fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo de crianças durante a primeira infância – Sinais de alerta e prevenção de distúrbios

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (250 Eur)

O curso irá decorrer em modelo híbrido e por streaming (online síncrona).

Objetivos

  • Desenvolver noções básicas sobre o desenvolvimento típico da criança nas diferentes dimensões: motora, sensorial/perceptiva, sócio comunicativa e linguística nos primeiros 5 anos de vida;
  • Compreender quais os sinais de alerta que podem comprometer o processo de desenvolvimento da criança;
  • Saber como e quando, procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
  • Saber como prevenir os desvios de desenvolvimento da criança
  • Saber como estimular a criança no seu do dia-dia
  • Compreender a importância de uma intervenção atempada
  • Compreender a importância do ambiente e do papel dos pais/cuidadores, educadores de infância e técnicos auxiliares de ação educativa no desenvolvimento global da criança

Competências a adquirir

  • Conhecimento sobre as etapas típicas do desenvolvimento típico na criança dos 0-6 anos de vida – dimensão motora, dimensão perceptiva e sensorial e dimensão da comunicação, linguagem, loteracia emergente e fala.
  • Conhecimento para identificar os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, na primeira infância
  • Conhecimento para referenciar para profissionais de saúde especializados e/ou intervir em casos de desvios do desenvolvimento da criança.

Conteúdo Programático

  • Etapas do Desenvolvimento motor típico da criança: dos reflexos ao movimento voluntário
  • Desenvolvimento motor da criança – sinais de alerta
  • Mudança de decúbitos – importância no desenvolvimento motor da criança
  • A importância da postura nas atividades do dia-a-dia da criança
  • Más posturas na 1ª infância – Prevenção
  • Formação do pé – importância do calçado
  • Marcha em pontas idiopática – quando procurar ajuda de um profissional de saúde especializado
  • Etapas do Desenvolvimento percetivo e sensorial dos 0 -5 anos de idade
  • Noções básicas sobre o processamento sensorial – importância no desenvolvimento da criança
  • Papel dos diferente sistemas sensoriais: visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil, proprioceptivo e vestibular
  • Desordens de Integração sensorial – Sinais de alerta e tipologia
  • Integração Sensorial – Principios de Intervenção
  • Metodologias de intervenção dirigidas à pessoa, ocupação e ambiente
  • Etapas do Desenvolvimento da comunicação, linguagem e fala, dos 0 -5 anos de idade
  • Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem – Factores de influência e períodos críticos
  • Sinais de alerta no desenvolvimento da competência linguística: Forma, conteúdo e uso
  • A construção linguística: de aprendiz de falante a comunicador fluente- caracterização das principais alterações no processo de aquisição
  • Papel do ambiente para o desenvolvimento da competência comunicativa e Linguística

Formadores

Coordenadora pedagógica: Maria Elisabete Gomes da Silva Martins, Licenciada em Fisioterapia, Titulo de Especialista em Fisioterapia, Doutorada em Comportamento Motor, Professor Adjunto no Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão;

Isabel Maria Brás Dias Ferreira, Licenciada em Terapia Ocupacional, Titulo de Especialista em Terapia Ocupacional, Doutorada em Psicologia Social, Professor Adjunto no Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão;

Luisa Fernanda Marques Taveira Soares, Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto no Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão.

Metodologias de ensino e aprendizagem; Avaliação

Metodologias de ensino e aprendizagem:
– Aulas teóricas baseadas em metodologias expositivas (12h);
– Aulas teórico – práticas (3h) – baseada em resolução de problemas

Avaliação:
– Trabalho escrito individual  – reflexão critica sobre os conteúdos programáticos lecionados

Calendarização

O curso irá decorrer em modelo híbrido e por streaming (online síncrona).

1 de outubro de 2022 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas

Formadoras:

Elisabete Martins: 09:00 às 13:00

Isabel Ferreira: 14:00 às 18:00

8 de outubro de 2022 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas

Formadoras:

Elisabete Martins, Isabel Ferreira, Luisa Taveira: das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas (inclui avaliação – reflexão individual).

Preços e condições especiais

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (250 Eur)

Preço
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€
Propina*: 250€

*Condições especiais:
A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
– Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
– Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
– Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso;
– Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
– Resultado da avaliação maior ou igual a 10, 00/20 valores.

** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50 €).

 

 

Destinatários

Pais;

Profissionais da área da educação;

Profissionais da área da saúde;

Profissionais da área social.

  

Duração

15H

 

Créditos

1 ECTS

 

Inscrições encerradas

 

Número de Vagas

Número máximo de estudantes: 24*
*A inscrição será realizada por ordem de submissão.

 

Local

Online & Instalações da ESSAlcoitão.

O curso irá decorrer em modelo híbrido e por streaming (online síncrona).

Mais informações:

Secretariado do curso de Fisioterapia

D.ª Fernanda Coelho

+351 21 460 75 68

fernanda.coelho@scml.pt















Voltar