fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Estratégias

Caminhos para a Escola Superior de Saúde do Alcoitão, SCML 



Uma Escola de Ensino Superior deverá ter uma estrutura adequada, baseada nuns Estatutos que contenham as regras essenciais definidas pelo Ministério e as premissas suficientes que possibilitem um desenvolvimento adequado ao quadro social e às suas capacidades específicas. Uma Escola de Ensino Superior privada deverá ter um corpo docente próprio, de reconhecida qualidade, com iniciativa, dedicado, competente, inovador, estabilizado numa carreira definida, com capacidade de atrair os melhores profissionais como docentes convidados e com eles estabelecer laços duradouros em equipes de formação, investigação e de intervenção na comunidade, que sejam razão de atração dos alunos mais ambiciosos e mais bem classificados.

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão procura reunir as premissas referidas. Agora dotada de novos Estatutos, com um Estatuto de Carreira Docente, com uma notoriedade alicerçada num núcleo de Professores de reconhecida competência nacional e internacional, com uma ligação histórica ao mais prestigiado hospital de reabilitação do País, a ESSALCOITÃO, malgrado a sua reduzida dimensão, reúne condições para continuar a desenvolver-se e a ser líder nas suas áreas de saber.

Sumariamente, são vetores estratégicos de ação em curso e a desenvolver:

1. Consolidar as licenciaturas e mestrados.

2. Fortalecer a oferta de formações Pós-Graduadas, que não atribuem grau académico:

– Para os seus públicos específicos, profissionais em terapias da fala, terapia ocupacional e fisioterapia, e para outros profissionais de Saúde, designadamente em parceria com Instituições do Ensino superior público, social e privado, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL, Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa-Lisboa, ESSCVP-Lisboa e Escola Superior de Saúde Egas Moniz, bem como com cursos abertos a todos os interessados, licenciados, que possuam as habilitações exigidas,  prosseguindo a atividade do financiamento PRR Impulso Adultos “Lifelong Health Education”, nos próximos três anos letivos.

3. Reativar o Departamento de Política e Ação Social, quer prosseguindo a oferta de formações pós-graduadas não conferentes de grau iniciada no corrente ano, quer prosseguindo o aprofundar de parceria para abertura de licenciaturas nesta área de saber;

4. Fortalecer e Desenvolver a Investigação Científica, designadamente com a criação de um novo departamento, o Departamento de Investigação, Saúde e Sociedade, pelo estabelecimento de um Centro de Investigação em Reabilitação, em parceria com uma Universidade, e pela criação de um Centro Académico e Clínico;

5. Intervir na Comunidade;

6. Alargar e consolidar a Internacionalização;

7. Instituir um Programa de Doutoramento em Ciências da Reabilitação, em parceria com uma Universidade;

8. Oferecer formações originais a novos públicos.



Voltar