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Enquadramento
“There is no health without mental health” (WHO, 2001).
“A saúde e o desenvolvimento ideais da pre-concepção à idade adulta são cruciais para o florescimento humano e formação de capital humano.” (Black et al., 2022).
“Uma saúde mental sã fornece uma fundação essencial de estabilidade que suporta todos os outros aspetos do desenvolvimento humano – do formação de amizades e a capacidade de lidar com adversidade até à alcance do sucesso na escola, trabalho e vida comunitária.”
“A evidência científica é clara: problemas de saúde mental significativos podem e ocorrem em crianças pequenas. Em alguns casos, estes problemas podem ter consequências graves para a aprendizagem, competência social, e até mesmo saúde ao longo da vida.” (Center on the Developing Child at Harvard University,2022).
“Os Terapeutas Ocupacionais contribuem para a identificação dos primeiros sinais de doença mental. Os Terapeutas Ocupacionais promovem a saúde mental em todos os ambientes onde as crianças brincam, crescem, e aprendem”. (AOTA, 2017)
Destinatários
Informações
- Abordar a Saúde Mental Infantil desde a nascença até à adolescência/transição para a vida adulta, considerando a neurodiversidade, processos inerentes, intervenientes e contextos ocupacionais.
- Abordar a Saúde Mental Infantil enquadrada na Ciência Ocupacional e abordagem da Terapia Ocupacional (avaliação, intervenção e abordagens diferenciadores), assim como o Terapeuta Ocupacional enquadrado na equipa multi/transdiciplinar e como gestor de caso.
- Abordar quadros de referência de impacto para a Saúde Mental.
- Atualizar o conhecimento teórico-prático sobre Ciência Ocupacional, Desenvolvimento Infantil e seus processos e seu impacto na Saúde Mental Infantil, Neurodiversidade.
- Relacionar os diferentes contextos ocupacionais e seus intervenientes, na Saúde Mental Infantil;
- Compreender a unicidade/especificidade da abordagem da Terapia Ocupacional na Saúde Mental Infantil, através do raciocínio clínico baseado na evidência, no que concerne à avaliação, intervenção e ao papel diferenciador do Terapeuta Ocupacional;
- Ser capaz de interligar, com base no raciocínio clínico especializado da Terapia Ocupacional, as várias abordagens diferenciadoras apresentadas;
- Identificar aspetos de quadros de referência de impacto em Saúde Mental Infantil para a promoção da mesma, enquadrando-os na abordagem da Terapia Ocupacional.
Marta Figueiredo, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional, Professor Adjunto convidado;
Isabel Ferreira, Doutora em Psicologia Social, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional, Professor Adjunto.
- Lisette Farias, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (Karolinska Institute, Sweden)
- José Boavida, MD, Professor adjunto convidado (Eurylaid Portugal)
- Inês Pinto, MD, Professor adjunto convidado (Hospital Beatriz Angelo, Portugal)
- Sónia Fernandes, Psi, Professor adjunto convidado (Hospital Beatriz Angelo, Portugal)
- Ana Andrade, TO, Professor adjunto convidado (Hospital Fernando da Fonseca, Portugal)
- Joana Marau, Psi, Professor adjunto convidado (Hospital Fernando da Fonseca, Portugal)
- Mafalda Correia, TO, Professora Adjunto convidado (Hospital Beatriz Angelo, Dept. Psiquiatria e Saude Mental – Pedopsiquiatria)
- Debbie Kramer-Roy, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (Amsterdam University of Applied Sciences, The Netherlands)
- Estibaliz Jimenez, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (Facultad Padre Ossó, España)
- Michelle Bergin, TO, Professor adjunto convidado (University College Cork, Ireland)
- Panagiotis Siaperas, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (AMC Metropolitan College, Greece)
- Marta Figueiredo, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional , Professor Adjunto convidado (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal)
- Isabel Ferreira, Doutora em Psicologia Social, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional , Professor Adjunto (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal)
- Nazaré Loureiro, Psi
- Cristina Palhares (ANEIS)
- Plenário e Apresentação da Pós Graduação
- Ciência Ocupacional e Saúde Mental Infantil e Juvenil
- Introdução ao Estudo de Caso e Metodologia de Avaliação
- Avaliação e Intervenção em Terapia Ocupacional
- Avaliação da Terapia Ocupacional em neurodiversidade e saúde mental infantil e juvenil
- Intervenção da Terapia Ocupacional em neurodiversid ade e saúde mental infantil e juvenil
- Abordagens Diferenciadoras em Terapia Ocupacional
- Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional no Contexto Escolar
- Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional em Contextos Desfavorecidos
- Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Inclusão socio espacial na comunidade através do Brincar ao Ar Livre
- Avaliação e Intervenção em Terapia Ocupacional
- Métodos de Pesquisa e Tratamento de Dados
- O Terapeuta Ocupacional na Equipa e Quadros de Referência
- O Terapeuta Ocupacional como gestor de caso e na equipa multi/transdisciplinar
- IDEAS Impact FrameworkTM
- O Terapeuta Ocupacional na Equipa e Quadros de Referência
- Objetivos Terapêuticos: desenvolvimento e avaliação
- Parceiros e Contextos
- Família e Escola Clientes Indiretos
- Crescer na Adversidade: o impacto dos contextos de vida
- Parceiros e Contextos
- A importância da Bibliografi a em Investigação
- Desenvolvimento Infantil e da Adolescência e seus processos
- (Early) Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental Neurodiversidade: neurotipico, neurodivergente
- Adolescência
- Círculo de Segurança (COS) aplicação clínica do conceito de vinculação na intervenção na infância e adolescência
- Desenvolvimento Infantil e da Adolescência e seus processos
- Estudo de Caso (formato artigo)
MÓDULOS DISPONÍVEIS PARA TERAPEUTAS OCUPACIONAIS | PDF 81 KB
Apresentação da Candidatura: até 31 de outubro de 2023
Seleção e Seriação: a definir
Afixação dos resultados: a definir
Reclamações: a definir
Decisão sobre as reclamações: a definir
Matrículas e Inscrições: 1 de novembro de 2023
Início das aulas: 25 de novembro de 2023
Curso de Pós-graduação completo financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em regulamento.
No âmbito do Programa Impulso Adultos, a atribuição da Bolsa* de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
- Idade mínima de 18 anos;
- Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
- Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso;
- Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
- Aproveitamento no curso através de avaliação.
A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução. A desistência do curso isenta o direito de atribuição de bolsa.
Condições de acesso
176 horas / 36 ECTS (European Credit Transfer System)
O curso funcionará com um mínimo de 20 e um máximo de 25 inscrições.
A seriação será realizada segundo a ordem de inscrição e matrícula até ao término das vagas. O curso só se realizará se o número mínimo de vagas for preenchido.
- Propinas: 1400€
- Candidatura: 50€
- Até 15 de outubro de 2023: 500€
- Até 15 de novembro de 2023: 450€
- Até 15 de dezembro de 2023: 450€
Curso com direito a atribuição de Bolsa a 100% – Consulte os pré-requisitos;
Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de candidatura (50 €).
Contactos, local e horário
Local e horário
Online e na ESSAlcoitão (formato B-Learning)
- Sextas-feiras das 18h30 às 21h30
- Sábados das 09h00 às 17h00
Podendo ocorrer ocasionalmente alterações pontuais, que serão informadas previamente. Alguns módulos serão lecionados em língua inglesa e em língua espanhola.