Objetivos
- Desenvolver noções básicas sobre o desenvolvimento típico da criança nas diferentes dimensões: motora, sensorial/perceptiva, sócio comunicativa e linguística nos primeiros 5 anos de vida;
- Compreender quais os sinais de alerta que podem comprometer o processo de desenvolvimento da criança;
- Saber como e quando, procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
- Saber como prevenir os desvios de desenvolvimento da criança
- Saber como estimular a criança no seu do dia-dia
- Compreender a importância de uma intervenção atempada
- Compreender a importância do ambiente e do papel dos pais/cuidadores, educadores de infância e técnicos auxiliares de ação educativa no desenvolvimento global da criança
Competências a adquirir
- Conhecimento sobre as etapas típicas do desenvolvimento típico na criança dos 0-6 anos de vida – dimensão motora, dimensão perceptiva e sensorial e dimensão da comunicação, linguagem, loteracia emergente e fala.
- Conhecimento para identificar os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, na primeira infância
- Conhecimento para referenciar para profissionais de saúde especializados e/ou intervir em casos de desvios do desenvolvimento da criança.
Conteúdo Programático
- Etapas do Desenvolvimento motor típico da criança: dos reflexos ao movimento voluntário
- Desenvolvimento motor da criança – sinais de alerta
- Mudança de decúbitos – importância no desenvolvimento motor da criança
- A importância da postura nas atividades do dia-a-dia da criança
- Más posturas na 1ª infância – Prevenção
- Formação do pé – importância do calçado
- Marcha em pontas idiopática – quando procurar ajuda de um profissional de saúde especializado
- Etapas do Desenvolvimento percetivo e sensorial dos 0 -5 anos de idade
- Noções básicas sobre o processamento sensorial – importância no desenvolvimento da criança
- Papel dos diferente sistemas sensoriais: visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil, proprioceptivo e vestibular
- Desordens de Integração sensorial – Sinais de alerta e tipologia
- Integração Sensorial – Principios de Intervenção
- Metodologias de intervenção dirigidas à pessoa, ocupação e ambiente
- Etapas do Desenvolvimento da comunicação, linguagem e fala, dos 0 -5 anos de idade
- Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem – Factores de influência e períodos críticos
- Sinais de alerta no desenvolvimento da competência linguística: Forma, conteúdo e uso
- A construção linguística: de aprendiz de falante a comunicador fluente- caracterização das principais alterações no processo de aquisição
- Papel do ambiente para o desenvolvimento da competência comunicativa e Linguística
Formadores
Coordenadora pedagógica: Maria Elisabete Gomes da Silva Martins, Licenciada em Fisioterapia, Titulo de Especialista em Fisioterapia, Doutorada em Comportamento Motor, Professor Adjunto no Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão;
Isabel Maria Brás Dias Ferreira, Licenciada em Terapia Ocupacional, Titulo de Especialista em Terapia Ocupacional, Doutorada em Psicologia Social, Professor Adjunto no Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão;
Luisa Fernanda Marques Taveira Soares, Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto no Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão.
Metodologias de ensino e aprendizagem; Avaliação
Metodologias de ensino e aprendizagem:
– Aulas teóricas baseadas em metodologias expositivas (12h);
– Aulas teórico – práticas (3h) – baseada em resolução de problemas
Avaliação:
– Trabalho escrito individual – reflexão critica sobre os conteúdos programáticos lecionados
Calendarização
1 de outubro de 2022 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas
Formadoras:
Elisabete Martins: 09:00 às 13:00
Isabel Ferreira: 14:00 às 18:00
8 de outubro de 2022 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas
Formadoras:
Elisabete Martins, Isabel Ferreira, Luisa Taveira: das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas (inclui avaliação – reflexão individual).
Preços e condições especiais
Preço
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€
Propina*: 250€
*Condições especiais:
A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
– Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
– Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
– Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso;
– Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
– Resultado da avaliação maior ou igual a 10, 00/20 valores.
** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50 €).
Destinatários
Pais;
Profissionais da área da educação;
Profissionais da área da saúde;
Profissionais da área social.
Duração
15H
Créditos
1 ECTS
Inscrições encerradas
Número de Vagas
Número máximo de estudantes: 24*
*A inscrição será realizada por ordem de submissão.
Local
Online & Instalações da ESSAlcoitão.
O curso irá decorrer em modelo híbrido e por streaming (online síncrona).
Mais informações:
Secretariado do curso de Fisioterapia
D.ª Fernanda Coelho
+351 21 460 75 68
fernanda.coelho@scml.pt