Sobre nós

Estabelecimento privado de ensino superior politécnico, instituído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML)

Entrada da escola
Relvado nas traseiras da escola
fachada da escola
espaço da biblioteca
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A Escola Pioneira de Referência

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A ESSALCOITÃO é uma referência em ensino superior na área da saúde humana, com foco em reabilitação física, funcional e em saúde mental. Formamos profissionais de excelência, impulsionamos pesquisa e desenvolvimento, e colaboramos com universidades de prestígio, municípios e organizações da sociedade civil para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão ( ESSALCOITÃO), instituída pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), é um Estabelecimento de Ensino Superior Particular, pioneiro em Portugal na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala, sendo desde a sua constituição a Escola de referência neste domínio. Leciona os Cursos de licenciatura em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, e possui formação pós-graduada, cujos planos de estudo estão adaptados ao Processo de Bolonha, a partir do ano letivo 2008-2009. O seu ensino tem sido sempre pautado por elevados padrões de qualidade, aceites internacionalmente, e caracterizado por um equilíbrio entre as componentes académica e prática, desde o primeiro ano dos cursos. Integra mais de 500 alunos e possui um corpo docente com cerca de 100 académicos, e profissionais de saúde, entre os mais qualificados a nível nacional. A ESSALCOITÃO resultou da conversão, em 1994, da Escola de Reabilitação (ERA), criada em 1966, a qual deu continuidade aos cursos de formação, no domínio da reabilitação que surgiram em Portugal em 1957.

A ESSALCOITÃO projeta-se como uma instituição de ensino superior capacitada para ter um papel de relevo na área da saúde humana, sendo modelar no domínio da formação de profissionais em reabilitação física, funcional e em saúde mental, bem como capaz de conceber e estabelecer programas de formação inovadores em política e ação social.

A ESSALCOITÃO perspetiva-se como parceira de universidades prestigiadas, nacionais e estrangeiras, complementando-as com as suas áreas de saber e com elas construindo programas de investigação e desenvolvimento.

A ESSALCOITÃO entende prosseguir as suas múltiplas colaborações com municípios e organizações da sociedade civil aprofundando a sua ação na comunidade, promovendo a saúde pública na prevenção e solução das situações passíveis de reabilitação social.

De acordo com a Portaria nº 22034 de 4 de Junho de 1966, do Ministério da Saúde e Assistência, as razões para a criação da então Escola de Reabilitação do Alcoitão, do Centro de Medicina de Reabilitação, prendem-se por um lado com a entrada em funcionamento do próprio Centro de Medicina de Reabilitação da SCML, e por outro com a existência de um plano estabelecido para os serviços de reabilitação, a nível nacional, que exigia a formação de pessoal técnico devidamente especializado. Esta Portaria refere ainda que “… o Centro de Medicina de Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa reúne, neste momento, condições únicas para nele serem professados os cursos e realizados os estágios exigidos para a formação de pessoal técnico especializado em reabilitação, condições que devem ser aproveitadas desde já, aliás em continuação do esforço feito pela Santa Casa na do pessoal com que vai abrir o Centro de que teve a iniciativa”.

Este diploma legal, além de autorizar a SCML a criar uma escola de reabilitação, no seu Centro de Medicina de Reabilitação, em Alcoitão, acrescenta “aos dois grupos de técnicos e auxiliares dos serviços clínicos referidos na Portaria 18523, de 12 de Junho de 1961, um terceiro grupo, que abrange pessoal técnico de reabilitação, do qual fazem parte os fisioterapeutas, os terapeutas ocupacionais e os terapeutas da fala, habilitados com os curso correspondentes”.

A Escola de Reabilitação foi pioneira na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala, vindo dessa forma suprir a lacuna a nível nacional da formação destes profissionais, que só a partir do início da década de 80, passaram a ser formados, de forma regular, noutras Escolas em Portugal.

Em 1994, aquando da sua passagem a instituição de ensino superior, existiam apenas quatro escolas com formação de fisioterapeutas, e duas com formação de Terapeutas Ocupacionais e de Terapeutas da Fala.

O número de escolas com cursos nestas áreas foi progressivamente aumentando, verificando-se dez anos depois um aumento substancial do número de escolas concorrentes, sobretudo a nível da Fisioterapia e da Terapia da Fala, e mais recentemente a nível da Terapia Ocupacional, o que faz com que a ESSA, apesar de continuar a assumir-se como escola de referência, de âmbito nacional, acabe por ver a sua base de recrutamento de candidatos tornar-se cada vez mais regional.

Uma Escola de Ensino Superior deverá ter uma estrutura adequada, baseada nuns Estatutos que contenham as regras essenciais definidas pelo Ministério e as premissas suficientes que possibilitem um desenvolvimento adequado ao quadro social e às suas capacidades específicas. Uma Escola de Ensino Superior privada deverá ter um corpo docente próprio, de reconhecida qualidade, com iniciativa, dedicado, competente, inovador, estabilizado numa carreira definida, com capacidade de atrair os melhores profissionais como docentes convidados e com eles estabelecer laços duradouros em equipes de formação, investigação e de intervenção na comunidade, que sejam razão de atração dos alunos mais ambiciosos e mais bem classificados.

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão procura reunir as premissas referidas. Agora dotada de novos Estatutos, com um Estatuto de Carreira Docente, com uma notoriedade alicerçada num núcleo de Professores de reconhecida competência nacional e internacional, com uma ligação histórica ao mais prestigiado hospital de reabilitação do País, a ESSALCOITÃO, malgrado a sua reduzida dimensão, reúne condições para continuar a desenvolver-se e a ser líder nas suas áreas de saber.

Sumariamente, são vetores estratégicos de ação em curso e a desenvolver:

  1. Consolidar as licenciaturas e mestrados.
  2. Fortalecer a oferta de formações Pós-Graduadas, que não atribuem grau académico:
    • Para os seus públicos específicos, profissionais em terapias da fala, terapia ocupacional e fisioterapia, e para outros profissionais de Saúde, designadamente em parceria com Instituições do Ensino superior público, social e privado, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL, Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa-Lisboa, ESSCVP-Lisboa e Escola Superior de Saúde Egas Moniz, bem como com cursos abertos a todos os interessados, licenciados, que possuam as habilitações exigidas,  prosseguindo a atividade do financiamento PRR Impulso Adultos “Lifelong Health Education”, nos próximos três anos letivos.
  3. Reativar o Departamento de Política e Ação Social, quer prosseguindo a oferta de formações pós-graduadas não conferentes de grau iniciada no corrente ano, quer prosseguindo o aprofundar de parceria para abertura de licenciaturas nesta área de saber;
  4. Fortalecer e Desenvolver a Investigação Científica, designadamente com a criação de um novo departamento, o Departamento de Investigação, Saúde e Sociedade, pelo estabelecimento de um Centro de Investigação em Reabilitação, em parceria com uma Universidade, e pela criação de um Centro Académico e Clínico;
  5. Intervir na Comunidade;
  6. Alargar e consolidar a Internacionalização;
  7. Instituir um Programa de Doutoramento em Ciências da Reabilitação, em parceria com uma Universidade;
  8. Oferecer formações originais a novos públicos.

3.907

m2 área

1.120

m2 área útil

20

espaços letivos

Edifício

O edifício que a ESSALCOITÃO possui é um Edifício Classificado e a Escola está a funcionar neste local desde 1979. Inicialmente (1966) foi planeado como Lar residencial para apoio aos funcionários do Centro de Medicina de Reabilitação (CMR) e aos alunos da então Escola de Reabilitação, a qual funcionava no próprio edifício do CMR. Na atual gestão dos espaços, em particular na parte letiva, privilegiou-se a sua funcionalidade e polivalência.

Sala de Informática

10 postos de trabalho

Centro de Recursos Educativos

23 postos de leitura e base de dados da Escola acessível via internet

Sala de estudo

Capacidade para 20 pessoas e equipada com 11 computadores

Balneários

Com duche e cacifos para aulas práticas

Salas de reuniões

Para orgãos colegiais e docentes

Bar

Com 80 lugares sentados
(aberto a partir de setembro)

Serviços

A ESSALCOITÃO dispõe de um conjunto de serviços que atuam de forma integrada, com intervenção em diferentes áreas específicas, permitindo uma elevada eficiência na satisfação das necessidades do nosso público-alvo, os quais procuram na ESSALCOITÃO respostas com garantia de qualidade ao nível da educação.

A Secretária Executiva dirige as unidades funcionais sob a hierarquia do Diretor e do Conselho de Gestão.

Acompanhamento à chegada e ao longo do curso / Aconselhamento pedagógico e social / Desenvolvimento de Projetos

Coordenadora: Dr.ª Ana Cristina Calado

Biblioteca / Arquivo

  • Mestre Alexandra Pinto | Coordenadora
  • Denise Rebelo

Coordenação de Programas Internacionais (Erasmus+) e de parcerias nacionais e internacionais / Difusão da imagem e da marca «ESSAlcoitão» / Coordenação e gestão dos conteúdos e da dinâmica do Website e Redes Sociais da ESSAlcoitão / Promoção da Escola no exterior e a nível interno / Marketing e Comunicação

  • Dr. João Paulo Rodrigues | Coordenador
  • Dr.ª Ana Sofia Pedro | Especialista em Comunicação e Multimédia
  • Dr.ª Beatriz Marques | Especialista em Comunicação e Multimédia

Contacto: geic@essa.scml.pt

Secretaria de Alunos e Expediente Académico / Expediente Geral e Arquivo / Pessoal

  • Mestre Joana Cruz | Diretora
  • Dr.ª Sónia Aguiar | Técnica Administrativa
  • Rosa Bastos | Técnica Administrativa
  • Cátia Paiva

Conservação e manutenção de Activos / Aprovisionamento / Apoio Geral / Central Telefónica / Reprografia

  • Manuel Pires | Diretor
  • Ana Maria Caetano | Aprovisionamentos
  • Fernanda Reis | Apoio
  • Jorge Silva | Reprografia
  • José Calado | Apoio
  • Maria Araújo | Apoio

Concepção e Análise de aplicações / Apoio a Utilizadores / Sala de Informática de Alunos

  • Dr. Tiago Adriano | Diretor de Núcleo
  • Dr. Henrique Coelho | Informático

Vogal do Conselho de Gestão: Dr. Manuel Portugal Lage

Tesouraria / Contabilidade Patrimonial / Contabilidade Analítica / Fundos Externos

  • Dr. José António Fernandes | Diretor de Núcleo
  • Sandra Sofia Castro
  • Susana Caturra

Laboratórios

Dinamómetro isocinético computadorizado no Laboratório de Fisioterapia
Seis laboratórios e espaços letivos especializados
  • Laboratório de Avaliação em Fisioterapia I
  • Laboratório de Avaliação em Fisioterapia II
  • Laboratório de Fala
  • Laboratório de Desempenho Ocupacional I
  • Laboratório de Desempenho Ocupacional II
  • Sala para aulas práticas, de utilização múltipla, com características laboratoriais

Diversidade e abragência nos Protocolos de Cooperação

A ESSALCOITÃO possui protocolos de cooperação com Universidades e Escolas de Ensino Superior Politécnico, públicas e privadas e a nível europeu garantindo aos seus alunos o apoio complementar a nível docente e de recursos laboratoriais e bibliográficos. Sendo detentora da Carta Universitária Erasmus possui acordos bilaterais com diversas Universidades Europeias o que lhe possibilita enviar e receber alunos e docentes em programas de mobilidade. No sentido de proporcionar uma adequada ligação aos campos de exercício profissional, para além da forte ligação ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, e de outros serviços de saúde da SCML, a ESSALCOITÃO possui ainda protocolos com mais de uma centena de instituições de saúde e educação garantindo aos seus alunos a oferta de uma vasta experiência prática.

Excelência na documentação e arquivo documental

De sublinhar que a ESSALCOITÃO detém ainda uma Biblioteca e Centro de Documentação, especializado nas suas áreas de ensino, que tem sido reconhecido como um dos melhor apetrechados do país. Em complemento, os alunos têm igualmente acesso à Biblioteca do Centro de Medicina de Reabilitação.

A integração sensorial é o processo neurológico que organiza a informação proveniente do nosso corpo e do mundo que nos rodeia, de modo a usá-la no dia-a-dia. Inclui a perceção, a modulação e a integração da informação sensorial, proveniente de todos os recetores sensoriais (Schaaf et al., 2014), sendo variável de indivíduo para indivíduo. Se o cérebro não conseguir integrar devidamente as sensações, existirão maiores dificuldades e será necessário um maior esforço para obter uma resposta adaptativa face aos inputs sensoriais (Ayres et al., 2005).

A integração sensorial é o processo neurológico que organiza a informação proveniente do nosso corpo e do mundo que nos rodeia, de modo a usá-la no dia-a-dia. Inclui a perceção, a modulação e a integração da informação sensorial, proveniente de todos os recetores sensoriais (Schaaf et al., 2014), sendo variável de indivíduo para indivíduo. Se o cérebro não conseguir integrar devidamente as sensações, existirão maiores dificuldades e será necessário um maior esforço para obter uma resposta adaptativa face aos inputs sensoriais (Ayres et al., 2005).

A dimensão das turmas é reduzida sendo, nas aulas teóricas, no máximo de 60 alunos, no caso da Fisioterapia, e de 40 nos restantes cursos. As componentes práticas do curso obrigam a um grande número de desdobramentos das turmas, pelo que o número de espaços letivos em utilização simultânea é bastante elevado.