Equipamento da Santa Casa é uma das 25 instituições privadas de ensino superior que vão lançar este mês o Projeto Pedagogia XXI.
A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) é uma das 25 instituições privadas de ensino superior que vão lançar este mês o Projeto Pedagogia XXI, cujo objetivo assenta na promoção da inovação e da excelência no Ensino Superior através da criação de um Centro de Excelência de Inovação Pedagógica.
O Pedagogia XXI insere-se no programa de Investimento Impulso Mais Digital e conta com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). O projeto resulta da criação de um consórcio inovador, que reúne 25 instituições privadas de Ensino Superior de norte a sul de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira. O consórcio partilha a visão estratégica relacionada com a relevância da criação de uma comunidade de aprendizagem focada na inovação pedagógica, no diálogo, partilha e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. O objetivo último do Projeto Pedagogia XXI consubstancia-se na criação de um Centro de Excelência e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, que apoie o desenvolvimento de sinergias entre as diferentes instituições e fomente a criação de espaços de aprendizagem interativos, colaborativos e flexíveis, contribuindo para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.
Para a Professora Ana Isabel Vieira, diretora do Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão e responsável pela participação da Instituição no consórcio, “o Projeto Pedagogia XXI permitirá a esta Escola Superior alcançar vários objetivos: Desenvolvimento Profissional dos Docentes da ESSAlcoitão; Inovação e Modernização Pedagógica; Melhoria de Recursos e de Infraestruturas; Apoio à Investigação e Inovação; Melhoria do Sucesso Académico e Bem-estar dos Estudantes; Melhoria de Sinergias e de Colaboração Interinstitucional; Obtenção de Financiamento e Promoção da Sustentabilidade e Aumento do Reconhecimento da ESSAlcoitão”.
Os Centros de Excelência de Inovação Pedagógica são unidades especializadas criadas para promover a modernização e inovação no ensino superior e têm como principal objetivo a capacitação contínua dos docentes, focando-se no desenvolvimento de competências pedagógicas e digitais. Utilizam metodologias ativas de ensino para garantir a melhoria da qualidade da educação e o sucesso dos estudantes. Além disso, são equipados com tecnologia avançada para criar ambientes de aprendizagem interativos e colaborativos, como salas de aula flexíveis e laboratórios de simulação. Incentivam também a investigação e a inovação pedagógica, promovendo a criação e a partilha de boas práticas entre as instituições de ensino superior. A sua implementação visa assegurar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, alinhando-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável e as agendas digitais europeias.