pós-graduação Candidaturas abertas

Inclusão, Transição e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e/ou Doença Mental

Início a 7 de fevereiro, conclusão em outubro de 2025
2024/2025 | 1.ª EDIÇÃO | PRR - 2021/2026

Pós-graduação do Departamento de Terapia Ocupacional, para profissionais de Saúde, Educação e Ação Social

foto com pessoas inclusivas a darem um abraço no seu local de trabalho

Enquadramento

A promoção da inclusão de pessoas com deficiência tem sido consolidada por meio de medidas legislativas, especialmente na educação durante a escolaridade obrigatória, e no âmbito da solidariedade social e do emprego a partir dos 18 anos.

Esse enquadramento legal tem impulsionado a sociedade a adotar ações e desenvolver recursos para sua implementação. Contudo, para garantir que essas ações são sustentáveis e geram o impacto desejado, é essencial estarem alinhadas com as melhores práticas, fundamentadas em evidências científicas e comprovadas pela eficácia de serviços, projetos ou programas que as implementem. De facto, para muitas pessoas com deficiência e/ou doença mental, encontrar e manter um emprego ou ter uma participação na comunidade por meio de atividades significativas, contínua a ser um grande desafio.

O acesso ao emprego, é reconhecido como um direito humano fundamental na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. No entanto, apesar dos esforços de vários países para promover o emprego, as pessoas com deficiência continuam a ter taxas de emprego mais baixas do que a população sem deficiência.

É indispensável que o apoio à inclusão educacional, social e profissional não apenas se mantenha, mas também seja reforçado e modernizado, para responder às necessidades atuais dos diversos intervenientes nesta problemática. Neste âmbito, a visão das entidades empregadoras é de extrema importância. Um estudo realizado com 286 colaboradores de empresas em Portugal destacou algumas das principais barreiras à contratação de pessoas com deficiência nomeadamente a ausência de apoio técnico adequado, a falta de conhecimentos específicos nesta área, e a escassez de informação sobre como identificar candidatos qualificados com deficiência (Canha et al., no prelo).

Destinatários

Profissionais licenciados nas áreas de Saúde, Educação e Ação Social

Curso

Este programa pretende formar profissionais aptos para criar e implementar soluções inovadoras, sustentáveis e centradas nas pessoas, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência e/ou doença mental em todos os contextos da vida.

Promover a compreensão da diversidade de pessoas com deficiência e/ou doença mental e das práticas baseadas em evidências, capacitando os formandos para:

  • Planear e implementar intervenções personalizadas alinhadas às necessidades específicas de cada indivíduo.
  • Ampliar o entendimento sobre percursos de transição para a vida adulta, considerando enquadramentos legais, recursos formais e iniciativas comunitárias.

Capacitar profissionais para apoiar a inclusão e transição de pessoas com deficiência e/ou doença mental, promovendo a sua participação ativa na comunidade e no mercado de trabalho, capacitando os formandos para:

  • Incentivar a criação de soluções personalizadas, com base em práticas eficazes e na colaboração de diferentes atores.
  • Capacitar para planear e implementar Programas de Transição para a Vida Adulta, centrados na pessoa.
  • Melhorar a capacidade de envolver a comunidade e partes interessadas no processo de inclusão.
  • Apoiar a adaptação de ambientes de trabalho, incluindo a adaptação de tarefas, e o recrutamento junto de empregadores.
  • Ensinar estratégias para o apoio próximo à pessoa em contexto laboral.
  • Discutir estratégias e modos de sensibilização e formação para promover a aceitação e valorização da diversidade em diferentes contextos.

Pretende-se, com esta pós-graduação, capacitar os profissionais para enfrentar os desafios da inclusão social, educacional e profissional de pessoas com deficiência e/ou doença mental ao nível das diferentes competências:

  • Competências técnicas, reflexivas e práticas que promovam intervenções eficazes e baseadas em evidências, tendo em consideração todas as dimensões sociais (comunidade contexto familiar e de trabalho) e pessoais que condicionam a inclusão, transições e empregabilidade de pessoas com deficiência, incapacidade e/ou doença mental;
  • Competências para a aplicação de abordagens colaborativas e interdisciplinares;
  • Competências de inovar e criar soluções sustentáveis que contribuam para uma transição bem-sucedida para a vida adulta e a participação ativa na comunidade e no mercado de trabalho, dos destinatários do seu trabalho;
  • Competências para articular teoria e prática, mobilizar recursos formais e informais, e implementar projetos que gerem impacto positivo na vida das pessoas com deficiência e/ou doença mental;
  • Competências para coordenar e/ou prestar o apoio aos destinatários, com ênfase em transições bem-sucedidas;
  • Competências de criação de soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas das pessoas com deficiência e/ou doença mental nos seus vários contextos de vida.
  • João Pedro Mira Cadima, Título de Especialista – Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional, Professor Adjunto
  • Lúcia Maria Neto Canha, Doutora em Ciências da Educação – Educação para a Saúde, Professora Coordenadora Convidada
  • Ana Carolina Crispim – Mestre em Psicologia, Assistente Convidado
  • Ana Chaves Ramos de Castro Santos – Mestre em Comportamento Organizacional, Assistente Convidado
  • Ana Cristina Guerreiro Espadinha – Doutora em Motricidade Humana -Educação Espacial e Reabilitação, Professor Coordenador Convidado
  • Ana Helena Silvestre Daun – Licenciada em Educação Especial e Reabilitação, Assistente Convidado
  • Ana Sofia Da Silva Gouveia Barata Mota – Mestre em Serviço Social, Assistente Convidado
  • Ana Sofia Lacerda Sakellarides – Licenciada em Educação Especial e Reabilitação, Assistente Convidado
  • Andreia João Barbosa Ribeiro da Mota – Licenciada em Psicologia, Assistente Convidado
  • Andreia Sofia Bianchi Rodrigues de Azevedo Cruz – Licenciada em Psicologia, Assistente Convidado
  • Célia Maria Castanheira Fernandes – Doutora em Psicologia – Especialidade em Reabilitação, Professor Coordenador Convidado
  • David António Rodrigues – Doutor em Motricidade Humana – Educação Espacial e Reabilitação, Professor Coordenador Convidado
  • Inês Tello Rato Milheiras Rodrigues – Doutora em Neurociências Cognitivas, Professor Adjunto
  • Irina Filipa Teixeira Chaves – Mestre em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores, Assistente Convidado
  • Isabel Cristina da Conceição Passarinho – Doutora em Ciência da Educação, Professor Coordenador Convidado
  • Isabel João Carril Rodrigues Pargana – Licenciado em Educação Especial e Reabilitação, Assistente Convidado
  • Laura Ann Owens – PhD in Rehabilitation Psychology & Special Education, Professor Coordenador Convidado
  • Luísa Fernanda Marques Taveira Soares – Mestre em Terapia da Fala – Área da Patologia da Linguagem
  • Maria Celeste Rocha Simões – Doutor em Motricidade Humana – Educação Espacial e Reabilitação, Professor Coordenador Convidado
  • Mara Filipa Cavaco Dias – Licenciada em Educação Social, Assistente Convidado
  • Ricardo Manuel Conceição Rodrigues – Mestre Enfermagem e Teatro, Assistente Convidado
  • Rui Manuel Pereira Pisco – Título de Especialista em Terapia e Reabilitação (Terapia Ocupacional), Professor Adjunto Convidado
  • Sandra Kátia Lopes Ferreira de Pinho – Licenciada em Psicologia, Assistente Convidado
  • Sara Sofia Loureiro Correia – Mestre em Serviço Social, Assistente Convidado
  • Sara Luísa Leitão do Vale da Câmara Pestana – Mestre em Psicologia, Assistente Convidado
  • Sebastião de Andrade e Sousa Pereira Palha – Mestre em Psicologia, Assistente Convidado
  • Susana Paula Conceição Pinto – Licenciada em Organização e Gestão de Empresas, Assistente Convidado

Esta Pós-Graduação conta com a colaboração de Docentes das seguintes Organizações:

  • Associação Portuguesa de Emprego Apoiado (APEA)
  • Associação de Solidariedade Social de Lafões (ASSOL)
  • CADIn – Neurodesenvolvimento e Inclusão
  • Câmara Municipal de Cascais
  • Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais (CERCICA)
  • Centro de Reabilitação Profissional (CRPG)
  • Federação Portuguesa da Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade (FORMEM)
  • Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência (OED)
  • Pais em Rede – Associação
  • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML)
  • Semear – Terra de Oportunidades
  • Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM)
  • Associação VilacomVida– A Mais Valia na Diferença

Seminário inaugural – Módulo I – Introdução sobre a Inclusão, Transições e Empregabilidade de pessoas com deficiência e/ou doença mental

  • Inclusão – Da escola para o trabalho
  • O estado da arte dos diretos das pessoas com deficiência em PortugaL

