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Enquadramento
A comunicação humana é um processo complexo e multifacetado, sustentado por uma interação harmoniosa entre os sistemas auditivo, vocal, neurológico e linguístico.
A audição, a linguagem e a fala representam pilares essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo, sendo fundamentais desde os primeiros anos de vida até à idade adulta. Perturbações em qualquer uma destas áreas podem ter impactos profundos na qualidade de vida e na integração social.
Num contexto clínico, a colaboração entre Terapeutas da Fala, Audiologistas e Otorrinolaringologistas revela-se crucial para uma abordagem holística e eficaz. Enquanto os Audiologistas se centram na avaliação e reabilitação auditiva, os Terapeutas da Fala intervêm nas alterações da linguagem, da fala e da comunicação, complementando o diagnóstico e a intervenção médica liderada pelos especialistas em ORL.
Este curso de pós-graduação visa aprofundar os conhecimentos interdisciplinares nestas áreas, promovendo uma compreensão integrada dos mecanismos subjacentes à audição, linguagem e fala, bem como das suas perturbações. Pretende-se, assim, fortalecer as competências clínicas e científicas dos profissionais envolvidos, potenciando uma prática baseada na evidência e centrada no utente.
Destinatários
Curso
- Adquirir conhecimentos sólidos sobre a anatomofisiologia do sistema auditivo e os fundamentos da acústica aplicados à audição humana.
- Desenvolver competências para a avaliação e interpretação clínica das perturbações auditivas e das perturbações da comunicação ao longo do ciclo de vida.
- Aplicar estratégias eficazes de intervenção em terapia da fala e em reabilitação auditiva, com enfoque nas necessidades individuais e contextos específicos.
- Integrar conhecimentos em contextos clínicos reais, promovendo uma prática interdisciplinar, crítica e baseada na evidência científica.
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- Analisar testes utilizados no estudo da função auditiva no recém-nascido, na criança e no adulto.
- Avaliar o impacto da acústica da fala para o desenvolvimento do processamento linguístico.
- Analisar o impacto cognitivo e educacional das perturbações comunicativas devido à perda auditiva.
- Examinar o impacto psicossocial da patologia auditiva no paciente utente e na família.
- Discriminar sinais e sintomas de perturbações auditivas, incluindo os perfis associados à fala e voz para o início pré-lingual e pós-lingual.
- Propor estratégias de diagnóstico, orientação, prevenção e reabilitação de patologias da audição e das estruturas do sistema auditivo.
- Formular procedimentos de diagnóstico, orientação e prevenção de perturbações dos sons da fala e da linguagem associadas à perturbação do processamento auditivo central.
- Implementar a avaliação do processamento auditivo-linguístico em crianças com perturbações dos sons da fala e da linguagem associadas à perturbação do processamento auditivo central.
- Jaqueline Raquel dos Santos Carmona, Licenciada em Terapia da da Fala e Linguística, Especialista em Terapia da Fala;
- Gonçalo Jorge Alves Nunes, Licenciado em Audiologia, Mestre em Ciências da Cognição.
- Professora Doutora Isabel Guimarães (com Agregação)
- Professor Doutor Pedro Escada (com Agregação)
- Professor Doutor Jorge Humberto
- Professora Doutora Margarida Ramalho
- Professora Doutora Assunção O’Neill
- Professor João Ferrão
- Professora Carlota Peres
- Professora Ana Murta
- Professora Isabel Galhardo
- Professora Marisa Alves
- Professora Margarida Rovira
- Professora Carla Gonçalves
- Professor Gonçalo Nunes
- Professora Jaqueline Carmona
Esta Pós-Graduação conta com a parceria:
Módulo 1: Conceitos avançados em audição e processamento auditivo, fala e linguagem
Compreender a anatomofisiologia do sistema auditivo periférico e central, reconhecendo as suas funções e alterações.
Identificar os princípios básicos da acústica e da psicoacústica, relacionando-os com a audição humana.
Estabelecer a ligação entre a acústica da fala, a perceção auditiva e a sua relevância na comunicação eficaz.
Módulo 2: Avaliação em audição e processamento auditivo, fala e linguagem
Analisar criticamente os testes de função auditiva e reconhecer sinais e sintomas de alterações auditivas ao longo do ciclo de vida.
Relacionar alterações auditivas com diagnósticos clínicos e compreender o impacto da perda auditiva no desenvolvimento linguístico, cognitivo, educacional e psicossocial.
Avaliar a linguagem e a fala como ferramentas essenciais para identificar alterações no processamento auditivo central.
Implementar procedimentos específicos de análise do processamento auditivo linguístico, especialmente em crianças com dificuldades de linguagem e sons da fala.
Módulo 3: Intervenção em audição e processamento auditivo, fala e linguagem
Integrar estratégias de reabilitação auditiva adaptadas ao ciclo de vida, com enfoque na intervenção precoce e nas tecnologias auditivas.
Aplicar abordagens terapêuticas centradas na reabilitação da fala, considerando as diferentes modalidades sensoriais e necessidades individuais.
Analisar políticas de saúde e educação, propondo estratégias de intervenção interdisciplinares adaptadas aos contextos clínico e escolar.
Módulo 4: Estudos de caso
Desenvolver competências para a análise crítica de dados clínicos e formulação de hipóteses diagnósticas fundamentadas.
Elaborar planos de intervenção individualizados, com base na evidência científica.
Monitorizar e ajustar estratégias terapêuticas em contextos clínicos complexos.
Promover a reflexão crítica sobre a prática clínica em equipa pluridisciplinar, reforçando a tomada de decisão baseada em dados objetivos, subjetivos e conhecimento atualizado.
- Apresentação da Candidatura: até 9 de junho de 2025
- Publicação dos resultados: 12 de junho de 2025
- Matrículas e Inscrições: 12 a 16 de junho de 2025
- Início das aulas: 16 de junho de 2025
Curso de Pós-graduação completo financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em regulamento.
No âmbito do Programa Impulso Adultos, a atribuição da Bolsa* de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
- Adultos maiores de 18 anos;
- Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
- Pagamento efetivo da taxa de inscrição e da propina;
- Assiduidade maior ou igual a 90%;
- Resultado da avaliação maior ou igual a 10,00/20 valores, a todas as unidades curriculares.

Para concluir com sucesso a sua candidatura, siga os seguintes passos:
Portal de candidaturas > Registar > Receção de email > Clicar no link (email) > Dados de autenticação > Nova candidatura > Candidatura a um curso > PRR – Candidatura Pós-Graduações
Informações
30 ECTS (European Credit Transfer System)
O curso funcionará com máximo de 30 participantes.
A seleção dos candidatos será realizada por ordem de inscrição, com base na apreciação dos pré-requisitos específicos e de acordo com o número de vagas.
- Propinas: 1500€
- Candidatura: 50€
- Certificado de participação: Gratuito
- Certificado curricular: 125€
- Até 16 de junho de 2025: 500€
- Até 20 de setembro de 2025: 500€
- Até 20 de outubro de 2025: 500€
Curso com direito a atribuição de Bolsa a 100% – Consulte os pré-requisitos.
Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de candidatura (50 €).
Contactos, local e horário
Secretariado da Pós-graduação: Anabela Gonçalves
anabela.sgoncalves@scml.pt
+351 214607566
Local e horário
Consultar cronograma, predominantemente as aulas são online – sendo que irão ocorrer aulas em ambiente hospitalar com observação de casos, e algumas aulas serão na ESSAlcoitão.
Organização
