Escola de referência incontornável no panorama nacional, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) prima pela qualidade do seu ensino, dos profissionais que o integram e dos que todos os anos avançam para o mercado de trabalho vindos desta Instituição de Ensino Privado.
A licenciatura em Terapia da Fala tem a duração de 4 anos e é uma das três licenciaturas onde um estudante com interesse na vasta área da reabilitação se pode formar. Integrada na ação de formação da Escola desde 1962, a licenciatura em Terapia da Fala permite ao profissional de saúde atuar na prevenção, avaliação e tratamento de todas as perturbações da comunicação humana (oral e escrita), e ainda nas alterações na Deglutição ou associadas.
Assim, um Terapeuta da Fala formado na ESSAlcoitão terá não apenas um vasto leque de atuação, desde a neonatologia até à velhice, permitindo-lhe prestar cuidados em todas as etapas da vida do ser humano, como ainda terá adquirido competências de avaliação e raciocínio clínico essenciais para fazer um diagnóstico funcional, graças ao seu amplo Plano de Estudos o qual permite ao estudante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em aula desde o 1º ano.
A elevada qualidade do ensino, a aposta na internacionalização e na investigação, a vasta oferta disponível para mobilidade no âmbito do Programa ERASMUS+, a qualidade da oferta pós-graduada (pós-graduações, mestrados e cursos breves) e as sólidas taxas de empregabilidade dos seus diplomados, fazem que a ESSAlcoitão seja recomendada por profissionais de saúde das mais diferentes áreas de atuação.
E, como sabemos que não há melhor pessoa para nos falar sobre um curso que o próprio estudante, fomos conversar com a Ana da Costa Lourenço, formada em Terapia da Fala pela ESSAlcoitão desde 2020, que aceitou responder às nossas questões e falar um pouco sobre uma área tão importante.
Fala-nos um pouco sobre o teu percurso académico e o que te levou a escolher a ESSAlcoitão.
ACL: Sempre sonhei ser Terapeuta da Fala. Dado este interesse ter despertado tão cedo, procurei saber mais sobre a oferta formativa da licenciatura e, percebi logo que Alcoitão é uma referência nacional. Optei pela ESSAlcoitão por opiniões muito positivas de vários profissionais de saúde, pela possibilidade de esclarecimento de detalhes por um docente e, sem dúvida, altas taxas de empregabilidade.
Qual acreditas ser a tua maior conquista enquanto estudante da ESSAlcoitão?
ACL: A minha maior conquista foi, sem sombras de dúvidas, ter-me licenciado como Terapeuta da Fala após quatro anos magníficos. Mas no decorrer desta etapa, fui colecionando oportunidades e vivendo experiências que surgiram durante o percurso académico, que me fizeram crescer tanto a nível académico como pessoal. Tive o prazer de ser Presidente da Associação de Estudantes da AEESSA, que em conjunto com os variados pelouros da ESSAlcoitão, permitiu o meu envolvimento em variados projetos de sucesso.
Atualmente, como classificarias o ensino ministrado?
ACL: Em todas as áreas da saúde, considera-se de extrema importância acompanhar o ritmo acelerado, das novas atualizações que possam existir. Nisto, considero que a ESSAlcoitão apresenta um corpo docente de excelência, capaz de passar conhecimento vasto e atualizado, de forma a capacitar o aluno, com as ferramentas necessárias, para ser capaz de desenvolver bom raciocínio clínico, que é tão importante para todo o percurso profissional.
Como foi passar pela pandemia enquanto estudante de Terapia da Fala?
ACL: A pandemia teve um impacto enorme no ano como finalista. Infelizmente, não permitiu que o final da licenciatura acontecesse nos termos esperados e, consequentemente, estendeu-se o ano letivo até estarem reunidas todas as condições para o efeito desejado. No decorrer desta situação, a ESSAlcoitão esteve do lado dos estudantes e, no meio de todas as incógnitas, criou e adaptou dinâmicas para conseguirmos ultrapassar todas as divergências. Como por exemplo, aulas não programadas com conteúdos do interesse dos alunos, bons acessos para aulas online e adiamento de propinas.
Sentes que toda a aprendizagem pela qual tens passado ao longo deste curso te deixa bem preparada para o mercado de trabalho?
ACL: Considerando a Terapia da Fala uma área interventiva vasta, a atuação do Terapeuta da Fala tem de ser multidimensional, pois pode dar respostas ao nível da comunicação e deglutição. Para isto, é necessário um conhecimento geral acerca de todas as áreas específicas. Nisto, a ESSAlcoitão apresenta uma boa formação base para início de carreira, incutindo sempre a importância da continuação dos estudos especializados, no pós-licenciatura. As oportunidades de estágio (tanto de observação como de intervenção) permitem também absorver mais conhecimento, e isso é sem dúvida um conforto, nas primeiras experiências como profissional.
Por último, quais seriam as 3 palavras que escolherias para definir a Licenciatura em Terapia da Fala e a ESSAlcoitão?
ACL: Comunicação. Funcionalidade. Saúde.
Podes também ver o testemunho da Miliza Mendes, para quem “sem dúvida que a ESSA foi a melhor escolha, estamos muito mais preparados a nível de estágios, de trabalho, e a ingressar naquilo que será, possivelmente, um trabalho para o resto das nossas vidas, que é trabalhar com pessoas e para as pessoas.”
Finalmente, convidamos-te também a ouvir a testemunho da Terapeuta Cláudia Esteves, licenciada pela ESSAlcoitão, que explica que Terapia da Fala é muito mais do que Fala.
Se gostaste do testemunho da Ana, da Miliza, e da Cláudia, e ficaste curioso/a para saber mais, podes encontrar ainda mais informações na página oficial da Escola, no canal de Youtube próprio, no Facebook e/ou no Instagram e esclarecer todas as tuas dúvidas.
Se, por outro lado, estes testemunhos deram-te ainda mais a certeza de que Terapia da Fala é o curso certo para ti, recordamos que as candidaturas à 1ª fase das licenciaturas da ESSAlcoitão estarão abertas de dia 5 a 20 de agosto.
Grava a data na tua agenda e encontra aqui todas as informações necessárias para realizares uma candidatura de sucesso, bem como o Guia do Candidato.
Desejamos-te a maior das sortes nesta nova etapa que se aproxima. Dá o teu melhor!
Artigo elaborado em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão.