“O Terapeuta Ocupacional capacita a pessoa para a Ocupação de forma a promover a saúde, o bem-estar e qualidade de vida.”
O Terapeuta Ocupacional é um profissional de saúde que atua na prevenção, avaliação e tratamento de problemas de Desempenho Ocupacional, habilitando a pessoa em risco de ou com disfunção ocupacional, para a realização das ocupações do dia-a-dia. Estas ocupações consistem no conjunto de atividades que a pessoa necessita realizar e/ou considera importantes para dar sentido e significado à sua vida. Estas actividades podem ter como objetivo cuidar de si própria, desfrutar os seus tempos de lazer e/ou contribuir para o desenvolvimento económico e social da sociedade.
Condições de Acesso
2024-2025
Exames de Acesso: Obter aprovação num dos seguintes conjuntos de provas
02 Biologia e Geologia
02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química
02 Biologia e Geologia e 18 Português
Classificação mínima da prova: 95
Classificação mínima de candidatura: 95
Fórmula de ingresso:
65% da classificação final do ensino secundário
35% da classificação final das provas
Requisitos de Acesso
Grupo A – Comunicação Interpessoal
Diretora de Curso
Professora Doutora Élia Silva Pinto | elia.pinto@essa.scml.pt
O que faz o Terapeuta Ocupacional?
Tudo o que o ser humano faz resulta da sua interação com o ambiente. O Terapeuta Ocupacional avalia a dimensão ocupacional da pessoa para conhecer o que ela deseja/necessita fazer e a razão de não estar a conseguir. Utiliza metodologias e atividades/ocupações específicas de acordo com a motivação e necessidades do indivíduo. Quando a disfunção ocupacional tem por base a ausência de função e esta não é possível de recuperar, o terapeuta ocupacional pode, ainda, utilizar produtos de apoio ou adaptações para compensar essas incapacidades. Pode também intervir no ambiente familiar, social ou profissional da pessoa, aconselhando os familiares ou cuidadores, criando oportunidades de envolvimento, adaptando o espaço às necessidades do indivíduo e/ou eliminando as barreiras arquitetónicas. O seu objetivo primordial é maximizar o equilíbrio e a adaptação entre o que a pessoa quer e necessita fazer e a sua competência para o realizar, de forma a devolver-lhe a possibilidade de continuar a desempenhar os seus papéis na sociedade.
Terapia Ocupacional na ESSAlcoitão
O desenho curricular compreende várias estratégias de ensino e aprendizagem, destacando-se a Aprendizagem em Contexto Real (estágio) realizado em hospitais, centros de saúde, clínicas, centros de reabilitação, escolas, centros de dia, centros de reabilitação psiquiátrica, etc. Realizado ao longo do curso, o estágio é orientado por Terapeutas Ocupacionais com reconhecida experiência profissional, que constituem o corpo de educadores clínicos, em conjunto com o corpo docente interno do Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão. Proporciona-se também o ganho de competências ao nível internacional, através do programa de mobilidade europeia ERASMUS+.
Saídas profissionais
- Trabalho junto da comunidade
- Cuidados Continuados
- Apoio domiciliário
- Hospitais
- Centros de reabilitação
- Centros de saúde
- Saúde Ocupacional
- Jardins-de-infância
- Escolas do ensino regular e especial
- Instituições para idosos
- Estabelecimentos prisionais
- Instituições de atendimento a toxicodependentes
Objetivos do Curso
- Explicar os conceitos teóricos que fundamentam a Terapia Ocupacional, especificamente a natureza ocupacional dos seres humanos e o seu desempenho de ocupações
- Construir uma relação terapêutica de parceria como base para o processo de terapia ocupacional
- Explicar a relação entre desempenho ocupacional, saúde e bem-estar
- Estabelecer parcerias, consultar e aconselhar os clientes, cuidadores, membros da equipa e outras entidades com o objetivo de habilitar o cliente para a ocupação e para a participação
- Sintetizar e aplicar conhecimentos/saberes relevantes das ciências biológica, médica, humana, psicológica, social, tecnológica e ocupacional, em conjunto com as teorias da ocupação e da participação
- Colaborar com os clientes na defesa dos seus direitos relativamente à satisfação das suas necessidades ocupacionais
- Analisar a complexidade de aplicar teorias formais e evidência científica relacionadas com a ocupação, no contexto de uma sociedade em mudança
- Valorizar e respeitar as diferenças individuais, as crenças e os hábitos culturais bem como a influência que estes têm na ocupação e na participação
- Envolver-se e influenciar outros em debates racionais e fundamentados relacionados com a ocupação humana e a terapia ocupacional
- Preparar, atualizar e rever a documentação relativa ao processo de terapia ocupacional
- Trabalhar em parceria com indivíduos/populações de forma a envolvê-los em ocupações através da promoção da saúde, prevenção, re/habilitação e tratamento
- Cumprir com as políticas e exigências locais, regionais, nacionais e europeias, assim com os padrões e regulamentos profissionais
- Selecionar, modificar e aplicar teorias, modelos de prática e metodologias de forma a ir de encontro às necessidades ocupacionais e de saúde dos indivíduos/populações
- Demonstrar capacidade para uma aprendizagem contínua ao longo da vida de forma a promover a terapia ocupacional
- Usar de forma efetiva o raciocínio ético e profissional ao longo de todo o do processo de terapia ocupacional
- Demonstrar uma prática baseada em princípios éticos, respeitando os clientes e tendo em conta os códigos e as condutas profissionais para os terapeutas ocupacionais
- Utilizar o potencial terapêutico das ocupações, através do uso da análise e da síntese de atividades e ocupações
- Demonstrar confiança na autogestão, no autoconhecimento e no conhecimento das suas próprias limitações enquanto terapeuta ocupacional
- Adaptar e aplicar o processo de Terapia Ocupacional em cooperação estreita com indivíduos/populações
- Pesquisar, analisar e integrar, de forma crítica, literatura científica e outra informação relevante
- Trabalhar de forma a proporcionar ambientes acessíveis e adaptados e a promover a justiça ocupacional
- Compreender, selecionar e defender modelos teóricos e metodologias de investigação apropriados à ocupação humana tendo em conta os aspetos éticos
- Colaborar com grupos e comunidades para promover a saúde e bem-estar dos seus membros através da participação em ocupações
- Interpretar, analisar, sintetizar e criticar resultados científicos ativamente, avaliar criticamente e aplicar um conjunto de informação e evidência de forma a assegurar uma prática atualizada e relevante para o cliente
- Determinar e priorizar os serviços de terapia ocupacional
- Avaliar criticamente a prática em terapia ocupacional para assegurar que esta se centra na ocupação e no desempenho ocupacional
- Compreender e aplicar princípios de gestão nos serviços de terapia ocupacional, incluindo o ratio custo-eficácia, na administração de recursos e equipamentos e no estabelecimento de protocolos de terapia ocupacional
- Trabalhar segundo os princípios da prática centrada no cliente
- Ter um papel pró-ativo no desenvolvimento e promoção da terapia ocupacional
Regulamentação profissional
Após conclusão da licenciatura em Terapia Ocupacional, os finalistas devem proceder à solicitação de cédula e inscrição no registo profissional junto da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS) – https://www.acss.min-saude.pt/
Outras informações
Publicação em DR – Aviso n.º 12810/2016
Situação A3ES – Acreditado
A World Federation of Occupational Therapists (WFOT) revalidou a acreditação deste plano de estudos até 2030.
Plano de Estudos
1º Ano
Unidade Curricular | Área científica | Tipo | Total de horas | Horas de contacto | Créditos | Código |
Fundamentos da Terapia Ocupacional | CTO | Anual | 168 | 40T; 30TP; 7OT | 6 | 2129 |
Introdução à Terapia Ocupacional | CTO | Semestral | 70 | 10T; 15E; 8OT | 2,5 | 2130 |
Desenvolvimento Ocupacional | CTO | Semestral | 112 | 15T; 15TP; 10TC; 4OT | 4 | 2131 |
Bioética | CSC | Semestral | 84 | 18T; 6TP | 3 | 2132 |
Anatomo-Fisiologia I | CB | Semestral | 140 | 40T; 15TP; | 5 | 2133 |
Saúde Mental | CSC | Semestral | 70 | 23T; 5TP | 2,5 | 2134 |
Desenvolvimento Pessoal I | CSC | Semestral | 70 | 30TP | 2,5 | 2135 |
Psicologia do Desenvolvimento | CSC | Semestral | 140 | 45T | 5 | 2136 |
Cinesiologia | CMH | Semestral | 112 | 20T; 24TP | 4 | 2137 |
Patologia Geral | CB | Semestral | 98 | 20T; 15TP | 3,5 | 2138 |
Anatomo-Fisiologia II | CB | Semestral | 84 | 33T | 3 | 2139 |
Disfunções Ocupacionais | CB | Semestral | 256 | 60T; 64TP; 10OT | 10 | 2140 |
Métodos de Pesquisa e Tratamento de Dados I | MI | Semestral | 84 | 15T; 16TP; 2OT | 3 | 2141 |
Estágio I | CTO | Semestral | 168 | 8T; 90E; 4OT | 6 | 2142 |
2º Ano
Unidade Curricular | Área científica | Tipo | Total de horas | Horas de contacto | Créditos | Código |
Análise e Adaptação da Ocupação I | CTO | Semestral | 140 | 14T; 24TP; 10PL; 7OT | 5 | 2219 |
Teorias e Processos de Terapia Ocupacional | CTO | Anual | 280 | 45T; 50TP; 15OT | 10 | 2220 |
Abordagem da Terapia Ocupacional com a Criança e o Adolescente | CTO | Semestral | 350 | 40T; 65TP; 26PL; 12OT | 12,5 | 2221 |
Desenvolvimento Pessoal II | CSC | Semestral | 84 | 30TP | 3 | 2222 |
Tecnologias de Apoio à Participação Ocupacional | CTO | Semestral | 168 | 24T; 22TP; 20PL | 6 | 2223 |
Abordagem da terapia Ocupacional com o Adulto e o Idoso | CTO | Semestral | 336 | 40T; 64TP; 20PL; 8OT | 12 | 2224 |
Métodos de Pesquisa e Tratamento de Dados II | MI | Semestral | 84 | 15T; 16TP; 2OT | 3 | 2225 |
Estágio II | CTO | Semestral | 238 | 10T; 140E; 5OT | 8,5 | 2226 |
3º Ano
Unidade Curricular | Área científica | Tipo | Total de horas | Horas de contacto | Créditos | Código |
Temas Aprofundados em Terapia Ocupacional I | CTO | Anual | 252 | 76S; 12OT | 9 | 2319 |
Estudos de Caso em Terapia Ocupacional | CTO | Semestral | 280 | 20T; 45TP; 35TC; 10OT | 10 | 2320 |
Análise e Adaptação da Ocupação II | CTO | Semestral | 154 | 30T; 20PL; 5OT | 5,5 | 2321 |
Desenvolvimento Pessoal III | CSC | Semestral | 112 | 30TP; 12OT | 4 | 2322 |
Sociedade Saúde e Doença | CSC | Semestral | 70 | 6T; 10TP; 4S | 2,5 | 2323 |
Novas Abordagens em Terapia Ocupacional I | CTO | Semestral | 224 | 81S; 7OT | 8 | 2324 |
Métodos de Pesquisa e Tratamento de Dados III | MI | Semestral | 154 | 20T; 32TP; 8OT | 5,5 | 2325 |
Estágio III | CTO | Semestral | 434 | 10T; 251E; 18OT | 15,5 | 2326 |
4º Ano
Unidade Curricular | Área científica | Tipo | Total de horas | Horas de contacto | Créditos | Código |
Investigação Aplicada em Terapia Ocupacional | MI | Anual | 210 | 10T; 10TP; 40TC; 22OT | 7,5 | 2410 |
Temas Aprofundados em Terapia Ocupacional II | CTO | Semestral | 112 | 36S; 8OT | 4 | 2411 |
Organização e Gestão | OG | Semestral | 70 | 20TP | 2,5 | 2412 |
Estágio IV | CTO | Anual | 1176 | 12T; 700E; 50OT | 42 | 2413 |
Novas Abordagens em Terapia Ocupacional II | CTO | Semestral | 112 | 40S; 4OT | 4 | 2414 |
Testemunho
“O prestígio em torno desta escola de ensino superior é muito importante para arranjar emprego. Em alguns casos, é requisito obrigatório ser licenciada/o pela ESSA”. – Diana Silva, licenciada em Terapia Ocupacional
Vídeo de testemunhos da ESSAlcoitão.
Veja o vídeo da ESSAlcoitão sobre Terapia Ocupacional, com os testemunhos de Diana Ramos e Ana Rita Henriques.