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Enquadramento
A teoria de integração sensorial surge nos EUA, nos anos 60, com Jean Ayres, PhD, OTR, terapeuta ocupacional.
A integração sensorial é o processo neurológico que organiza a informação proveniente do nosso corpo e do mundo que nos rodeia, de modo a usá-la no dia-a-dia. Inclui a perceção, a modulação e a integração da informação sensorial, proveniente de todos os recetores sensoriais (Schaaf et al., 2014), sendo variável de indivíduo para indivíduo. Se o cérebro não conseguir integrar devidamente as sensações, existirão maiores dificuldades e será necessário um maior esforço para obter uma resposta adaptativa face aos inputs sensoriais (Ayres et al., 2005).
Estas dificuldades podem afetar as competências e os comportamentos, com impacto na participação dos indivíduos nas suas ocupações diárias, sob a forma de respostas não-adaptativas (Ayres et al., 2005; Case-Smith, 2005; Mills et al., 2020; Schaaf et al., 2014).
Os terapeutas ocupacionais são os especialistas na abordagem (avaliação, intervenção, reavaliação) com indivíduos que manifestam dificuldades nas suas ocupações diárias. Por vezes essas dificuldades têm como origem disfunções no processamento e integração da informação sensorial.
O mestrado em terapia ocupacional – área de especialização em integração sensorial, promove o desenvolvimento de competências para a tomada de decisão na avaliação e intervenção, com diferentes populações, com base na integração sensorial. Esta tomada de decisão é enquadrada num raciocínio suportado pela evidência e centrada nos saberes e conhecimentos mais recentes produzidos no âmbito da ciência ocupacional.
Pretende-se que a produção científica desenvolvida, no âmbito do mestrado, contribua para a inovação e evidência crítica, atualizada, nesta área de abordagem.
Destinatários
Curso
Coordenadora do Mestrado Terapia Ocupacional em Integração Sensorial:
- Professora Doutora Élia Silva Pinto
- Analisar e discutir a relação entre ocupação, saúde e bem-estar com base na evidência atual produzida pela Ciência Ocupacional;
- Compreender e discutir o papel do terapeuta ocupacional nas estratégias de desenvolvimento da comunidade para a reabilitação, igualdade de oportunidades e integração social de todas as pessoas com incapacidades;
- Desenvolver e dirigir programas de intervenção para populações com necessidades ocupacionais específicas;
- Contribuir para o desenvolvimento da Terapia Ocupacional através da criação/promoção de novas metodologias e procedimentos de avaliação e intervenção e do aprofundamento teórico dos saberes específicos da Terapia Ocupacional;
- Desenvolver uma prática baseada na evidência científica e a capacidade de conceber e implementar projetos de natureza científica;
- Fazer o planeamento e a gestão de recursos inerentes aos serviços de Terapia Ocupacional e contribuir para as políticas de desenvolvimento da organização.
- Élia Silva Pinto, Terapeuta Ocupacional, Doutorada em Psicologia Social na área da promoção da saúde
- Helena Reis, Terapeuta Ocupacional, Doutorada em Estudos da Criança
- Cláudia Silva, Psicóloga, Doutorada em Psicologia da Educação
- Paula Serrano, Terapeuta Ocupacional, Mestre em Terapia Ocupacional na área de Integração Sensorial
- João Cadima, Terapeuta Ocupacional, Título de Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional
- Sílvia Martins, Terapeuta Ocupacional, Título de Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional
- Sarah Kantartzis, Terapeuta Ocupacional, Doutorada em Terapia Ocupacional
- Isabel Guimarães, Terapeuta da Fala, Doutorada em Fonética Experimental
- Professora Doutora Isabel Ferreira
- Isabel Ferreira, Terapeuta Ocupacional, Doutorada em Psicologia Social na área da promoção da saúde
- Sandra Schiller, Doctorate (Dr. phil.) in Medieval and Modern History and English Literature and Linguistics
- Gustavo Reinoso, Ph.D., OTR/L in Occupation Therapy
Ciência Ocupacional
(Carga Horária: Teórica: 10h; Teórico-Prática: 15h; Trabalho de Campo: 5h; Orientação Tutorial: 5h)
- Introdução à Ciência Ocupacional.
- A natureza ocupacional do Ser Humano.
- Desafios ocupacionais que os indivíduos, os grupos e a sociedade enfrentam.
- A ocupação enquanto promotora da Participação.
Desenvolvimento Baseado na Comunidade
(Carga Horária: Teórico-Prática: 20h; Orientação Tutorial: 6h)
- Terapia Ocupacional com grupos marginalizados (crianças de rua, refugiados, idosos, pessoas com deficiência, entre outros).
- O contexto global e Europeu e a realidade dos grupos marginalizados.
- Determinantes sociais da saúde.
- Terapia ocupacional e projetos baseados na comunidade.
- Estratégias baseadas na comunidade.
Metodologia de Investigação
(Carga Horária: Seminário: 40h; Orientação Tutorial: 10h)
- Prática Baseada na Evidência.
- Métodos de investigação qualitativos e quantitativos.
- Técnicas de amostragem.
- Critérios de medida: qualidades dos instrumentos de recolha de dados na investigação e na prática profissional.
- Ética e deontologia profissional em investigação.
- Elaboração de projetos com vista à investigação e desenvolvimento.
- Comunicação oral e escrita dos resultados da pesquisa.
Políticas e Contextos de Intervenção nas Áreas Social e da Saúde
(Carga Horária: Teórico-Prática: 15h)
- Uma aproximação sistemática aos ganhos em Saúde;
- O problema da escassez: necessidades crescentes para recursos limitados;
- As determinantes sociais da Saúde.
- Especificidades do mercado da saúde e suas consequências económicas e sociais.
- O modelo social Europeu: criação, crise e reformulação
- As mudanças de paradigma: um novo paradigma:
- Redefinição dos sistemas de saúde;
- O peso das variáveis económicas;
- O “renascimento da Saúde Pública”;
- Quadro ético e legal da mudança.
Teoria da Integração Sensorial
(Carga Horária: Teórica: 28h; Orientação Tutorial: 2h)
- Integração Sensorial: conceitos e princípios.
- Organização e função do cérebro.
- Funções neurofisiológicas dos sistemas sensoriais.
- Desenvolvimento da criança na perspectiva da Teoria da Integração Sensorial.
Avaliação e Diagnóstico Diferencial nas Disfunções de Integração Sensorial
(Carga Horária: Teórica: 10h; Teórico-Prática: 50h; Prática Laboratorial: 20h; Orientação Tutorial: 5h)
- Disfunção da Integração Sensorial.
- Importância da avaliação: raciocínio clínico, tipos de avaliação e respetivos instrumentos.
- Diagnóstico diferencial: interpretação dos dados obtidos pela aplicação dos diferentes instrumentos.
- Instrumentos de rastreio, de existência ou risco, de disfunção ocupacional da pessoa.
- Instrumentos de avaliação da participação ocupacional.
Intervenção nas Disfunções de Integração Sensorial
(Carga Horária: Teórica: 10h; Teórico-Prática: 20h; Orientação Tutorial: 5h)
- Metodologias de intervenção, dirigidas à pessoa, ao ambiente e/ou à ocupação.
- Princípios do tratamento através da Integração Sensorial.
- Definição de objetivos de Integração Sensorial.
- Implementação dos planos de intervenção nos diferentes quadros de disfunção sensorial.
Intervenção nas Escolas, com Base na Teoria de Integração Sensorial
(Carga Horária: Teórica: 28 H; Orientação Tutorial: 2h)
- Papel da Terapia Ocupacional nas Escolas
- Teoria da Integração Sensorial e a sua aplicação no contexto escolar.
- Metodologias de intervenção aplicadas ao contexto escolar.
Trabalho de Projeto
(Carga Horária: Trabalho De Campo: 245h; Orientação Tutorial: 35h)
- Implementação de um projeto de investigação.
- Prática Baseada na Evidência.
- Análise de investigação científica.
- Reflexão crítica e gestão de um projeto.
- Critérios de medida: qualidades dos instrumentos de recolha de dados na investigação e na prática profissional.
- Ética e deontologia profissional em investigação.
- Comunicação oral e escrita dos resultados da pesquisa.
- Publicação da informação científica.
- Ciência ocupacional
- Desenvolvimento baseado na comunidade
- Políticas e contextos de intervenção na área social e da saúde
- Metodologia de investigação
- Teoria da integração sensorial
- Avaliação e diagnóstico diferencial nas disfunções em Integração Sensorial
- Intervenção nas disfunções de Integração Sensorial
- Intervenção nas escolas, com base na Teoria de Integração Sensorial
- Trabalho de projeto
Publicação do Edital: 22 de setembro de 2023
Apresentação da candidatura: até 2 de outubro de 2023
Publicação dos resultados: 4 de outubro de 2023
Reclamações: 6 de outubro de 2023
Decisão sobre as reclamações: 9 de outubro de 2023
Matrículas e Inscrições: 9 de outubro de 2023
Matrículas e Inscrições dos candidatos cuja reclamação foi atendida: 10 de outubro de 2023
Início das aulas: 13 de outubro de 2023
Candidatura: 50€
Matrícula: 50€
Inscrição (Inclui Seguro Escolar): 1.º ano: 50€ | 2.º ano: 50€
Propina*: 1.º ano (60 ECTS): 2700€ | 2.º ano (30 ECTS): 1050€
*20% de desconto no valor da propina para colaboradores da SCML, seus cônjuges ou filhos que frequentem ou venham a frequentar a ESSAlcoitão;
*20% de desconto no valor da propina para antigos alunos;
*10% de desconto no valor da propina para Educadores Clínicos da ESSAlcoitão e sócios da APFISIO;
*2,5% de desconto do valor da propina se efetuado pagamento único anual (desconto acumulável).
- Os descontos não são cumulativos, à exceção dos 2,5% de desconto se efetuado pagamento único anual.
- A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução.
- Os valores cobrados não são passíveis de devolução à exceção dos valores de matrícula e inscrição quando se verifica a ocupação total das vagas ou no caso do curso não entrar em funcionamento por não ter atingido o número mínimo de estudantes.
- Acreditação pela A3ES: Decisão de acreditação por 6 anos, a partir de 31 de julho de 2021, emitida em 07 de julho de 2022.
- Limite de vagas fixado: 25
- Número do Processo: ACEF/2021/0027906
- Registo inicial: R/A – Ef 42/2012/AL01 de 07-07-2022
- Publicação em Diário da República: Aviso n.º10547/2023
Podem candidatar-se ao acesso de ciclo de estudos conducente ao grau de mestre os Terapeutas Ocupacionais. detentores de:
- Grau de licenciado em Terapia Ocupacional ou equivalente legal;
- Primeiro ciclo de estudos em Terapia Ocupacional, obtido num estado aderente ao Processo de Bolonha, desde que tenham obtido em Portugal o reconhecimento do grau de licenciado;
- Habilitação académicas para o exercício de Terapia Ocupacional obtido numa instituição de ensino superior estrangeira, após processo de reconhecimento do grau de licenciado em Portugal;;
- Um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESSAlcoitão.
Sabia que se já tem uma Pós-graduação em Integração Sensorial, pode pedir a análise do processo de creditação e aproveitar a oportunidade de ficar com um grau académico que fará toda a diferença no mercado de trabalho?
Informações
9 de outubro de 2023
90 ECTS (European Credit Transfer System)
- 1.º ano: 60 ECTS
- 2.º ano: 30 ECTS
Número máximo de estudantes: 25
Contactos, local e horário
Local e horário
ESSAlcoitão
- Rua Conde Barão, Alcoitão
Aulas presenciais e online
- Sextas-feiras das 18h00 às 22h00
- Sábados das 09h00 às 18h00
Algumas unidades curriculares poderão ser em instalações fora da ESSAlcoitão, em língua inglesa e no formato e-learning.