“A Associação Portuguesa de Gagos vai realizar, com o apoio da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, as X Jornadas sobre Gaguez, este ano subordinadas ao tema “Afirmar a Gaguez – Respeito, Dignidade e (Re)conhecimento“.
No ano da sua décima edição, a data deste evento não poderia ser mais auspiciosa; as X Jornadas sobre Gaguez terão início a 22 de Outubro, dia em que tem lugar, desde 1998, o Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez. Como novidade para este ano, as Jornadas contam com mais um dia. 10 edições, novos desafios.
Nesta edição, afirmamos a gaguez enquanto forma de comunicação de pleno direito, reivindicando, no activismo informado e no sentido de identidade, enquanto grupo, o Tempo e a Voz que desde 2005 a Associação Portuguesa de Gagos pretende reclamar para quem tem dificuldades de comunicação ao nível da gaguez.
As Jornadas sobre a Gaguez são este espaço de encontros e reflexão, de partilha multivivencial e sensibilização, de um caminho que após 10 anos se afigura tão premente como na primeira edição. Continuemos a fazer das Jornadas sobre Gaguez esse espaço de mudança e crescimento mútuo!
Estas Jornadas terão lugar na Escola Superior de Saúde do Alcoitão no dia 22 de outubro.
Junte-se a nós em mais uma edição destas Jornadas únicas em Portugal sobre a gaguez!
Objectivos:
– Espaço de partilha e de vivências de pessoas que sentem e vivem o problema de gaguez no dia-a-dia;
– Reflectir o direito à gaguez, na linha da afirmação pública da dificuldade por parte dos gagos e do reconhecimento institucional da gaguez e dos direitos das pessoas que gaguejam;
– Reflectir e discutir a terapêutica da gaguez;
– Espaço de reflexão e cruzamento multidisciplinar das terapias de ajuda/apoio à gaguez;
– Sensibilização da sociedade em geral e dos poderes públicos em particular para a necessidade de medidas de apoio terapêutico às pessoas com gaguez.
Destinatários:
– Pessoas que gaguejam e seus familiares;
– Professores e outros Educadores;
– Técnicos, Estudantes e Professores da área Terapêutica (Terapia da Fala, Psicologia, Psiquiatria, Medicina);
– Escolas;
– Associações;
– Outros interessados no tema. “