Módulo II – a transição para a Vida Adulta

  • Visão Geral da Transição
  • Transição e Diretrizes Legais Nacionais e internacionais

Módulo III – Os desafios da inclusão, transição e empregabilidade das pessoas com deficiência e/ou doença mental

  • Conhecer para apoiar: compreender a deficiência e a doença mental

Módulo IV – Práticas baseadas na evidência no apoio à transição

  • Introdução às práticas de apoio à transição
  • A colaboração interinstitucional no processo de transição
  • Apoio à transição durante a escolaridade obrigatória
  • O envolvimento das famílias

Módulo V – Fatores e processos Individuais na transição para a vida adulta na comunidade

  • O papel da autodeterminação, autoeficácia e da resiliência durante a transição para a vida adulta
  • A promoção de competências transversais no processo de inclusão profissional
  • Desenvolvimento psicossocial em contextos comunitários

Módulo VI – Após a escolaridade obrigatória – as possibilidades de transição

  • Enquadramento legislativo da formação e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência
  • Formação e Inclusão do Ensino Superior
  • Modelos comunitários de formação e desenvolvimento da empregabilidade

O Módulo VII – Transições para o emprego

  • Emprego customizado e abordagem à empresa
  • O modelo do emprego apoiado
  • As redes comunitárias de empregabilidade
  • A avaliação da capacidade de trabalho
  • A análise e adaptação de tarefas
  • Os produtos de apoio e eliminação de barreiras arquitetónicas e à comunicação no trabalho e na vida diária das pessoas com deficiência
  • O profissional de apoio em contexto real de trabalho

Módulo VIII – Transições em contextos comunitários: sinergias entre empregadores e comunidade

  • A Visão do Empregador: Inclusão e Oportunidades
  • O papel dos empregadores na inclusão e formação
  • Sensibilizar e informar para a inclusão
  • O impacto da inclusão nas pessoas, nas famílias, nas equipas e nas empresas Instituições com palco na comunidade
  • Serviços públicos locais de empregabilidade
  • Apresentação da Candidatura: até 20 de janeiro de 2025
  • Publicação dos resultados: 21 de janeiro de 2025
  • Reclamações: 23 de janeiro de 2025
  • Decisão sobre as reclamações: 24 de janeiro de 2025
  • Matrículas e Inscrições: 21 a 31 de janeiro de 2025
  • Início das aulas: 7 de fevereiro de 2025

Curso de Pós-graduação completo financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em regulamento.

No âmbito do Programa Impulso Adultos, a atribuição da Bolsa* de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Adultos maiores de 18 anos;
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento efetivo da taxa de inscrição e da propina;
  • Assiduidade maior ou igual a 90%;
  • Resultado da avaliação maior ou igual a 10,00/20 valores, a todas as unidades curriculares.
imagem INFO num quadro
informação

A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução. A desistência do curso isenta o direito de atribuição de bolsa.

Informações

Início das aulas
Início a 7 de fevereiro, conclusão em outubro de 2025
Data de candidatura
Até 20 de janeiro de 2025
Data de inscrição / Matrícula
21 a 31 de janeiro de 2025
Número de créditos a atribuir

138 horas / 30 ECTS (European Credit Transfer System)

Vagas

O curso funcionará com máximo de 24 participantes.

A seriação será realizada segundo a ordem de inscrição e matrícula até ao término das vagas.

Propinas e modalidades de pagamento *
  • Propinas: 1400€
  • Candidatura: 50€
  • Certificado de participação: Gratuito
  • Certificado curricular: 125€
Plano de pagamentos
  • Até 31 de janeiro de 2025: 400€
  • Até 30 de junho de 2025: 500€
  • Até 15 de setembro de 2025: 500€
*

Curso com direito a atribuição de Bolsa a 100% – Consulte os pré-requisitos;

*

Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de candidatura (50 €). A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução.
A desistência do curso isenta o direito de atribuição de bolsa.

Contactos, local e horário

Secretariado da Pós-graduação: Anizabel Silva

anizabel.silva@scml.pt

+351 214607566

Local e horário

A Pós-Graduação será realizada entre fevereiro e outubro de 2025, em regime híbrido. As aulas presenciais acontecerão nas instalações da ESSALCOITÃO.

  • Sexta-feira das 18h às 22h
  • Sábado entre as 9h às 18h
  • As aulas on-line serão em dia de semana entre as 18h e as 22h ou nos horários previstos para as sextas-feiras e sábados.

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia