fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Terapia da fala em debate - Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

“As novas tecnologias no âmbito da terapia da fala foi o tema do III Simpósio da Terapia da Fala, promovido pela Misericórdia de Lisboa, através da Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
 
O III Simpósio da Terapia da Fala teve lugar esta sexta-feira, 18 de novembro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa e teve como objetivo debater o impacto da evolução tecnológica na intervenção do terapeuta da fala e em futuros diagnósticos. 
A abertura da sessão coube ao diretor da Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSA), Rui Ribeiro, que destacou o simpósio como uma oportunidade “de consolidar um espaço de discussão sobre o percurso da terapia da fala”, o seu posicionamento na sociedade e os desafios que poderá enfrentar.
Já Margarida Grilo, coordenadora do departamento da Terapia da Fala da ESSA, enalteceu a participação massiva dos estudantes da instituição de ensino superior que representa, destacando que a incitava não é mais do que um complemento do que os estudantes recebem durante o curso.
Subordinado ao tema “As novas tecnologias na terapia da fala”, este simpósio reuniu alunos de licenciatura e de mestrado, docentes, terapeutas da fala e restantes profissionais do ramo, que apresentaram trabalhos científicos baseados nas novas tecnologias. 
Para o diretor da ESSA, estas conferências são fundamentais “para a partilha de saberes entre estudantes e profissionais”, adiantando que “esta é uma grande oportunidade de motivar os jovens e dotá-los de processos práticos”.
Uma vez que o desenvolvimento tecnológico é uma aposta da Misericórdia de Lisboa, este simpósio disponibilizou um espaço onde os presentes ficaram a conhecer o Santa Casa Challenge, um concurso de soluções tecnológicas, aplicadas à saúde, à ação social, ao empreendedorismo social e à cultura e património.
Nesta iniciativa foram também abordados temas, tais como o recurso às aplicações móveis em contexto terapêutico, a ética profissional na era digital, o impacto tecnológico no tratamento da gaguez e a consolidação do ecossistema tecnológico para a saúde.
No final da intervenção Rui Ribeiro agradeceu à Santa Casa “o incentivo e apoio constante nestas ações, demonstrando uma clara aposta na inovação e na investigação”.
Com 50 anos de experiência, a ESSA foi a primeira escola em Portugal a formar terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, sendo reconhecida internacionalmente e orgulhando-se de empregar a quase totalidade dos seus alunos.
18 de Novembro de 2016″

Conecte-se à ESSAlcoitão

Voltar