Divulgação do artigo “Reliability and Validity of the European Portuguese Version of the Social Touch Questionnaire“, que foi destacado pelo Journal of Nonverbal Behavior para uma edição temática que irá ser publicada em Dezembro. No entanto já se encontra online no site da revista, podendo-se fazer o download através do link http://link.springer.com/article/10.1007/s10919-016-0239-7
O estudo que teve como objetivo, produzir uma versão Portuguesa válida e confiável do Questionário do Toque Social (QTS), reuniu a participação de docentes e profissionais de saúde pertencentes a diversas instituições de ensino superior, tais como a Escola Superior de Saúde do Alcoitão, o Centro de Estudos e de Investigação da Universidade de Coimbra, o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e a Business Research Unit –ISCTE do Instituto Universitário de Lisboa.
O Toque Social é essencial para o bem-estar físico e emocional. No entanto, diferentes significados podem ser atribuídos ao contato físico durante as interações sociais e podem gerar comportamentos de vinculação ou de evitamento na relação com o outro. Esta experiência pessoal e única normalmente não é tida em conta nos serviços de ação social e de cuidados de saúde.
Os resultados mostraram que a versão em Portuguesa do QTS é um instrumento de medida confiável, válido e abrangente. É um instrumento que pode ser utilizado por diferentes profissionais da área social e da saúde, tanto na sua prática clínica como na investigação, especialmente em estudos que incluam nos seus protocolos experiências de toque.