comunicação Interpessoal
Declaração do Terapeuta da Fala
Diretora de Curso
Mestre Margarida Grilo | margarida.grilo@essa.scml.pt
O que faz o Terapeuta da Fala?
O Terapeuta da Fala presta cuidados em áreas como a neonatologia (alimentação e comunicação do bebe recém nascido), em crianças em idade pré-escolar e escolar, no âmbito das dificuldades de articulação dos sons da fala, nos atrasos e perturbações da linguagem e ainda ao nível das perturbações da leitura e da escrita. Atua também em outras áreas nomeadamente, com crianças surdas, autistas ou com multideficiência privilegiando a multimodalidade da comunicação humana. Intervêm ainda em indivíduos na idade adulta e que sofreram a perda de competências para a comunicação e/ou para a deglutição ou ainda em situações de prevenção ou potencialização das capacidades da voz e da comunicação. Na velhice, tem um papel fundamental no trabalho da relação entre a comunicação e a cognição. Participa ainda em análises periciais que envolvem a advocacia de indivíduos com perturbações da comunicação.
Terapia da Fala na ESSAlcoitão
O desenho curricular compreende várias estratégias de ensino e aprendizagem, destacando-se a Aprendizagem em Contexto Real (estágio) realizado em hospitais, centros de saúde, clínicas, estabelecimentos de ensino, residências assistidas, centros de reabilitação, etc. Realizado ao longo do curso, o estágio é orientado por Terapeutas da Fala com reconhecida experiência profissional, que constituem o corpo de educadores clínicos, em conjunto com o corpo docente interno do Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão. Proporciona-se também o ganho de competências ao nível internacional, através do programa de mobilidade europeia ERASMUS+.
Saídas profissionais
- Centros de Dia
- Centros de Reabilitação públicos e privados
- Centros de saúde
- Comunidade
- Consultórios privados
- Creches
- Empresas de comunicação social
- Escolas do primeiro e segundo ciclo, públicas e privadas
- Hospitais públicos e privados
- Instituições do ensino superior
- Instituições privadas sem fins lucrativos de apoio a crianças, jovens e adultos Jardins de infância
- Lares e residenciais assistidas
- Rede Nacional de Cuidados Continuados
Objetivos do Curso
De acordo com a missão da ESSAlcoitão, os objetivos gerais para o ciclo de estudos são os seguintes:
- Ministrar o curso de licenciatura em Terapia da Fala de modo a formar profissionais que respondam eficazmente às necessidades de saúde da população em todos os seus ciclos de vida;
- Cumprir com as políticas e exigências locais, regionais, nacionais e europeias, assim com os padrões e regulamentos da profissão;
- Organizar atividades de carácter científico e pedagógico na área da Terapia da Fala que permitam a atualização de conhecimentos dando resposta às necessidades dos alunos e dos profissionais;
- Desenvolver investigação científica para a qual contribuem os estudantes e o corpo docente;
- Desenvolver projetos de intervenção comunitária que contribuam para a melhoria das condições de saúde da população-alvo;
- Desenvolver atividades de investigação/ação que tenham por base projetos na comunidade.
- Estabelecer parcerias com instituições de prestígio nacionais e internacionais;
- Participar em projetos de cooperação com outros países, no sentido da partilha de conhecimento e experiência adquirida ao nível científico pedagógico;
No final do ciclo de estudos da licenciatura, o Terapeuta da Fala deverá ter adquirido, entre outras, competências para:
- Avaliar, diagnosticar e intervir nas perturbações da comunicação no que refere à linguagem (nas suas dimensões verbal e não-verbal), fala, voz, deglutição e ao funcionamento oro motor;
- Informar sobre os resultados da avaliação de uma forma compreensível, respeitando os valores e crenças dos clientes com quem intervém, bem como os contextos ou ambientes em que estes se movem, reconhecendo o efeito das perturbações no seu bem-estar psicossocial e clínico;
- Discutir o plano de intervenção e decidir com o cliente, de acordo com os dados recolhidos e o raciocínio clínico que cuidados são adequados em terapia da fala;
- Construir, selecionar e aplicar metodologias e modelos de prática clínica, bem como implementar técnicas terapêuticas de acordo com o contexto situacional do cliente e dos seus parceiros, compreendendo os princípios que lhes estão subjacentes;
- Trabalhar segundo os princípios da prática centrada no cliente;
- Produzir informação escrita sobre o processo de tomada de decisão na forma de relatórios ou documentos que cumpram determinadas especificidades;
- Compreender os conceitos de eficácia e eficiência em relação à intervenção em terapia da fala, sabendo avaliar a eficácia da terapia e preparar o cliente para a alta terapêutica;
- Contribuir para a prevenção de perturbações da comunicação, linguagem, fala, voz, deglutição ou do funcionamento oro motor, nos seus diferentes níveis;
- Respeitar o código de ética da organização profissional nacional, compreendendo os papéis e responsabilidades da profissão e os limites de um terapeuta da fala;
- Manter a sua aprendizagem ativa, contínua e atualizada ao longo da vida, sendo responsável pelo desenvolvimento do seu conhecimento e competências;
- Promover o seu crescimento pessoal através de introspeção e do desenvolvimento de capacidades de relação e comunicação interpessoal, desenvolvendo relações empáticas com clientes e colegas com vista à construção da aliança terapêutica;
- Usar todos os meios disponíveis e materiais adequados na comunicação da informação e nas instruções escritas, orais e visuais privilegiando a multimodalidade;
- Interpretar, analisar, sintetizar e criticar resultados científicos ativamente, avaliar criticamente e aplicar um conjunto de informação e evidência de forma a assegurar uma prática atualizada e relevante para o cliente;
- Compreender e aplicar princípios de gestão e prestação de serviços em serviços de terapia da fala, incluindo o ratio custo-eficácia, na administração de recursos e equipamentos e no estabelecimento de protocolos;
Regulamentação profissional
Após conclusão da licenciatura em Terapia da Fala, os finalistas devem proceder à solicitação de cédula e inscrição no registo profissional junto da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS) – https://www.acss.min-saude.pt/
Outras informações
Publicação em DR – Aviso n.º10548/2023
Situação A3ES – Acreditado
Plano de Estudos
Implementado desde o ano letivo 2023/2024
1º Ano
Unidade Curricular |
Área científica |
Tipo |
Total de horas |
Horas de contacto |
Créditos |
Anatomofisiologia |
CB |
Semestral |
140 |
54TP; 6PL |
5.0 |
Pediatria |
CB |
Semestral |
112 |
28T; 12TP |
4.0 |
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem |
CSC |
Semestral |
140 |
36T; 18TP |
5.0 |
Patologia geral e literacia em saúde |
CB |
Semestral |
112 |
15T; 35TP |
4.0 |
Linguística |
CL |
Semestral |
112 |
36T; 10TP; 12TC |
4.0 |
Aquisição e desenvolvimento da linguagem |
CL |
Semestral |
168 |
50T; 10TP; 12TC |
6.0 |
Otorrinolaringologia |
CB |
Semestral |
112 |
22T; 18TP |
4.0 |
Fonética, fonologia e variação linguística |
CL |
Semestral |
112 |
30T; 22TP |
4.0 |
Audiologia |
CB |
Semestral |
84 |
30T; 10TP |
3.0 |
Métodos de pesquisa em terapia da fala I |
MI |
Semestral |
112 |
20T; 20TP |
4.0 |
Fundamentos em terapia da fala I |
TF |
Anual |
168 |
30T; 18TP; 22PL |
6.0 |
Motricidade orofacial em terapia da fala |
TF |
Semestral |
112 |
30T; 14TP |
4.0 |
Voz em terapia da fala |
TF |
Semestral |
112 |
40TP |
4.0 |
Estágio em terapia da fala I |
TF |
Semestral |
84 |
50E; 10OT |
3.0 |
2º Ano
Unidade Curricular |
Área científica |
Tipo |
Total de horas |
Horas de contacto |
Créditos |
Terapia da fala na perturbação dos sons da fala |
TF |
Semestral |
168 |
46T; 20TP; 8PL |
6.0 |
Terapia da fala na perturbação do desenvolvimento da linguagem I |
TF |
Semestral |
168 |
52T; 8TP; 8PL |
6.0 |
Neurologia |
CB |
Semestral |
84 |
33TP |
3.0 |
Terapia da fala na perturbação miofuncional oral |
TF |
Semestral |
84 |
12T; 18TP |
3.0 |
Métodos de pesquisa em terapia da fala II |
MI |
Semestral |
84 |
9T; 15TP; 6PL |
3.0 |
Fundamentos em terapia da fala II |
TF |
Semestral |
56 |
20TP |
2.0 |
Psicolinguística |
CL |
Semestral |
84 |
20T; 10TP |
3.0 |
Terapia da fala na perturbação da fluência I |
TF |
Semestral |
168 |
36T; 30TP |
6.0 |
Terapia da fala na perturbação adquirida da linguagem |
TF |
Semestral |
168 |
57T; 20TP |
6.0 |
Neuropsicologia |
CSC |
Semestral |
84 |
35T; 35TP |
3.0 |
Terapia da fala na perturbação auditiva |
TF |
Semestral |
112 |
8T; 27TP; 10PL |
4.0 |
Terapia da fala na perturbação da deglutição |
TF |
Semestral |
112 |
28TP; 16PL |
4.0 |
Estágio em terapia da fala II |
TF |
Anual |
84 |
75E; 5OT |
3.0 |
Terapia da fala na perturbação da voz |
TF |
Semestral |
224 |
5OT; 28TP; 12PL |
8.0 |
3º Ano
Unidade Curricular |
Área científica |
Tipo |
Total de horas |
Horas de contacto |
Créditos |
Saúde mental |
CB |
Semestral |
84 |
20T; 10TP |
3.0 |
Terapia da fala na perturbação do desenvolvimento da linguagem II |
TF |
Semestral |
84 |
21TP;12PL |
3.0 |
Terapia da fala na perturbação da leitura, da escrita e do cálculo I |
TF |
Semestral |
56 |
28TP |
2.0 |
Métodos de pesquisa e tratamento de dados em terapia da fala III |
MI |
Semestral |
84 |
14T; 22TP |
3.0 |
Terapia da fala nas necessidades complexas de comunicação I |
TF |
Semestral |
112 |
32TP; 12PL |
4.0 |
Fundamentos em terapia da fala III |
TF |
Anual |
224 |
52TP; 20S |
8.0 |
Terapia da fala na perturbação neuromotora do desenvolvimento |
TF |
Semestral |
112 |
30TP; 10PL |
4.0 |
Terapia da fala na perturbação motora da fala |
TF |
Semestral |
84 |
16TP; 12PL |
3.0 |
Estágio em terapia da fala III |
TF |
Semestral |
840 |
490E; 40OT |
30.0 |
4º Ano
Unidade Curricular |
Área científica |
Tipo |
Total de horas |
Horas de contacto |
Créditos |
Terapia da fala nas necessidades complexas de comunicação II |
TF |
Semestral |
168 |
20TP; 30PL; 20S |
6.0 |
Fundamentos em terapia da fala IV |
TF |
Semestral |
84 |
27S |
3.0 |
Terapia da fala na perturbação da leitura, da escrita e do cálculo II |
TF |
Semestral |
112 |
25TP; 20PL |
4.0 |
Investigação aplicada em terapia da fala |
MI |
Anual |
224 |
30T; 40TC; 10OT |
8.0 |
Terapia da fala na comunidade |
TF |
Semestral |
84 |
10TP; 20TC |
3.0 |
Terapia da fala na perturbação da fluência II |
TF |
Semestral |
84 |
20TP; 14S |
3.0 |
Terapia da fala no multilinguismo |
TF |
Semestral |
84 |
15TP; 15PL |
3.0 |
Estágio em terapia da fala IV |
TF |
Semestral |
840 |
490E; 40OT |
30.0 |
Plano de Estudos
para estudantes que ingressaram na ESSAlcoitão até ao ano letivo 2022/2023
1º Ano
Unidade Curricular | Área científica | Tipo | Total de horas | Horas de contacto | Créditos | Código |
Sociedade, Saúde e Doença | CSC | Semestral | 70 | 6T; 10TP; 4S | 2,5 | 3114 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | CSC | Semestral | 140 | 36T; 18TP | 5 | 3115 |
Linguística | CL | Semestral | 126 | 36T; 9PL | 4,5 | 3116 |
Anatomo-Fisiologia | CB | Semestral | 140 | 54TP | 5 | 3117 |
Introdução à Profissão | TFL | Semestral | 126 | 26T; 12TP; 12PL | 4,5 | 3118 |
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | CL | Semestral | 182 | 50T; 10TP; 12PL | 6,5 | 3119 |
Pediatria | CB | Semestral | 70 | 28T | 2,5 | 3120 |
Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem | TFL | Semestral | 182 | 62T; 8TP; 2OT | 6,5 | 3121 |
Fonética e Fonologia | CL | Semestral | 126 | 24T; 12TP | 4,5 | 3122 |
Fonética Experimental | CL | Semestral | 98 | 10T; 18TP | 3,5 | 3123 |
Competências Inter-relacionais e de Comunicação | CSC | Semestral | 98 | 22T; 6PL | 3,5 | 3124 |
Motricidade Orofacial e Deglutição | TFL | Semestral | 112 | 30T; 14TP | 4 | 3125 |
Patologia Geral | CB | Semestral | 70 | 28T | 2,5 | 3126 |
Voz | TFL | Semestral | 70 | 28TP | 2,5 | 3127 |
Estágio I | TFL | Semestral | 70 | 35E | 2,5 | 3128 |
2º Ano
Unidade Curricular | Área científica | Tipo | Total de horas | Horas de contacto | Créditos | Código |
Perturbações da Voz | TFL | Semestral | 224 | 60T; 28TP; 2OT | 8 | 3213 |
Perturbações Fonológicas e da Articulação Verbal | TFL | Semestral | 224 | 57T; 20TP; 8PL; 2OT | 8 | 3214 |
Perturbações da Fluência | TFL | Semestral | 154 | 36T; 24TP | 5,5 | 3215 |
Otorrinolaringologia | CB | Semestral | 84 | 33T | 3 | 3216 |
Neurologia | CB | Semestral | 84 | 33T | 3 | 3217 |
Saúde Mental | CSC | Semestral | 70 | 23T; 5TP | 2,5 | 3218 |
Perturbações Adquiridas da Linguagem | TFL | Semestral | 196 | 57T; 20TP | 7 | 3219 |
Perturbações da Deglutição | TFL | Semestral | 112 | 30T; 14TP | 4 | 3220 |
Sociolinguística | CL | Semestral | 84 | 15T; 9TP | 3 | 3221 |
Psicolinguística | CL | Semestral | 112 | 20T; 12TP | 4 | 3222 |
Audiologia | CB | Semestral | 112 | 32T; 12TP | 4 | 3223 |
Neuropsicologia | CSC | Semestral | 140 | 27T; 27TP | 5 | 3224 |
Estágio II | TFL | Anual | 84 | 70E | 3 | 3225 |
3º Ano
Unidade Curricular | Área científica | Tipo | Total de horas | Horas de contacto | Créditos | Código |
Educação Clínica em Terapia da Fala I | TFL | Semestral | 154 | 60TP | 5,5 | 3307 |
Estatística Aplicada | MI | Semestral | 98 | 6T; 33TP | 3,5 | 3308 |
Métodos e Técnicas em Terapia da Fala I | TFL | Semestral | 70 | 8T; 20TP | 2,5 | 3309 |
Necessidades Complexas de Comunicação | TFL | Semestral | 112 | 12T; 20TP; 12PL | 4 | 3310 |
Bioética | CSC | Semestral | 84 | 12T; 12TP | 3 | 3311 |
Perturbações da Comunicação na Patologia Auditiva | TFL | Semestral | 84 | 21T; 12TP | 3 | 3312 |
Perturbações Neuromotoras do Desenvolvimento | TFL | Semestral | 98 | 25T; 14TP | 3,5 | 3313 |
Perturbações Motoras da Fala | TFL | Semestral | 70 | 28TP | 2,5 | 3314 |
Contextos de Intervenção em Terapia da Fala | TFL | Semestral | 70 | 28TP | 2,5 | 3315 |
Estágio III | TFL | Semestral | 840 | 20TP; 350E; 60OT | 30 | 3316 |
4º Ano
Unidade Curricular | Área científica | Tipo | Total de horas | Horas de contacto | Créditos | Código |
Educação Clínica em Terapia da Fala II | TFL | Semestral | 252 | 99S | 9 | 3406 |
Organização e Gestão | OG | Semestral | 70 | 20TP | 2,5 | 3407 |
Investigação Aplicada em Terapia da Fala | MI | Semestral | 280 | 30T; 46TP; 4OT | 10 | 3408 |
Perturbações da Leitura e Escrita | TFL | Semestral | 126 | 50TP | 4,5 | 3409 |
Métodos e Técnicas em Terapia da Fala II | TFL | Semestral | 112 | 44S | 4 | 3410 |
Estágio IV | TFL | Semestral | 840 | 490E; 50OT | 30 | 3411 |
Testemunho
“A ESSA é a melhor [universidade] nos 3 cursos que tem e tem os melhores terapeutas. É sem dúvida uma rampa de lançamento para o nosso futuro. A ESSA dá tudo o que tem aos seus alunos”. – Tiago Gomes, licenciado em Terapia da Fala
Vídeo de testemunhos da ESSAlcoitão
Terapia da Fala – Uma Profissão de Futuro
A terapeuta que ensina pessoas a falar com os aviões (TSF)
Algumas técnicas para projetar a voz – Retratos da Saúde (SIC Mulher)