fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Relatório de Atividades

Edifício ESSA





PRÓLOGO

No ano de 2022 a Escola Superior de Saúde do Alcoitão concretizou passos fundamentais para o seu futuro, nos domínios da sua credibilidade académica institucional, da melhoria da sua sustentabilidade económico-financeira e da sua imagem internacional.

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditou, por um período de seis anos, i.e., até 2028, as três licenciaturas e os três mestrados lecionados pela Escola.

Em concurso público, a ESSALCOITÃO assinou um contrato-programa de Financiamento, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026, no montante de 2.640.000€.

A European Network of Physiotherapy in Higher Education, criada em 2022, elegeu como primeira Presidente uma Professora da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, a Country Coordinator representando todas as escolas portuguesas pertencentes a esta rede europeia.

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão mantém e acentuou neste ano, malgrado a sua muito reduzida dimensão, uma múltipla e diversa atividade, quer na comunidade em que está inserida, quer o nível nacional e internacional, como o presente relatório detalha.

Jorge Torgal

O Diretor

PRÓLOGO

O Ano de 2021 foi um ano muito positivo para a Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Porque os planos curriculares das licenciaturas e dos mestrados foram integralmente cumpridos, malgrado a COVID-19, com recurso às tecnologias de ensino à distância e mantendo as formações presenciais práticas e de estágio. O que foi possível graças ao reequipamento tecnológico e, fundamentalmente, pelo excepcional empenho, esforço e qualidade dos docente e colaboradores e à magnífica adesão dos alunos.

Por ter sido um ano charneira, dado terem sido aprovados pela DGES e publicados em Diário da República uns novos Estatutos, os quais incluem um componente essencial para a estabilidade, para o desenvolvimento, para um futuro de qualidade acrescida, o Regulamento da Carreira Docente dos seus professores e também por consagrarem um novo acrónimo, facilmente identificador da nossa histórica identidade, ESSALCOITÃO.

E também pela afirmação do seu reconhecimento internacional, ao ser convidada a participar na constituição formal como sócia fundadora do European Network Physioterapy in Higher Education, ENPHE, Associação que agrega 156 instituições de ensino superior representativas de 31 países, e a presidir à sua Direcção, um reconhecimento de que a ESSALCOITÃO está na primeira linha da formação do ensino superior desta disciplina na Europa.

Assim este Relatório evidencia, detalhada e sucintamente, a minha afirmação inicial: o esforço, a energia e o zelo de todos resultou num 2021 que ficará notavelmente assinalado e que classifico de muito bom.

O Diretor

Jorge Torgal



Voltar