pós-graduação Finalizadas

Saúde Mental Infantil e Juvenil

25 de novembro de 2023 até 2024
2023/2024 | 1.ª EDIÇÃO | PRR - 2021/2026

Os Terapeutas Ocupacionais contribuem para a identificação dos primeiros sinais de doença mental.

Desenho de flores de uma criança

Enquadramento

“There is no health without mental health” (WHO, 2001).

“A saúde e o desenvolvimento ideais da pre-concepção à idade adulta são cruciais para o florescimento humano e formação de capital humano.” (Black et al., 2022).

“Uma saúde mental sã fornece uma fundação essencial de estabilidade que suporta todos os outros aspetos do desenvolvimento humano – do formação de amizades e a capacidade de lidar com adversidade até à alcance do sucesso na escola, trabalho e vida comunitária.”

“A evidência científica é clara: problemas de saúde mental significativos podem e ocorrem em crianças pequenas. Em alguns casos, estes problemas podem ter consequências graves para a aprendizagem, competência social, e até mesmo saúde ao longo da vida.” (Center on the Developing Child at Harvard University,2022).

“Os Terapeutas Ocupacionais contribuem para a identificação dos primeiros sinais de doença mental. Os Terapeutas Ocupacionais promovem a saúde mental em todos os ambientes onde as crianças brincam, crescem, e aprendem”. (AOTA, 2017)

Destinatários

Terapeutas ocupacionais e profissionais de Saúde, de Educação e do Serviço Social, alunos do 4.º ano da licenciatura de Terapia Ocupacional

Informações

  • Abordar a Saúde Mental Infantil desde a nascença até à adolescência/transição para a vida adulta, considerando a neurodiversidade, processos inerentes, intervenientes e contextos ocupacionais.
  • Abordar a Saúde Mental Infantil enquadrada na Ciência Ocupacional e abordagem da Terapia Ocupacional (avaliação, intervenção e abordagens diferenciadores), assim como o Terapeuta Ocupacional enquadrado na equipa multi/transdiciplinar e como gestor de caso.
  • Abordar quadros de referência de impacto para a Saúde Mental.
  • Atualizar o conhecimento teórico-prático sobre Ciência Ocupacional, Desenvolvimento Infantil e seus processos e seu impacto na Saúde Mental Infantil, Neurodiversidade.
  • Relacionar os diferentes contextos ocupacionais e seus intervenientes, na Saúde Mental Infantil;
  • Compreender a unicidade/especificidade da abordagem da Terapia Ocupacional na Saúde Mental Infantil, através do raciocínio clínico baseado na evidência, no que concerne à avaliação, intervenção e ao papel diferenciador do Terapeuta Ocupacional;
  • Ser capaz de interligar, com base no raciocínio clínico especializado da Terapia Ocupacional, as várias abordagens diferenciadoras apresentadas;
  • Identificar aspetos de quadros de referência de impacto em Saúde Mental Infantil para a promoção da mesma, enquadrando-os na abordagem da Terapia Ocupacional.

Marta Figueiredo, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional, Professor Adjunto convidado;

Isabel Ferreira, Doutora em Psicologia Social, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional, Professor Adjunto.

  • Lisette Farias, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (Karolinska Institute, Sweden)
  • José Boavida, MD, Professor adjunto convidado (Eurylaid Portugal)
  • Inês Pinto, MD, Professor adjunto convidado (Hospital Beatriz Angelo, Portugal)
  • Sónia Fernandes, Psi, Professor adjunto convidado (Hospital Beatriz Angelo, Portugal)
  • Ana Andrade, TO, Professor adjunto convidado (Hospital Fernando da Fonseca, Portugal)
  • Joana Marau, Psi, Professor adjunto convidado (Hospital Fernando da Fonseca, Portugal)
  • Mafalda Correia, TO, Professora Adjunto convidado (Hospital Beatriz Angelo, Dept. Psiquiatria e Saude Mental – Pedopsiquiatria)
  • Debbie Kramer-Roy, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (Amsterdam University of Applied Sciences, The Netherlands)
  • Estibaliz Jimenez, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (Facultad Padre Ossó, España)
  • Michelle Bergin, TO, Professor adjunto convidado (University College Cork, Ireland)
  • Panagiotis Siaperas, TO, PhD, Professor Coordenador convidado (AMC Metropolitan College, Greece)
  • Marta Figueiredo, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional , Professor Adjunto convidado (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal)
  • Isabel Ferreira, Doutora em Psicologia Social, Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional , Professor Adjunto (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal)
  • Nazaré Loureiro, Psi
  • Cristina Palhares (ANEIS)
  • Plenário e Apresentação da Pós Graduação
    • Ciência Ocupacional e Saúde Mental Infantil e Juvenil
  • Introdução ao Estudo de Caso e Metodologia de Avaliação
    • Avaliação e Intervenção em Terapia Ocupacional
      • Avaliação da Terapia Ocupacional em neurodiversidade e saúde mental infantil e juvenil
      • Intervenção da Terapia Ocupacional em neurodiversid ade e saúde mental infantil e juvenil
    • Abordagens Diferenciadoras em Terapia Ocupacional
      • Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional no Contexto Escolar
      • Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional em Contextos Desfavorecidos
      • Abordagens Diferenciadoras na Terapia Ocupacional: Inclusão socio espacial na comunidade através do Brincar ao Ar Livre
  • Métodos de Pesquisa e Tratamento de Dados
    • O Terapeuta Ocupacional na Equipa e Quadros de Referência
      • O Terapeuta Ocupacional como gestor de caso e na equipa multi/transdisciplinar
      • IDEAS Impact FrameworkTM
  • Objetivos Terapêuticos: desenvolvimento e avaliação
    • Parceiros e Contextos
      • Família e Escola Clientes Indiretos
      • Crescer na Adversidade: o impacto dos contextos de vida
  • A importância da Bibliografi a em Investigação
    • Desenvolvimento Infantil e da Adolescência e seus processos
      • (Early) Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental Neurodiversidade: neurotipico, neurodivergente
      •  Adolescência
      • Círculo de Segurança (COS) aplicação clínica do conceito de vinculação na intervenção na infância e adolescência
  • Estudo de Caso (formato artigo)

 

MÓDULOS DISPONÍVEIS PARA TERAPEUTAS OCUPACIONAIS | PDF 81 KB

MÓDULOS DISPONÍVEIS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, DE EDUCAÇÃO E DO SERVIÇO SOCIAL, ALUNOS DO 4º. ANO DA LICENCIATURA EM TERAPIA OCUPACIONAL | PDF 83 KB

Apresentação da Candidatura: até 31 de outubro de 2023

Seleção e Seriação: a definir

Afixação dos resultados: a definir

Reclamações: a definir

Decisão sobre as reclamações: a definir

Matrículas e Inscrições: 1 de novembro de 2023

Início das aulas: 25 de novembro de 2023

Curso de Pós-graduação completo financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em regulamento.

No âmbito do Programa Impulso Adultos, a atribuição da Bolsa* de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Idade mínima de 18 anos;
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso;
  • Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
  • Aproveitamento no curso através de avaliação.
palavra INFO em ecrã de telemóvel
informação

A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução. A desistência do curso isenta o direito de atribuição de bolsa.

Condições de acesso

Início das aulas
25 de novembro de 2023 até 2024
Data de candidatura
Até 31 de outubro de 2023
Data de inscrição / Matrícula
1 de novembro de 2023
Número de créditos a atribuir

176 horas / 36 ECTS (European Credit Transfer System)

Vagas

O curso funcionará com um mínimo de 20 e um máximo de 25 inscrições.

A seriação será realizada segundo a ordem de inscrição e matrícula até ao término das vagas. O curso só se realizará se o número mínimo de vagas for preenchido.

Propinas e modalidades de pagamento *
  • Propinas: 1400€
  • Candidatura: 50€
Plano de pagamentos
  • Até 15 de outubro de 2023: 500€
  • Até 15 de novembro de 2023: 450€
  • Até 15 de dezembro de 2023: 450€
*

Curso com direito a atribuição de Bolsa a 100% – Consulte os pré-requisitos;

*

Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de candidatura (50 €).

Contactos, local e horário

Secretariado da Pós-graduação: Anizabel Silva

anizabel.silva@scml.pt

+351 214 607 466

Local e horário

Online e na ESSAlcoitão (formato B-Learning)

  • Sextas-feiras das 18h30 às 21h30
  • Sábados das 09h00 às 17h00

Podendo ocorrer ocasionalmente alterações pontuais, que serão informadas previamente. Alguns módulos serão lecionados em língua inglesa e em língua espanhola.

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia