pós-graduação Finalizadas

Formação para Executivos de estruturas residenciais para pessoas idosas

18 de novembro de 2022 a 4 de março de 2023
2022/2023 | 1.ª EDIÇÃO | PRR - 2021/2026

Requalificação e a aquisição de novas competências e conhecimentos para profissionais integrados em estruturas residenciais para pessoas idosas.

casal idoso de braço dado

Enquadramento

O Curso integra três áreas de conhecimento: Ciências sociais, gestão e liderança e saúde.

Destinatários

Diretores de equipamentos e/ou licenciados nas áreas das ciências sociais ou da saúde

Informações

Esta Pós-Graduação tem como objetivo a requalificação e a aquisição de novas competências e conhecimentos para profissionais integrados em estruturas residenciais para pessoas idosas. O elemento central deste curso é promover a capacidade de mobilização e articulação dos conteúdos tratados nas sessões e a sua operacionalização, através de um trabalho final (hackathon), escolhido pelos alunos (individual ou em grupo).O tema deve interligar-se com uma problemática identificada, em contexto social e organizacional.

Não aplicável.

Jorge Torgal, Médico, Professor Catedrático, PhD

O corpo docente é composto por docentes das unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa:

  • Faculdade de Ciências Médicas / Nova Medical School (NMS/FCM)
  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)
  • A NOVA Information Management School (NOVA IMS)

I – Módulo – Envelhecimento e Saúde (20h)

NOVAFCSH

Docente: Ana Paula Gil

Objetivos de Aprendizagem: O 1º módulo pretende dotar os formandos de competências, conhecimentos que lhe permitam situar as questões relacionadas com as alterações demográficas e epidemiológicas, contextualizando os vários paradigmas em torno do envelhecimento e da saúde no contexto das mudanças sociais e organizacionais. Este módulo pretende também analisar criticamente as questões relacionadas com a qualidade da prestação e a monitorização dos cuidados.

  • Dinâmicas especificas das populações humanas: modelos e processos de transição demográfica e epidemiológica
  • Retratos da população que reside em estruturas residenciais para pessoas idosas em Portugal
  • A medicalização das sociedades contemporâneas – o caso do envelhecimento
    • Modelo biomédico da doença e a sua crítica
    • Representações, práticas e crenças
    • Um modelo de orientação salutogénica: do envelhecimento ativo ao saudável
  • A problemática da prestação de cuidados como eixo central das políticas públicas
    • Diferenças conceituais em torno dos cuidados
    • Abordagem psicossociológica do sistema de cuidados
    • Análise critica dos modelos e instrumentos de avaliação da qualidade

 


II – Módulo – Tomada de Decisão baseada em dados (20h)

NOVA IMS

Docente: Roberto Henriques e José Carlos Caiado

Objetivos gerais: A gestão estratégica é um instrumento fundamental na gestão das organizações. Uma gestão efetiva implica que a organização baseia a tomada de decisão e o planejamento estratégico na recolha  e na análise de dados e não apenas na experiência.

O volume e qualidade dos dados existentes hoje em dia, tornam vital o seu uso para o apoio na tomada de decisão. Este curso, apresentará ao aluno uma introdução à gestão estratégica, ao planeamento e sua definição com base em dados.. O aluno aprenderá por que os dados são importantes e a sua evolução até ao “Big Data”. Será partilhado com o aluno a estrutura e ferramentas e principais técnicas para executar uma análise de dados permitindo uma tomada de decisão informada.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Salientar a importância da gestão estratégica para a sustentabilidade de uma organização social
  • Definir objectivos precisos e claros para a atividade global da organização considerando a estratégiadefinida.
  • Compreender as principais tarefas de data decision making
  • Usar diferentes ferramentas de visualização para explorar os dados;
  • Organizar e implementar um processo de clustering
  • Demonstrar capacidade para aplicar técnicas de machine learning na resolução de problemas

 


III – Módulo Autonomia e envelhecimento (20h)

NOVAFCSH

Docente: Patrícia Paquete (Humanamente)

Objetivos de Aprendizagem: Dotar os participantes de novos conhecimentos sobre a autodeterminação e autonomia das pessoas mais velhas, contribuindo para uma mudança de paradigma na área da prestação de cuidados, onde é possível a reflexão sobre as crenças idadistas e sobre as práticas baseadas num modelo assistencialista que já não serve às novas gerações de pessoas mais velhas. Promover a reflexão e a discussão em grupo sobre as novas formas de encarar o cliente das ERPI enquanto um cidadão, respeitando a sua autonomia e promovendo-a, através da (re)adaptação dos contextos

  • Conceitos e autonomia/dependência/capacidade/empoderamento
  • Envelhecimento patológico vs envellhecimento normal a demência vs alterações cognitivas decorrentes do envelhecimento)
  • Conceito de idadismo /estigma/preconceito
  • O idadismo e sua relação com a violência institucional
  • Conceito de contexto físico e relacional e a sua influência na autonomia e capacidade das pessoas mais velhas
  • O Estatuto do maior acompanhado – implicações para a prática
  • O Estatuto do cuidador informal – implicações para a prática

 


IV – Módulo Inovação Social e Design Thinking (20h)

NOVA IMS

Docente: Guilherme Victorino

Objetivos gerais: Este curso apresenta aos alunos o Design Thinking, abordagem assistemática à inovação e solução criativa de problemas que pode ser usada em muitas disciplinas. O Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação e solução de problemas e um processo de imersão em um espaço de problema, pensando criativamente em torno da dor pontos e áreas de oportunidade, em seguida, prototipagem iterativa de soluções totalmente novas. O Design Thinking tornou-se uma abordagem poderosa para enfrentar desafios complexos a nível empresarial, social e cultural e também para inovar a cultura corporativa em startups, PME ou grandes corporações.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Explicar os métodos, processos e aspectos-chave do design thinking
  • Investigar problemas, desenvolver métodos de pesquisa qualitativa e sintetizar resultados como uma plataforma para criar soluções
  • Desenvolver uma abordagem mais profunda e mais compreensão holística dos usuários e de suas necessidades, motivações e comportamentos
  • Participar e liderar a inovação em um ambiente colaborativo em equipes multidisciplinares
  • Dominar o pensamento criativo e a resolução de problemas
  • Aprender com o fracasso: a inovação envolve assumir riscos e tentar coisas novas.

 


V Módulo – Liderança e gestão de pessoas (20h)

NOVA IMS

Docente: Gustavo Madeira

Objetivos gerais: Hoje em dia, gerir pessoas e mais especificamente liderar indivíduos bem informados e exigentes, torna-se cada vez mais complexa e, portanto, mais desafiante. Este curso visa enriquecer gestores experientes, permitindo-lhes compreender melhor os desafios da gestão de equipas e liderança.

A gestão inadequada de pessoas pode inviabilizar um projeto ou organização bem estruturada. Somente uma liderança bem treinada e capaz, e uma gestão de pessoas adequada, permitirão que as pessoas se comprometam e cumpram uma missão de projeto comum.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Compreender a importância da motivação e da comunicação a nível individual e a nível organizacional;
  • Identificar o papel da inteligência emocional como resultado do autoconhecimento na Liderança;
  • Compreender o que significa Liderança;
  • Rever e discutir a importância da ética e dos valores (pessoais e organizacionais), como atributos da liderança;
  • Compreender a importância dos contextos nas suas várias dimensões (cultural, organizacional, nacional, etc.) no exercício da liderança.

 


VI Módulo – Cuidados de saúde da pessoa idosa (20h)

NOVA Medical School

Responsável: Ana Maria Rodrigues

Docentes: Ana Rodrigues, Nuno Mendonça, Sofia Santos

Objetivos de Aprendizagem: Este módulo tem por objetivo geral transmitir conceitos, conhecimentos e competências sobre a abordagem holística nos cuidados de saúde na pessoa idosa. No final deste módulo os alunos deverão ser capazes de caracterizar o envelhecimento biológico, identificar e caracterizar os síndromas geriátricos, reconhecer a importância da avaliação geriátrica global com foco em: funcionalidade da pessoa idosa, risco de quedas e estado nutricional. Por fim, deverão conseguir esboçar um plano integrado de cuidados que envolva o sector social e de saúde e que possa ser implementado nas estruturas residenciais para pessoas idosas.

Organização dos Conteúdos:

Aulas Teóricas (8h)

  • Envelhecimento biológico
  • Síndromas geriátricos
  • Multimorbilidade e polifarmácia
  • Função física e risco de quedas na pessoa idosa
  • Avaliação nutricional e plano dietético da pessoa idosa
  • Avaliação geriátrica global conceito e aplicação
  • Plano integrado de cuidados- introdução
  • Plano integrado de cuidados- aspetos organizacionais

Aulas Teórico-práticas (8h)

Os alunos serão divididos em grupos de trabalho, será apresentado um case study que consistirá no desafio ao qual terão de encontrar uma solução. É esperado que neste exercício os alunos desenvolvam um plano de gestão e de alocação de serviços e recursos numa estrutura residencial para idosos que permita a implementação de um plano integrado de cuidado desenhado para o case study. (será pedido aos alunos que façam um pich do seu case study numa apresentação de 15 min).

Orientação Tutorial (4h)

Disponibilidade dos docentes para contacto com os alunos para discussão do trabalho do módulo e dos conteúdos da pós-graduação

 


VII – Módulo Aspetos psicológicos do envelhecimento (20h)

NOVAFCSH

Docente: Ana João Santos (INSA.IP)

Objetivos de Aprendizagem: O VI módulo pretende apresentar uma perspetiva ampla das principais teorias, evidência empírica e práticas da psicologia do envelhecimento a partir de diferentes dimensões (cognição, personalidade e saúde mental e bem-estar psicológico). Pretende-se que os formandos adquiram conhecimento e desenvolvam competências de reflexão crítica sobre os aspetos normativos e patológicos do desenvolvimento psicológico na idade adulta e que permitam, também através de exemplos práticos, considerar as suas implicações nas práticas institucionais.

  • Perspectivas e modelos teóricos do desenvolvimento do adulto e da pessoa idosa
    • Desenvolvimento ao longo do ciclo de vida
    • Individualidade e a pluralidade no envelhecimento
  • Desenvolvimento cognitivo e envelhecimento
    • Efeitos do envelhecimento no desempenho cognitivo
    • Alterações normativas e patológicas das funções cognitivas
  • Personalidade e processos de autorregulação
    • Personalidade e envelhecimento
    • Auto-regulação (emocional/desenvolvimental) na vida adulta
  • Saúde mental e bem-estar psicológico
    • Processos de transição-adaptação: stress e resiliência
    • Relações sociais na vida adulta
    • Distúrbios psicológicos na vida adulta

 


VIII – Modulo Final hackathon

(NMS/FSCH/Nova IMS)

Docente: Ana Paula Gil , Ana Rodrigues, Roberto Henriques

Início das aulas: 18 de novembro de 2022 a 4 de março de 2023

Data limite de inscrição/candidatura: 11 de novembro de 2022

Curso de Pós-graduação completo financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em regulamento.

No âmbito do Programa Impulso Adultos, a atribuição da Bolsa* de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento efetivo da taxa de inscrição e da propina;
  • Assiduidade maior ou igual a 90%;
  • Resultado da avaliação maior ou igual a 10,00/20 valores.
palavra INFO em ecrã de telemóvel
informação

A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução. A desistência do curso isenta o direito de atribuição de bolsa.

Condições de acesso

Início das aulas
18 de novembro de 2022 a 4 de março de 2023
Data de candidatura
N/A
Data de inscrição / Matrícula
22 a 28 de setembro de 2022
Número de créditos a atribuir

160 horas / 9 ECTS (European Credit Transfer System)

Vagas

O curso funcionará com máximo de 24 participantes.

A seriação será realizada segundo a ordem de inscrição e matrícula até ao término das vagas.

Propinas e modalidades de pagamento *
  • Propinas: 1150€
  • Candidatura: 50€
Plano de pagamentos
  • Até 15 de novembro de 2022: 575€
  • Até 15 de dezembro de 2022: 575€
*

Curso com direito a atribuição de Bolsa a 100% – Consulte os pré-requisitos;

*

Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de candidatura (50 €).

Contactos, local e horário

Secretariado da Pós-graduação: Anabela Gonçalves

anabela.sgoncalves@scml.pt

+351 214 607 567

Local e horário

Convento de São Pedro de Alcântara

  • Sextas-feiras das 14h30 às 18h00
  • Sábados das 10h00 às 13h00

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia