pós-graduação Em curso

Fisioterapia em Pediatria

19 de setembro de 2024 a 17 de maio de 2025
2024/2025 | 1.ª EDIÇÃO | PRR - 2021/2026

O papel do Fisioterapeuta na população pediátrica exige conhecimentos teórico-práticos e raciocínio clínico avançados que permitam abordar desde...

ilustração de mãos a segurar um bebé

Enquadramento

Na sociedade atual, a abordagem e resolução dos desafios inerentes ao desenvolvimento humano, particularmente durante o seu período de construção física e sensoriomotora, tornaram-se cada vez mais prementes e indispensáveis na prática clínica do Fisioterapeuta.

A pós-graduação Fisioterapia em Pediatria destina-se a fisioterapeutas que atuam ou aspiram trabalhar com a população pediátrica desde o nascimento até à adolescência, com desvios do desenvolvimento e distúrbios e/ou alterações nos diferentes sistemas de movimento (neurológico, músculo-esquelético e cardiorrespiratório).

O papel do Fisioterapeuta na população pediátrica exige conhecimentos teórico-práticos e raciocínio clínico avançados que permitam abordar desde as necessidades mais básicas, até às mais específicas da criança, adolescente e suas famílias/cuidadores, que impactam a qualidade de vida.

O Fisioterapeuta na Pediatria que abrange a intervenção desde o período neonatal até à adolescência (0-18 anos), abre um vasto leque de áreas de atuação. Os objetivos centram-se em desenvolver um raciocínio clínico avançado para as tomadas de decisão e de estratégias de avaliação/ intervenção personalizadas e cientificamente comprovadas, que maximizem o potencial funcional das crianças e dos adolescentes, levando em consideração o contexto familiar e comunitário específico. Através desta formação, o Fisioterapeuta terá a oportunidade de aprofundar conhecimentos teóricos e científicos, analisar cenários clínicos e aplicar práticas inovadoras.

Neste contexto, o Fisioterapeuta como membro de uma equipa multidisciplinar, desempenhará o papel fundamental de catalisador e facilitador na mudança de comportamentos na criança, adolescente e respetivas família/cuidadores, tendo por base uma abordagem colaborativa centrada na criança e adolescente/família /ou cuidadores.

O programa deste curso foi projetado por formadores com vasta experiência clínica e pedagógica, oferecendo uma viagem envolvente pelo universo da pediatria, com enfoque nos resultados. Baseia-se num paradigma que visa dotar o Fisioterapeuta de competências especializadas necessárias ao fisioterapeuta contemporâneo, apetrechando-o com ferramentas essenciais para uma prática clínica reflexiva, autónoma e informada pela evidência, atendendo às exigências atuais do mercado nacional e internacional.

Destinatários

Fisioterapeutas

Curso

  • Aprofundar o conhecimento sobre os processos de maturação, crescimento físico e desenvolvimento sensoriomotor típico;
  • Desenvolver competências de triagem/diagnóstico diferencial e identificação atempada de sinais de alerta, para a referenciação para outros profissionais especializados ou intervenção precoce;
  • Ampliar os conhecimentos teóricos de neurofisiologia dos sistemas de movimento, neurológico, músculo-esquelético e cardiorrespiratório na criança e adolescente;
  • Conhecer os modelos conceptuais na pediatria: CIF-CJ, dos 4 elementos do sistema de movimento e bioecológico de Bronfennbrenner;
  • Aprofundar a aplicação do processo de fisioterapia nas condições de saúde mais prevalentes na população pediátrica;
  • Dominar as técnicas e abordagens terapêuticas nas seguintes condições de saúde: Paralisia Cerebral, Doenças raras neurodegenerativas (atrofia muscular espinal e distrofia muscular de Duchenne), Paralisia neonatal do plexo braquial, Acidente Vascular Cerebral pediátrico, Torcicolo muscular congénito, Plagiocefalia, Pé equinovaro e metatarsus adductus congénito e Displasia de desenvolvimento da anca;
  • Aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre doenças oncológicas e no linfedema primário na população pediátrica;
  • Desenvolver um raciocínio clínico especializado, adaptado à complexidade particular das diferentes condições pediátricas;
  • Criar e implementar estratégias e planos de intervenção personalizados para cada criança/adolescente e família/cuidador, visando o seu potencial funcional máximo, centrados na participação social da criança e/ou adolescente com necessidades especiais em diferentes contextos específicos;
  • Desenvolver uma prática avançada e reflexiva informada pela evidência;
  • Desenvolver competências de comunicação e técnicas para orientar e ensinar pais/cuidadores, fornecendo estratégias de cuidados adaptadas às necessidades individuais em diferentes contextos da criança e adolescente;
  • Desenvolver uma prática colaborativa com outros membros da equipa multidisciplinar, centrada na criança/adolescente e na família/cuidador;
  • Capacitar para a avaliação e prescrição de produtos de apoio e tecnologias assistidas, maximizando os efeitos da intervenção clínica e promovendo a participação de crianças com necessidades especiais;
  • Conhecer a legislação vigente de aquisição e atribuição de produtos de apoio, que permita prescrever e orientar os pais/cuidadores;
  • Desenvolver competências clínicas adaptadas aos diferentes contextos de atuação do fisioterapeuta, incluindo hospitais, clínicas, escolas ou ambientes domiciliares.
  • Domínio dos processos de maturação e crescimento físico dos diferentes sistemas de movimento e do desenvolvimento sensoriomotor típico na infância e adolescência;
  • Capacidade para realizar triagens através da identificação atempada dos sinais de alerta, para a referenciação para outros profissionais especializados ou intervenção precoce;
  • Conhecimento avançado em neurofisiologia dos sistemas de movimento, neurológico, músculo-esquelético e cardiorrespiratório na criança e adolescente;
  • Capacidade de aplicar os modelos conceptuais na prática clínica em diferentes condições de saúde pediátricas;
  • Capacidade de aplicar o processo de fisioterapia completo, baseada nas condições de saúde mais prevalentes na população pediátrica;
  • Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre o tratamento de doenças oncológicas e linfedema primário e secundário em crianças e adolescentes;
  • Desenvolvimento de um raciocínio clínico especializado para avaliação e intervenção em diferentes condições de saúde pediátricas;
  • Capacidade de elaborar planos de intervenção personalizados e executar técnicas e abordagens terapêuticas em diferentes condições de saúde na população pediátrica; considerando os interesses e necessidades individuais de cada criança/adolescente e sua família/cuidadores;
  • Capacidade de desenvolver programas de tratamento que promovam a participação social nos diferentes contextos da criança/adolescente com necessidades especiais;
  • Capacidade de implementar uma prática reflexiva e baseada em evidências para a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados à criança e adolescente;
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes para orientar e educar pais/cuidadores sobre os cuidados específicos em diferentes contextos da criança/adolescente;
  • Capacidade de colaborar com outros profissionais de saúde, como membro efetivo de uma equipa multidisciplinar para garantir uma abordagem integrada e centrada na criança/adolescente e família/cuidador;
  • Capacidade para avaliar e prescrever produtos de apoio e tecnologias assistidas personalizadas, para a criança/adolescente com necessidades especiais;
  • Conhecimento da legislação relacionada à aquisição e atribuição de produtos de apoio para orientar os pais/cuidadores de forma adequada;
  • Desenvolvimento de capacidades práticas versáteis para atuar em diversos cenários, como hospitais, clínicas, escolas e domicílio.

Coordenadora Administrativa:

  • Maria Elisabete Gomes da Silva Martins, Licenciatura em Fisioterapia, Mestrado em Desenvolvimento Motor da criança, Doutoramento em Comportamento Motor, Especialista em Fisioterapia, Professora Adjunto na ESSAlcoitão.

Coordenação Pedagógica:

  • Maria Elisabete Gomes da Silva Martins, Licenciatura em Fisioterapia, Mestrado em Desenvolvimento Motor da criança, Doutoramento em Comportamento Motor, Especialista em Fisioterapia, Professora Adjunto na ESSAlcoitão.
  • Cristina dos Santos Cardoso de Sá, Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Neurociências e Comportamento, PhD em Neurociências e Comportamento, Agregação em Fisioterapia Neurofuncional da criança, Professor Coordenador na ESSAlcoitão
  • Maria Elisabete Gomes da Silva Martins, Licenciada em Fisioterapia, Doutorada em Comportamento Motor, Mestre em Desenvolvimento da Criança, Professor Adjunto.
  • Cristina dos Santos Cardoso de Sá, Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Neurociências e Comportamento, PhD em Neurociências e Comportamento, Agregação em Fisioterapia Neurofuncional da criança, Professor Coordenador.
  • Hugo Filipe Coelho Miragaia Santos, Mestre em Reabilitação Neurológica, Professor Adjunto.
  • José Manuel Esteves, Licenciado em Fisioterapia, Mestrado em Fisioterapia, Título de especialista em Fisioterapia, Professor Adjunto.
  • Isabel Maria Brás Dias Ferreira, Licenciada em Terapia Ocupacional, Título de Especialista em Terapia Ocupacional, Doutorada em Psicologia Social; Professor Adjunto.
  • Luísa Fernanda Marques Taveira Soares, Licenciatura em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto.
  • Marta Sofia Constantino de Figueiredo, Licenciada em Terapia Ocupacional, Título de Especialista em Terapia e Reabilitação, Professor Adjunto.
  • Paulo Jorge dos Santos Abreu, Licenciado em Fisioterapia, Professor Assistente convidado.
  • Andreia Sara Silva Rocha, Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Gestão e Economia dos Serviços de Saúde, Título de Especialista em Fisioterapia, Professor Adjunto Convidado.
  • Maria Teresa Alvarez, Licenciada em Fisioterapia, Licenciado em Fisioterapia, Mestrado em Reabilitação Neurológica, Título Especialista em Fisioterapia, Professor Adjunto Convidado.
  • Maria de Fátima Florindo Silva, Licenciada em Fisioterapia, Professor Assistente convidado.
  • Ana Cristina Poças Vaz, Licenciada em Fisioterapia, Professor Assistente convidado.
  • Carla Gabriel, Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Fisioterapia-Ramo de especialização em Saúde da Mulher, Professor Assistente Convidado.
  • Luís Miguel Relvas Ferreira, Licenciado em Fisioterapia, Professora Assistente convidado.
  • Alexandra Carinhas Salgueiro, Licenciada em Fisioterapia, Professor Assistente convidado.
  • Maria Teresa Vivas Marques Elpídio Folha, Licenciada em Enfermagem, Mestrado em Saúde Pública Especialização em Promoção e Proteção da Saúde, Professor Assistente convidado.
  • Miguel Ramalho do Souto Gonçalves, Licenciado em Fisioterapia, PhD em Biomedicina-faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Professor Coordenador convidado.
  • Miriam de Brito e Melo Azevedo, Licenciada em Engenharia Biotecnológica na Universidade Lusófona, Professor Assistente convidado.
  • Nuno Miguel Faria Bento Duarte, Licenciatura em Fisioterapia, Mestrado em Gestão de Organizações de Saúde, Doutoramento em Saúde Pública, especialidade de Epidemiologia, Professor Coordenador convidado.
  • Tiago Freitas, Licenciado em Fisioterapia, MSS em Fisioterapia e condições Músculo-esqueléticas, Pós-Graduação em Intervenção na Dor e Disfunções do Sistema Nervoso Periférico, Professor Assistente convidado.
  • Ana Maria de Fátima Delgado da Silva Preto Berdeja, Licenciada em Medicina-Faculdade Medicina da Universidade de Lisboa, Especialidade Pediatria, subespecialidade Neonatologia, Professor Coordenador Convidado.
  • Delfim Tavares, Licenciado em Medicina, Especialista em Ortopedia Pediátrica, Professor Coordenador Convidado.
  • Jean-Pierre Gonçalves, Licenciado em Medicina, especialista Pediatra, PhD em Saúde Pública, Professor Coordenador Convidado.
  • Ana Cristina Leitão Tavares Cadete, Licenciada em Medicina, Especialista em Medicina Física e Reabilitação, Professor Coordenador Convidado.
  • Ana Rita Lopes Silva, Licenciada em Medicina, Especialista em Neurologia Pediátrica, Professor Coordenador Convidado.
  • Sandra Jacinto, Licenciada em Medicina, Especialista em Neurologia Pediátrica, Professor Coordenador Convidado.
  • Luanda André Collange, Licenciada em Fisioterapia, Mestre e Doutorada em Ciências da Reabilitação Professor Coordenador Convidado.
  • Carla Sandra Pereira, Licenciada em Fisioterapia, Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde, Doutoramento em Políticas de Gestão, Professor Coordenador convidado.
  • Luciana Nakaya, Licenciada em Fisioterapia, Especialista em Fisioterapia oncológica pediátrica, Título de Especialista pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Professor Coordenador Convidado.
  • Ana Marques de Oliveira, Licenciada em Fisioterapia, Mestrado em Ciências d Educação, na especialidade Educação para a Saúde, Pós-Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos, Professor Assistente Convidado.
  • Patrícia Pinote Martins, Licenciada em Terapia Ocupacional, Técnica Superior de Equitação com fins terapêuticos, Professor Assistente convidado.
  • Susana Paula Conceição Pinto, Licenciada em Gestão e Organização de Empresas pelo ISCTE, Professor Assistente Convidado.
  • Maria Margarida Costa Ribeiro Gomes, Licenciatura em Serviço Social, Mestrado em Sexologia, Professor Assistente Convidado.
  • Fábio Augusto Silva Vila Nova, Licenciatura em Educação Física, Mestre em Ciências da Saúde Doutorado em Motricidade Humana na especialidade em Comportamento Motor, Professor Coordenador Convidado.
  • António Miguel Marques, Licenciado em Fisioterapia, Professor Assistente Convidado.
  • Susana Lopes, Licenciada em Fisioterapia, Mestrado em Saúde e Envelhecimento, Professor Assistente Convidado.
  • Inês Gomes, Licenciada em Fisioterapia, Mestrado em Gestão da saúde pela ENSP/UNL, Professor Assistente Convidado.

Este curso de pós-graduação está estruturado em 6 Unidades Curriculares interligadas e dinâmicas que permitem uma visão abrangente do universo da criança e do adolescente com desenvolvimento típico e com necessidades especiais:

  1. A criança em construção: Desenvolvimento Humano – Da Teoria à Prática
    Esta Unidade curricula, aborda todos os conceitos teóricos essenciais para a compreensão dos mecanismos fisiológicos e anatómicos inerentes aos processos de desenvolvimento, crescimento físico e maturação, durante os períodos pré-natal, infância e adolescência.
  1. Fisioterapia Neurofuncional na Infância e Adolescência
    Esta unidade curricular oferece aos estudantes a possibilidade de desenvolver uma prática clínica em fisioterapia neurofuncional em diferentes condições clínicas congénitas, genéticas e hereditárias, com eficácia cientificamente comprovada.
  1. Fisioterapia Músculo-Esqueléticas na Infância e na Adolescência
    Esta unidade curricular oferece aos estudantes a possibilidade de desenvolver uma prática clínica em fisioterapia em diferentes condições do sistema músculo-esquelético congénitas e adquiridas, com eficácia cientificamente comprovada.
  1. Fisioterapia Cardiorrespiratória na Infância e na Adolescência
    Esta unidade curricular oferece aos estudantes a possibilidade de desenvolver uma prática clínica em fisioterapia em diferentes condições do sistema cardiorrespiratório de natureza aguda e crónica, com eficácia cientificamente comprovada. Além isso capacita os estudantes para a prescrição do exercício em doenças crónicas.
  1. Fisioterapia na Doença Oncológica e outras condições na infância e adolescência
    Esta unidade curricular oferece aos fisioterapeutas a possibilidade de desenvolver uma prática clínica na doença oncológica e no linfedema primário na criança e adolescente, bem como na gestão da dor crónica, com eficácia cientificamente comprovada. Além disso, oferece uma compreensão dos princípios fundamentais dos cuidados paliativos e continuados na população pediátrica.
  1. Construindo Pontes: Participação e Inclusão da criança e adolescente com Necessidades Especiais
    Esta unidade curricular, desperta para uma mudança de paradigma, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre o papel crucial do fisioterapeuta na promoção da saúde da população pediátrica com necessidades especiais, através da implementação de programas abrangentes de atividade física, recreativa e desportiva.

