Enquadramento da ESSAlcoitão
A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão), instituída pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), é um Estabelecimento de Ensino Superior Particular, pioneiro em Portugal na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala, sendo desde a sua constituição a Escola de referência neste domínio. Leciona os Cursos de licenciatura em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, e possui formação pós-graduada, cujos planos de estudo estão adaptados ao Processo de Bolonha, a partir do ano letivo 2008-2009. Em colaboração com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa tem vindo a desenvolver mestrados nas áreas de Terapia da Fala e Fisioterapia. O seu ensino tem sido sempre pautado por elevados padrões de qualidade, aceites internacionalmente, e caracterizado por um equilíbrio entre as componentes académica e prática, desde o primeiro ano dos cursos. Integra mais de 500 alunos e possui um corpo docente com cerca de 100 académicos, e profissionais de saúde, entre os mais qualificados a nível nacional. A ESSAlcoitão resultou da conversão, em 1994, da Escola de Reabilitação (ERA), criada em 1966, a qual deu continuidade aos cursos de formação, no domínio da reabilitação que surgiram em Portugal em 1957.
Instalações
A ESSAlcoitão possui instalações próprias situadas em Alcoitão, próximo do Estoril, junto ao Centro de Medicina de Reabilitação (CMR), do Alcoitão. A proximidade com o CMR permite o usufruto, por parte dos alunos da ESSA, das instalações e recursos técnicos desta conceituada unidade hospitalar, em complementaridade com os recursos próprios da Escola. A proximidade com o Centro de Medicina de Reabilitação permite usufruir das suas infra estruturas de natureza clínica, para aulas práticas, apresentação de casos, ou actividades clínicas com utentes/doentes (enfermarias, departamentos, ginásios, sala de electroterapia, piscina, laboratórios, etc.) bem como do seu auditório (para colóquios ou conferências de carácter mais geral).
“A escola pioneira de referência”
Edifício Classificado
O edifício que a ESSAlcoitão possui é um Edifício Classificado e a Escola está a funcionar neste local desde 1979. Inicialmente (1966) foi planeado como Lar residencial para apoio aos funcionários do Centro de Medicina de Reabilitação (CMR) e aos alunos da então Escola de Reabilitação, a qual funcionava no próprio edifício do CMR. Na atual gestão dos espaços, em particular na parte letiva, privilegiou-se a sua funcionalidade e polivalência.
Polivalência
No plano da polivalência, e tendo em conta a natureza dos cursos ministrados, verifica-se que a área total das salas com características laboratoriais é praticamente igual à das salas destinadas ao ensino teórico, mas todos os espaços laboratoriais podem igualmente ser utilizados com espaços para aulas teóricas.
Flexibilidade
Os espaços reservados ao ensino teórico permitem, em função da mobilidade do seu equipamento, ser transformados temporariamente em espaços para aulas práticas ou apresentação de casos clínicos. Através de um sistema de paredes amovíveis é ainda possível ajustar a dimensão de algumas salas, em função da sua utilização.
Capacidade
A dimensão das turmas é reduzida sendo, nas aulas teóricas, no máximo de 60 alunos, no caso da Fisioterapia, e de 40 nos restantes cursos. As componentes práticas do curso obrigam a um grande número de desdobramentos das turmas, pelo que o número de espaços lectivos em utilização simultânea é bastante elevado.
Áreas específicas
O edifício da Escola tem uma área total de 3.097 m2.
A área diretamente afecta à leccionação tem uma área útil total de 1.120 m2, repartida por 20 espaços lectivos que podem estar em funcionamento simultâneo (incluindo a sala de informática).
Laboratórios e outros espaços lectivos especializados
- Laboratório de Avaliação em Fisioterapia I
- Laboratório de Avaliação em Fisioterapia II
- Laboratório de Fala
- Laboratório de Desempenho Ocupacional I
- Laboratório de Desempenho Ocupacional II
- Sala para aulas práticas, de utilização múltipla, com características laboratoriais