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Enquadramento
As demências surgem identificadas como uma prioridade de saúde, tanto a nível nacional como internacional. As estimativas apontam para um acréscimo muito significativo da sua prevalência, apelando à urgência de ação.
A Estratégia Nacional da Saúde na Área das Demências (2022) prevê precisamente a qualificação dos profissionais neste âmbito. A evidência corrobora que a prestação de cuidados na demência é extremamente complexa, exigindo competências específicas aos profissionais que atuam nesta área.
Este curso visa contribuir para a evolução das profissões de terapia ocupacional, terapia da fala e fisioterapia e da qualidade dos cuidados assistenciais prestados no contexto das demências.
Adotando uma abordagem biopsicossocial, com professores especializados em diversas áreas académicas e clínicas, o curso visa capacitar estes profissionais de saúde para uma prática baseada na evidência.
Sustenta-se na abordagem centrada na pessoa que vive com demência (Tom Kitwood) propondo um programa que potencie a translação da evidência para o contexto da prática e que contribua para o desenvolvimento de intervenções interdisciplinares que traduzam os melhores cuidados possíveis para as pessoas que vivem com demência e os seus cuidadores.
Destinatários
Curso
Ao longo das últimas décadas as demências têm-se tornado uma prioridade a nível mundial, constituindo um grave problema de saúde pública.
De caráter inovador, este curso destaca-se por promover o desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais (hard skills e soft skills), estimular o raciocínio clínico em contexto interdisciplinar e enfatizar a metodologia experiencial, permitindo a adaptação ao perfil individual de cada participante, capacitando-o para as suas funções específicas.
- Aprofundar conhecimentos na área da demência, numa abordagem interdisciplinar e de complementaridade, assente em rigor técnico-científico;
- Adquirir competências de intervenção terapêutica (em terapia ocupacional, fisioterapia e terapia da fala) na demência;
- Desenvolver recursos de gestão interna do ponto de vista pessoal e profissional;
- Capacitar para o desenvolvimento do raciocínio clínico, com base na atual evidência e experiência dos docentes, visando uma aprendizagem interdisciplinar entre pares e a facilitação da discussão e abordagem de casos/realidades clínicas;
- Contribuir para a mudança de paradigma na intervenção na área da demência.
Cristina Vieira da Silva, Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica, Título de Especialista em Terapia e Reabilitação/Terapia Ocupacional.
Elena Pimentel Fonseca, Licenciatura em Terapia Ocupacional, Mestrado em Neuropsicologia.
Rita Ventura Mendes, Licenciatura em Fisioterapia, Mestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentais.
- Ana Isabel Figueira Verdelho – Licenciada em Medicina, Doutora em Medicina com especialidade em Neurologia
- Ana Luísa Balonas Barbosa – Licenciada em Geriatria, Doutora em Gerontologia e Geriatria
- André Miguel Alves de Carvalho – Licenciado em Psicologia, Mestre em Neurociências, especialidade avançada em Neuropsicologia e Psicogerontologia
- Clare Mason – Mestre em Estudos Avançados na Demência, especialidade em Dementia Care Training
- Cristina Maria Magalhães de Oliveira Vieira da Silva – Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica, Título de Especialista em Terapia e Reabilitação/Terapia Ocupacional
- Cristina Ribeiro Pires – Licenciada em Psicologia, Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde
- Elena da Conceição Pimentel Fonseca– Licenciada em Terapia Ocupacional, Mestre em Neuropsicologia
- Inês Moreira Brito – Licenciada em Terapia Ocupacional, Mestre em Cuidados Paliativos
- Inês Tello Rato Milheiras Rodrigues – Licenciada em Terapia da Fala, Doutora em Neurociências Cognitivas
- Isabel Maria Mendes da Cunha Sousa – Licenciada em Psicologia, Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, Especialidade avançada em Neuropsicologia e Psicogerontologia
- Luís Carlos Pires Durães – Licenciado em Enfermagem, Especialidade em Saúde Comunitária e Saúde Pública
- Luísa Fernanda Marques Taveira Fernandes– Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Terapia da Fala na área de Patologia da Linguagem
- Manuel Gonçalves Pereira – Agregado em Medicina, especialidade de Saúde Mental; Psiquiatra com Competência em Geriatria
- Maria Elsa Mateus Mourão – Licenciada em Medicina, Especialidade em Emergência Médica, Mestre em Cuidados Paliativos
- Maria Gomes Calção Medeiro – Licenciada em Terapia da Fala
- Maria João Lopes Marques – Doutora em Saúde Pública, Mestrado em Health and Aging
- Maria Margarida Santos Matos – Licenciada em Terapia Ocupacional, Especialista em Reabilitação
- Mariana Isabel Abreu da Silva Mateus – Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Neurociências
- Patrícia Maria da Cunha Soares Paquete – Licenciada em Terapia Ocupacional, Doutora em Saúde Pública
- Pedro Nunes de Frias Marques Gonçalves – Licenciado em Medicina, Especialidade em Psiquiatria
- Rita Maria Ventura Mendes – Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Neurociências Cognitivas e Comportamentais
- Silvia Maria Coelho Martins –Terapia Ocupacional com Diploma em Estudos Superiores Especializados em Reabilitação, Mestre em Saúde Púbica e Título de Especialista em Terapia e Reabilitação/Terapia Ocupacional
- Sofia Castro Fernandes – Licenciada em Direito, Pós-Graduação em Desenvolvimento Recursos Humanos, Pós-Graduação em Psicologia Positiva, Pós-Graduação em Marketing
Módulo I – Desenvolvimento Pessoal e Autocuidado
- Desenvolvimento pessoal I
- Presença e cuidado I
Módulo II – Introdução às Demências
- Funcionamento cerebral e métodos de avaliação
- Apresentação clínica das demências (alterações psicológicas, cognitivas, funcionais e comportamentais)
- Etiologia da demência. Prevenção da demência
- Epidemiologia e prevalência da demência. Perspetivas bio-psico-sociais. Saúde social
Módulo III – Abordagem centrada na pessoa que vive com demência
- Ética, direitos humanos e políticas públicas
- Princípios e fundamentos
- Comunicação
- Operacionalização nos contextos da prática
- Relação terapêutica
- Raciocínio clínico. Discussão de casos
Módulo IV – Intervenção com a pessoa que vive com demência
- Intervenção farmacológica
- Estimulação cognitiva
- Terapia Ocupacional
- Fisioterapia
- Terapia da Fala
- Avaliação de práticas/projetos na demência
- Raciocínio clínico
- Processo de tomada de decisão. Percurso de cuidados
- Abordagem paliativa. Intervenção interdisciplinar na fase avançada da doença e no fim de vida
Módulo V – Intervenção com cuidadores informais e formais da pessoa que vive com demência
- Luto: da família, do profissional e da equipa
- O cuidador informal. Famílias
- O trabalho do cuidador formal – realidade e desafios
Módulo VI – Integração Teórico Prática
- A mudança de paradigma na abordagem à pessoa que vive com demência
- Liderança. Inteligência emocional. Gestão de tempo
- Desenvolvimento pessoal II
- Presença e cuidado II
Prazos:
- Apresentação da candidatura: até 2 de fevereiro de 2024
- Seleção e Seriação: 7 de fevereiro de 2024
- Afixação dos resultados: 9 de fevereiro de 2024
- Reclamações: 14 de fevereiro de 2024
- Decisão sobre as reclamações: 16 de fevereiro de 2024
- Matrículas/Inscrições: 26 de fevereiro a 01 de março de 2024
- Início das aulas: 7 de março de 2024
Curso de Pós-graduação completo financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em regulamento.
No âmbito do Programa Impulso Adultos, a atribuição da Bolsa* de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
- Adultos maiores de 18 anos;
- Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
- Pagamento efetivo da taxa de inscrição e da propina;
- Assiduidade maior ou igual a 90%;
- Resultado da avaliação maior ou igual a 10,00/20 valores.
A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução. A desistência do curso isenta o direito de atribuição de bolsa.
Informações
131 horas / 30 ECTS (European Credit Transfer System)
O curso funcionará com máximo de 30 participantes.
A seriação será realizada segundo a ordem de inscrição e matrícula até ao término das vagas.
- Propinas: 1500€
- Candidatura: 50€
- Certificado de participação: gratuito
- Certificado curricular: 125€
- Até 1 de março de 2024: 500€
- Até 30 de junho de 2024: 500€
- Até 30 de outubro de 2025: 400€
Curso com direito a atribuição de Bolsa a 100% – Consulte os pré-requisitos;
Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de candidatura (50 €).
Contactos, local e horário
Secretariado da Pós-graduação: Fernanda Coelho
Local e horário
Online e instalações da ESSAlcoitão
- Sextas-feiras das 18h00 às 21h00
- Sábados das 09h00 às 13h00