mestrado Cancelados

Terapia da Fala – Necessidades complexas de comunicação

Sem data
2022/2024 | 11.ª EDIÇÃO

Este Mestrado permitirá aos terapeutas aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas...

balões de fala com ligações de rede entre vários pontos

Enquadramento

Informamos que face ao não cumprimento de n.º mínimo de estudantes exigido para cada uma das áreas (10 – dez) não se procederá à abertura da 11ª Edição do Curso de Mestrado em Terapia da Fala no ano letivo 2022/2024.

Destinatários

Terapeutas da Fala

Curso

Coordenador do Mestrado:

  • Professora Doutora Isabel Guimarães.
  • Aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
  • Integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
  • Comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
  • Aprender ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Em atualização.

Em função de um plano de estudos centrado na aquisição de competências e das metodologias de ensino que uma estrutura curricular desta natureza deve ter, o presente plano de estudos encontra-se estruturado para que a aquisição de competências seja crescente, em função da sua complexidade, apresentando em paralelo e continuamente, conteúdos teóricos e conteúdos práticos ou clínicos.

De forma global, a maioria das unidades curriculares do ciclo de estudos estão relacionados com as áreas científicas da Terapia da Fala incluindo o projeto de investigação, verificando-se um aprofundamento lógico e contínuo ao longo dos 3 semestres. Considerando que ao nível do 2º ciclo o aluno deverá desenvolver mais suas competências nas questões da área da investigação aplicada, assim como de gestão e administração, estas áreas científicas encontram-se desenvolvidas ao longo dos três semestres.

A componente letiva que ocupa os dois primeiros semestres e que contabiliza 60 ECTS constitui o curso de especialização em Terapia da Fala. As unidades curriculares que integram a componente letiva distribuem-se entre:

  • Matérias básicas – aquelas que conferem conhecimentos e a capacidade de compreensão exigíveis a todos os mestrandos de modo a poderem, com sucesso, obter competências aprofundadas na área científica do curso, criando capacidade de comunicação unívoca com outros especialistas para o exercício profissional futuro;
  • Matérias instrumentais – que deverão habilitar os mestrandos com os conhecimentos de tipo instrumental, quantitativos e qualitativos necessários, quer para o processo de aprendizagem, quer para a futura aplicação profissional correta do conhecimento adquirido;
  • Matérias de especialização – que propiciarão a aquisição de competência na área de modo a que, suportadas pelas duas primeiras, desenvolvam a capacidade de resolução de problemas, fundamentem a aplicação prática e integrada dos conhecimentos através de um exercício profissional apropriado e correto e possibilitem a obtenção dos melhores resultados, em contextos multidisciplinares e estimulando a auto aprendizagem ao longo de toda a vida.

A aquisição de competências do curso de mestrado é avaliada de acordo com a tipologia de aulas e as metodologias usadas.

Os 30 ECTS do terceiro semestre são preenchidos pela realização de um trabalho de projeto com discussão pública perante um júri, nos termos do Regulamento do Mestrado a realizar numa das áreas científicas do âmbito do Curso de Mestrado.

1º Ano (1º/2º Semestre) 

  • Tecnologias de apoio / Semestral / 7 ECTS / Terapia da Fala
    • Pretende-se que o estudante seja capaz de examinar o processo de utilização e aplicação de uma tecnologia de apoio (TA); integrar as tecnologias de apoio à comunicação, à mobilidade, à orientação e à cognição; especificar as necessidades a partir de um processo de avaliação sistémico definindo recursos, procedimentos, metodologias e estratégias em TA; adaptar os recursos tecnológicos aos diferentes contextos situacionais e utilizadores; desenvolver uma abordagem multimodal que promova uma comunicação efetiva dos utilizadores e parceiros de comunicação às TA; fortalecer o processo de tomada de decisão em TA.
  • Avaliação e intervenção terapêutica em crianças com NCC/ Anual / 10 ECTS / Terapia da Fala
    • Pretende-se que o estudante seja capaz de integrar barreiras e facilitadores no processo de comunicação de pessoas com NCC; integrar o processo de tomada de decisão de forma a maximizar a autonomia e a eficácia comunicativa; aperfeiçoar o processo de avaliação de crianças com NCC; integrar diferentes metodologias, métodos e estratégias de intervenção em diferentes contextos e condições clínicas; projetar redes sociais em comunicação aumentativa (CAA).
  • Avaliação e intervenção terapêutica em adultos com NCC/ Anual / 10 ECTS / Terapia da Fala
    • Pretende-se que o estudante seja capaz de integrar barreiras e facilitadores no processo de comunicação de pessoas com NCC; integrar o processo de tomada de decisão de forma a maximizar a autonomia e a eficácia comunicativa; aperfeiçoar o processo de avaliação de adultos com NCC; integrar diferentes metodologias, métodos e estratégias de intervenção em diferentes contextos e grupos com NCC; projetar redes sociais em CAA.
  • Sistemas de prestação de serviços em NCC / Semestral / 4 ECTS / Terapia da Fala
    • Pretende-se que o estudante seja capaz de discutir pressupostos metodológicos da prestação de serviços em CAA; criticar o processo de operacionalização de uma abordagem colaborativa dos mecanismos de sistemas e de fundos; especificar componentes da prestação de serviços; analisar fontes de financiamento e estruturas de encaminhamento; integrar procedimentos de defesa legais e regulamentares relacionados com NCC; examinar legislação/regulamentação relativa aos direitos para aceder a CAA e TA; integrar pressupostos que favoreçam a autodeterminação e autodefesa das pessoas com NCC; especificar diferentes modos de criação e disseminação da informação; discutir procedimentos de garantia da qualidade, acreditação e regulamentos de certificação; analisar custo eficácia/eficiência na gestão de equipamentos; examinar funções e responsabilidades dos membros da equipa; discutir técnicas de supervisão em CAA.
  • Capacitação de parceiros / Semestral / 4 ECTS / Terapia da Fala
    • Pretende-se que o estudante seja capaz de analisar fatores de impacto à eficácia comunicativa em diferentes dimensões; integrar características de um parceiro comunicativo efetivo; discutir fundamentos da prestação de serviços para capacitar parceiros de pessoas com NCC; analisar evidência de investigação sobre as preferências e comportamentos dos parceiros de comunicação; executar uma avaliação cultural e linguisticamente apropriada da competência comunicativa dos parceiros de comunicação; integrar as principais etapas de treino dos parceiros de comunicação; discutir modelos e estratégias para a modificação do comportamento linguístico e interpessoal dos parceiros de comunicação; desenvolver metas, objetivos e os níveis esperados de realização, em relação ao processo de capacitação.
  • Desenvolvimento e gestão do processo comunicativo / Semestral / 5 ECTS / Ciências Sociais e do Comportamento
    • Pretende-se que o estudante seja capaz de fortalecer o desenvolvimento e gestão do processo comunicativo na sua dimensão relacional; detetar barreiras e facilitadores no processo de tomada de decisão de forma a maximizar a autonomia e eficácia comunicativa; explorar o feedback dos outros; integrar as estratégias de controlo do stress e o medo de falar; fortalecer a capacidade de empatia; priorizar o estilo de comunicação assertiva; desenvolver atitudes e comportamentos que tornam a comunicação inspiradora e motivante
  • Prática baseada na evidência em TFL / 10 ECTS / Terapia da Fala
    • Pretende-se desenvolver as competências necessárias ao processo de prática baseada na evidência: (a) construção das perguntas adequadas aos três níveis de evidência; (b) procura de informação qualificada; (c) avaliação da validade e importância da evidência empírica quer de uma investigação quer de um paciente individual; (e) capacidade crítica sobre a evidência em estudos de caso, revisões sistemáticas e meta-análises; (e) capacidade para integrar a informação sobre as opções clínicas possíveis com as preferências e valores dos pacientes.
  • Metodologia de Investigação / 10 ECTS / Metodologia da Investigação
    • Clarificar e redefinir aspetos fundamentais do processo de investigação, tornando o mestrando capaz de examinar de forma crítica as publicações científicas e de determinar se os resultados de investigação podem encontrar aplicações na sua profissão. Pretende-se ainda que construam e desenvolvam um projeto de investigação, que poderá ou não vir a ser posto em prática noutro contexto.

A obtenção de aproveitamento em todas as unidades curriculares do 1º ano confere a atribuição de “Certificado de Curso de Especialização em NCC” (60 ECTS).

 


 

2º Ano

  • Trabalho de Projeto / Semestral / 30 ECTS / Terapia da Fala
    • Aquisição de conhecimentos, a capacidade de os “integrar” em realidades concretas que propiciem a vontade de investigar e, portanto, de melhor compreender um “problema” concreto. O texto final do trabalho de projeto será sujeito a provas públicas de apreciação e discussão por júri nomeado pelo Diretor da ESSAlcoitão, respeitando as orientações definidas pelo Conselho Técnico Científico.

Publicação do Edital: agosto de 2022

Apresentação da candidatura: até 10 de outubro de 2022

Seleção e Seriação: 11 a 13 de outubro de 2022

Publicação dos resultados: 14 de outubro de 2022

Reclamações: 17 a 21 de outubro de 2022

Decisão sobre as reclamações: 24 e 25 de outubro de 2022

Matrículas e Inscrições: 24 a 28 de outubro de 2022

Matrículas e Inscrições dos candidatos cuja reclamação foi atendida: 25 a 28 de outubro de 2022

Início das aulas: Data a anunciar

Candidatura: 50€

Matrícula: 50€

Inscrição (Inclui Seguro Escolar): 1.º ano: 50€ | 2.º ano: 50€

Propina*: 1.º ano (60 ECTS): 1800€ | 2.º ano (30 ECTS): 900€

A propina do curso de mestrado tem um valor total de 2700€, relativos a 1800€ para o pagamento do 1º ano (possibilidade de pagamento em 10 prestações), de 900€ para o pagamento do 2º ano (possibilidade de pagamento em 5 prestações).

*20% de desconto no valor da propina para colaboradores da SCML, seus cônjuges ou filhos que frequentem ou venham a frequentar a ESSAlcoitão;

*20% de desconto no valor da propina para antigos alunos;

*10% de desconto no valor da propina para Educadores Clínicos da ESSAlcoitão e sócios da APFISIO;

*2,5% de desconto do valor da propina se efetuado pagamento único anual (desconto acumulável).

  • Os descontos não são cumulativos, à exceção dos 2,5% de desconto se efetuado pagamento único anual.
  • A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução.
  • Os valores cobrados não são passíveis de devolução à exceção dos valores de matrícula e inscrição quando se verifica a ocupação total das vagas ou no caso do curso não entrar em funcionamento por não ter atingido o número mínimo de estudantes.
  • Acreditação pela A3ES: Decisão de acreditação por 6 anos, a partir de 31 de julho de 2021, emitida em 07 de julho de 2022.
  • Limite de vagas fixado: 30
  • Número do Processo: ACEF/2021/1100841
  • Registo inicial: R/A-Cr 151/2012 de 24-08-2012
  • Publicação em Diário da República: Aviso n.º6315/2023

Podem candidatar-se ao acesso de ciclo de estudos conducente ao grau de mestre os Terapeutas detentores de:

  • Grau de licenciado em Terapia da Fala ou equivalente legal;
  • Primeiro ciclo de estudos em Terapia da Fala, obtido num estado aderente ao Processo de Bolonha, desde que tenham obtido em Portugal o reconhecimento do grau de licenciado;
  • Habilitação em Terapia da Fala obtido numa instituição de ensino superior estrangeira, após processo de reconhecimento do grau de licenciado em Portugal;
  • Um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESSAlcoitão.
Desenho de lâmpada em post-it
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Sabia que ao concluir o 1º ano do Mestrado (60 ECTS)  detém uma certificação de Pós-graduação em Necessidades complexas de comunicação?

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Informamos que face ao não cumprimento de n.º mínimo de estudantes exigido para cada uma das áreas (10 – dez) não se procederá à abertura da 11ª Edição do Curso de Mestrado em Terapia da Fala no ano letivo 2022/2024.

palavra INFO em ecrã de telemóvel

Informações

Duração
3 semestres
Início das aulas
Sem data
Apresentação das candidaturas
até 10 de outubro de 2022
Data de inscrição / Matrícula

24 a 28 de outubro de 2022

Número de créditos a atribuir

90 ECTS (European Credit Transfer System)

  • 1.º ano: 60 ECTS
  • 2.º ano: 30 ECTS
Vagas

O número mínimo e máximo de vagas a preencher é de 10 e 30, respetivamente.

Contactos, local e horário

Secretariado do Curso: Anabela Gonçalves

+351 214 607 567

anabela.sgoncalves@essa.scml.pt

Local e horário

ESSAlcoitão

  • Rua Conde Barão, Alcoitão

Aulas presenciais e online

  • Sextas-feiras das 18h00 às 22h00
  • Sábados das 09h00 às 18h00
  • Podendo ocorrer ocasionalmente noutros dias da semana, dentro do calendário letivo aprovado para 2023/2024.