Os conteúdos programáticos das seis unidades curriculares serão ministrados em aulas com uma tipologia Teórica e Teórico-Prática. As aulas de tipologia teórica abrangerão os conhecimentos teóricos subjacentes à fisiopatologia das diferentes condições pediátricas neonatais e da infância e exploram o uso de instrumentos padronizados para avaliação de movimento e da funcionalidade em crianças com desordens neuro-músculo-esqueléticas e cardiorrespiratórios. As aulas de tipologia teórico-práticas oferecem discussões de casos reais e cenários simulados, promovendo o desenvolvimento de raciocínio clínico avançado e de competências práticas para a criação de programas de intervenção e execução de técnicas e abordagens terapêuticas em diversas condições de saúde neonatais e pediátricas.

A organização em seis unidades curriculares dinâmicas e interligadas tem como objetivo oferecer ao estudante ferramentas essenciais para desenvolver uma prática clínica reflexiva e fundamentada em evidências, dotando-o de competências teóricas e práticas especializadas necessárias para atuar na população pediátrica, como fisioterapeuta contemporâneo.

Apresentação da candidatura: até 4 de setembro de 2024

Publicação dos resultados: 9 de setembro de 2024

Reclamações: 10 a 12 de setembro de 2024

Decisão sobre as reclamações: 16 de setembro de 2024

Matrículas e Inscrições: 10 a 16 de setembro de 2024

Início das aulas: 19 de setembro de 2024

Curso de Pós-graduação completo financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em regulamento.

No âmbito do Programa Impulso Adultos, a atribuição da Bolsa* de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Adultos maiores de 18 anos;
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento efetivo da taxa de inscrição e da propina;
  • Assiduidade maior ou igual a 90%;
  • Resultado da avaliação maior ou igual a 10,00/20 valores.
imagem INFO num quadro
informação

A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução. A desistência do curso isenta o direito de atribuição de bolsa.

Informações

Início das aulas
19 de setembro de 2024 a 17 de maio de 2025
Data de candidatura
até 4 de setembro de 2024
Data de inscrição / Matrícula
24 a 30 de abril de 2024
Número de créditos a atribuir

220 horas / 44 ECTS (European Credit Transfer System)

Vagas

O curso funcionará com máximo de 24 participantes.

A seriação será realizada segundo a ordem de inscrição e matrícula até ao término das vagas.

Propinas e modalidades de pagamento *
  • Propinas: 1500€
  • Candidatura: 50€
Plano de pagamentos
  • Até 16 de setembro de 2024: 500€
  • Até 16 de novembro de 2024: 500€
  • Até 16 de janeiro de 2025: 500€
*

Curso com direito a atribuição de Bolsa a 100% – Consulte os pré-requisitos;

*

Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de candidatura (50 €).

Contactos, local e horário

Secretariado da Pós-graduação: Gabriela Arcanjo

gabriela.arcanjo@essa.scml.pt

+351 214 607 450

Local e horário

As 6 unidades curriculares ocorrem distribuídas por 12 blocos (2 por mês), com 20 a 24 horas cada, distribuídos ao longo do ano letivo. Cada bloco ocorre em 3 dias consecutivos:

  • Quinta-feira das 17h00 às 21h00 / ou das 09h00 às 18h00 (1 hora de almoço, quando e se necessário)
  • Sexta-feira das 09h00 às 18h00 (1 hora almoço)
  • Sábado das 09h00 às 18h00 (1 hora almoço)

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia