Objetivos
- Compreender o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
- Compreender os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
- Compreender o tipo de perturbações motoras, sensoriais, linguísticas e de literacia relacionadas com as dificuldades de aprendizagem
- Compreender quais as estratégias a adotar em casa e na escola
- Compreender quando procurar ajuda de um profissional de saúde especializado
- Compreender a importância de uma intervenção atempada e adequada às necessidades da criança
Competências a adquirir
- Conhecimento sobre o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
- Conhecimento para identificar os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
- Conhecimento para referenciar e/ou intervir em casos de desvios do desenvolvimento da criança – intervenção atempada
- Conhecimento sobre o tipo de abordagens terapêuticas utilizadas em casos de perturbações do desenvolvimento
- Conhecimento sobre as estratégias a adotar em casa e na escola
- Conhecimento sobre as vantagens/desvantagens de uma intervenção atempada
Conteúdo Programático
- Alterações posturais – quando procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
- Educação postural em casa e na escola- importância da postura nas diferentes atividades do dia-a-dia da criança
- Alterações Posturais: como reeducar?
- Marcha em Equino Idiopático – quando procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
- Marcha em Equino Idiopático – Como reeducar?
- Promoção da saúde: Hábitos posturais e estratégias de ensino da Higiene postural, em crianças na idade escolar
- O desenvolvimento sensório-motor e os alicerces para as aprendizagens. Sinais de alerta no desenvolvimento e a relação com as dificuldades de aprendizagem. Estratégias de promoção do desenvolvimento
- Metodologias de intervenção, dirigidas à pessoa, ao ambiente e/ou à ocupação
- Aspetos relevantes do desenvolvimento da linguagem e literacia em crianças de idade escolar
- Etapas do Desenvolvimento da comunicação e linguagem oral e escrita, dos 6 aos 12 anos de idade
- Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem – Factores de influência e períodos críticos
- Sinais de alerta no desenvolvimento das competências linguística e de literacia: Forma, conteúdo e uso
- A construção linguística: caracterização das principais alterações no processo de aquisição da linguagem e da aprendizagem (leitura, escrita e cálculo)
- Abordagem multimodal às perturbações da linguagem e da aprendizagem
Docentes
Coordenadora pedagógica: Maria Elisabete Gomes da Silva Martins, Licenciada em Fisioterapia, Titulo de Especialista em Fisioterapia, Doutoramento em Comportamento Motor, Professor Adjunto no Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão;
Isabel Maria Brás Dias Ferreira, Licenciada em Terapia Ocupacional, Titulo de Especialista em Terapia Ocupacional, Doutoramento em Psicologia Social, Professor Adjunto no Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão;
Luisa Fernanda Marques Taveira Soares, Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto no Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão.
Metodologias de ensino e aprendizagem; Avaliação
Metodologias de ensino e aprendizagem:
Aulas teórico-práticas – exposição dos conteúdos programáticos e análise e discussão de casos.
Avaliação:
Trabalho escrito individual – reflexão critica sobre os conteúdos programáticos lecionados.
Calendarização
14 de outubro de 2023 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas
21 de outubro de 2023 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas
28 de outubro de 2023 – das 09:00 às 13:00
Preços e condições especiais
Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.
Preço
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€
Propina*: 250€
*Condições especiais: A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
– Adulto maior de 23 anos (complete 23 anos, até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso)
– Residente no território nacional
– pagamento da taxa de inscrição e da propina pelo estudante
– frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso
– aproveitamento do curso através da avaliação
** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).
Condições de desistência: A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.
Destinatários
Pais / cuidadores;
Educadores de infância;
Professores do 1º ciclo;
Técnicos de ação educativa;
Profissionais da área da saúde;
Duração
18H
Créditos
1 ECTS
Inscrições
até 07 de outubro de 2023
Número de Vagas
Número máximo de estudantes: 24*
*A inscrição será realizada por ordem de submissão.
Local
Aulas Online síncronas via plataforma TEAMS
Mais informações:
Secretariado do curso de Fisioterapia
D.ª Fernanda Coelho
+351 21 460 75 68
fernanda.coelho@scml.pt