pós-graduação Em curso

Desenvolvimento Pessoal e Profissional na área das Demências

7 de março a 7 de dezembro de 2024
2023/2024 | PRR - 2021/2026

As demências surgem identificadas como uma prioridade de saúde, tanto a nível nacional como internacional.

Fotografia de mulher e idoso no campo

Enquadramento

As demências surgem identificadas como uma prioridade de saúde, tanto a nível nacional como internacional. As estimativas apontam para um acréscimo muito significativo da sua prevalência, apelando à urgência de ação.

A Estratégia Nacional da Saúde na Área das Demências (2022) prevê precisamente a qualificação dos profissionais neste âmbito. A evidência corrobora que a prestação de cuidados na demência é extremamente complexa, exigindo competências específicas aos profissionais que atuam nesta área.

Este curso visa contribuir para a evolução das profissões de terapia ocupacional, terapia da fala e fisioterapia e da qualidade dos cuidados assistenciais prestados no contexto das demências.

Adotando uma abordagem biopsicossocial, com professores especializados em diversas áreas académicas e clínicas, o curso visa capacitar estes profissionais de saúde para uma prática baseada na evidência.

Sustenta-se na abordagem centrada na pessoa que vive com demência (Tom Kitwood) propondo um programa que potencie a translação da evidência para o contexto da prática e que contribua para o desenvolvimento de intervenções interdisciplinares que traduzam os melhores cuidados possíveis para as pessoas que vivem com demência e os seus cuidadores.

Destinatários

Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala e Fisioterapeutas

Curso

Ao longo das últimas décadas as demências têm-se tornado uma prioridade a nível mundial, constituindo um grave problema de saúde pública.

De caráter inovador, este curso destaca-se por promover o desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais (hard skills e soft skills), estimular o raciocínio clínico em contexto interdisciplinar e enfatizar a metodologia experiencial, permitindo a adaptação ao perfil individual de cada participante, capacitando-o para as suas funções específicas.

  • Aprofundar conhecimentos na área da demência, numa abordagem interdisciplinar e de complementaridade, assente em rigor técnico-científico;
  • Adquirir competências de intervenção terapêutica (em terapia ocupacional, fisioterapia e terapia da fala) na demência;
  • Desenvolver recursos de gestão interna do ponto de vista pessoal e profissional;
  • Capacitar para o desenvolvimento do raciocínio clínico, com base na atual evidência e experiência dos docentes, visando uma aprendizagem interdisciplinar entre pares e a facilitação da discussão e abordagem de casos/realidades clínicas;
  • Contribuir para a mudança de paradigma na intervenção na área da demência.

Cristina Vieira da Silva, Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica, Título de Especialista em Terapia e Reabilitação/Terapia Ocupacional.

Elena Pimentel Fonseca, Licenciatura em Terapia Ocupacional, Mestrado em Neuropsicologia.

Rita Ventura Mendes, Licenciatura em Fisioterapia, Mestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentais.

  • Ana Isabel Figueira Verdelho – Licenciada em Medicina, Doutora em Medicina com especialidade em Neurologia
  • Ana Luísa Balonas Barbosa – Licenciada em Geriatria, Doutora em Gerontologia e Geriatria
  • André Miguel Alves de Carvalho – Licenciado em Psicologia, Mestre em Neurociências, especialidade avançada em Neuropsicologia e Psicogerontologia
  • Clare Mason – Mestre em Estudos Avançados na Demência, especialidade em Dementia Care Training
  • Cristina Maria Magalhães de Oliveira Vieira da Silva – Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica, Título de Especialista em Terapia e Reabilitação/Terapia Ocupacional
  • Cristina Ribeiro Pires – Licenciada em Psicologia, Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde
  • Elena da Conceição Pimentel Fonseca– Licenciada em Terapia Ocupacional, Mestre em Neuropsicologia
  • Inês Moreira Brito – Licenciada em Terapia Ocupacional, Mestre em Cuidados Paliativos
  • Inês Tello Rato Milheiras Rodrigues – Licenciada em Terapia da Fala, Doutora em Neurociências Cognitivas
  • Isabel Maria Mendes da Cunha Sousa – Licenciada em Psicologia, Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, Especialidade avançada em Neuropsicologia e Psicogerontologia
  • Luís Carlos Pires Durães – Licenciado em Enfermagem, Especialidade em Saúde Comunitária e Saúde Pública
  • Luísa Fernanda Marques Taveira Fernandes– Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Terapia da Fala na área de Patologia da Linguagem
  • Manuel Gonçalves Pereira – Agregado em Medicina, especialidade de Saúde Mental; Psiquiatra com Competência em Geriatria
  • Maria Elsa Mateus Mourão – Licenciada em Medicina, Especialidade em Emergência Médica, Mestre em Cuidados Paliativos
  • Maria Gomes Calção Medeiro – Licenciada em Terapia da Fala
  • Maria João Lopes Marques – Doutora em Saúde Pública, Mestrado em Health and Aging
  • Maria Margarida Santos Matos – Licenciada em Terapia Ocupacional, Especialista em Reabilitação
  • Mariana Isabel Abreu da Silva Mateus – Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Neurociências
  • Patrícia Maria da Cunha Soares Paquete – Licenciada em Terapia Ocupacional, Doutora em Saúde Pública
  • Pedro Nunes de Frias Marques Gonçalves – Licenciado em Medicina, Especialidade em Psiquiatria
  • Rita Maria Ventura Mendes – Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Neurociências Cognitivas e Comportamentais
  • Silvia Maria Coelho Martins –Terapia Ocupacional com Diploma em Estudos Superiores Especializados em Reabilitação, Mestre em Saúde Púbica e Título de Especialista em Terapia e Reabilitação/Terapia Ocupacional
  • Sofia Castro Fernandes – Licenciada em Direito, Pós-Graduação em Desenvolvimento Recursos Humanos, Pós-Graduação em Psicologia Positiva, Pós-Graduação em Marketing

Módulo I – Desenvolvimento Pessoal e Autocuidado

  • Desenvolvimento pessoal I
  • Presença e cuidado I

Módulo II – Introdução às Demências

  • Funcionamento cerebral e métodos de avaliação
  • Apresentação clínica das demências (alterações psicológicas, cognitivas, funcionais e comportamentais)
  • Etiologia da demência. Prevenção da demência
  • Epidemiologia e prevalência da demência. Perspetivas bio-psico-sociais. Saúde social

Módulo III – Abordagem centrada na pessoa que vive com demência

  • Ética, direitos humanos e políticas públicas
  • Princípios e fundamentos
  • Comunicação
  • Operacionalização nos contextos da prática
  • Relação terapêutica
  • Raciocínio clínico. Discussão de casos

Módulo IV – Intervenção com a pessoa que vive com demência

  • Intervenção farmacológica
  • Estimulação cognitiva
  • Terapia Ocupacional
  • Fisioterapia
  • Terapia da Fala
  • Avaliação de práticas/projetos na demência
  • Raciocínio clínico
  • Processo de tomada de decisão. Percurso de cuidados
  • Abordagem paliativa. Intervenção interdisciplinar na fase avançada da doença e no fim de vida

Módulo V – Intervenção com cuidadores informais e formais da pessoa que vive com demência

  • Luto: da família, do profissional e da equipa
  • O cuidador informal. Famílias
  • O trabalho do cuidador formal – realidade e desafios

Módulo VI – Integração Teórico Prática

  • A mudança de paradigma na abordagem à pessoa que vive com demência
  • Liderança. Inteligência emocional. Gestão de tempo
  • Desenvolvimento pessoal II
  • Presença e cuidado II

CALENDARIZAÇÃO | PDF 55 KB

Prazos:

  • Apresentação da candidatura: até 2 de fevereiro de 2024
  • Seleção e Seriação: 7 de fevereiro de 2024
  • Afixação dos resultados: 9 de fevereiro de 2024
  • Reclamações: 14 de fevereiro de 2024
  • Decisão sobre as reclamações: 16 de fevereiro de 2024
  • Matrículas/Inscrições: 26 de fevereiro a 01 de março de 2024
  • Início das aulas: 7 de março de 2024

Curso de Pós-graduação completo financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em regulamento.

No âmbito do Programa Impulso Adultos, a atribuição da Bolsa* de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Adultos maiores de 18 anos;
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento efetivo da taxa de inscrição e da propina;
  • Assiduidade maior ou igual a 90%;
  • Resultado da avaliação maior ou igual a 10,00/20 valores.
palavra INFO em ecrã de telemóvel
informação

A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução. A desistência do curso isenta o direito de atribuição de bolsa.

Informações

Início das aulas
7 de março a 7 de dezembro de 2024
Data de candidatura
Candidaturas encerradas
Data de inscrição / Matrícula
Candidaturas encerradas
Número de créditos a atribuir

131 horas / 30 ECTS (European Credit Transfer System)

Vagas

O curso funcionará com máximo de 30 participantes.

A seriação será realizada segundo a ordem de inscrição e matrícula até ao término das vagas.

Propinas e modalidades de pagamento *
  • Propinas: 1500€
  • Candidatura: 50€
  • Certificado de participação: gratuito
  • Certificado curricular: 125€
Plano de pagamentos
  • Até 1 de março de 2024: 500€
  • Até 30 de junho de 2024: 500€
  • Até 30 de outubro de 2025: 400€
*

Curso com direito a atribuição de Bolsa a 100% – Consulte os pré-requisitos;

*

Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de candidatura (50 €).

Contactos, local e horário

Secretariado da Pós-graduação: Fernanda Coelho

fernanda.coelho@scml.pt

Local e horário

Online e instalações da ESSAlcoitão

  • Sextas-feiras das 18h00 às 21h00
  • Sábados das 09h00 às 13h00

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia