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Enquadramento
A comunicação é a base a partir da qual se constroem relações e vínculos afetivos com os outros e os ambientes onde nos movemos. Quando surge um diagnóstico de Demência este é frequentemente sentido como algo avassalador na vida de quem com ele se confronta.
A pessoa com demência e os seus parceiros comunicativos enfrentam um conjunto de situações adversas e angustiantes com as quais têm que aprender a viver onde as mais impactantes as que condicionam a qualidade das suas interações.
Este curso breve tem como objetivo enquadrar as dificuldades de comunicação da pessoa com demência e fornecer estratégias de comunicação acessível dirigidas tanto à pessoa como aos seus parceiros comunicativos e aos ambientes. Ao recorrer à multimodalidade comunicativa e à construção de ambientes “amigáveis” pretende-se dotar os participantes de ferramentas que permitam uma interação mais eficaz e significativa. Este curso utiliza uma abordagem colaborativa, oferecendo uma combinação de atividades que promovem a reflexão e a partilha e incluem exercícios práticos e discussões conjuntas.
Destinatários
Curso
- Analisar as fases do processo de deterioração neurocognitiva nas suas diferentes dimensões: cognitiva, comunicacional, funcional e comportamental;
- Associar o funcionamento mnésico à comunicação na intervenção com a pessoa com demência;
- Discutir as barreiras a uma comunicação eficaz;
- Analisar, com exemplos reais, os aspetos da comunicação que influenciam a qualidade de vida da pessoa com demência e os seus parceiros;
- Adaptar as técnicas de comunicação real às necessidades da pessoa ao longo da progressão da doença;
- Adaptar os ambientes para facilitar a comunicação;
- Projetar materiais adaptados ou elementos facilitadores da comunicação real;
- Discutir aspetos da comunicação e do cuidar em fim de vida.
- Síntese das principais metodologias de intervenção farmacológica e não farmacológica na demência
- Universalidade da comunicação
- Fundamentos da abordagem centrada na pessoa com demência
- Demências: Alterações Cognitivas, Funcionais e Comportamentais
- Características e fundamentos da comunicação real estruturada
- Envolvimento Empático
- Escuta Ativa
- História de vida
- Multimodalidade comunicativa – aplicações práticas
- Técnicas e Estratégias de gestão do processo comunicativo – estudos de caso
- Aplicabilidades práticas do conceito de “Dementia Friendly”
- Construção de ambientes adaptados- atividades práticas
- Suporte em fim de vida
- Fatores de risco para a pessoa com demência e parceiros
- Fundamentos do cuidar em fim de vida
- Estratégias de gestão comunicativa
- O processo do luto
- Catarina Alvarez – Psicóloga com mestrado em Neuropsicologia e especialidade avançada em Psicogerontologia. Tem participado, na qualidade de palestrante, em diversos eventos académicos e científicos sobre os temas do Envelhecimento e das Demências. É coordenadora de Projetos e responsável pelas Relações Institucionais da Associação Alzheimer Portugal.
- Elsa Mourão – Médica, Mestre em Cuidados Paliativos, Coordenadora do Projeto Amadora Compassiva (Coop LInQUE- APCP).
- Frederico Simões do Couto – Médico Psiquiatra especializado em Gerontopsiquiatria e investigador do Grupo de Estudos de Demência do Instituto de Medicina Molecular, Lisboa.
- Inês Tello Rodrigues –Terapeuta da Fala, doutorada em Neurociências cognitivas com experiência profissional em cuidados paliativos e especial interesse nos mecanismos de neuroplasticidade no envelhecimento e na promoção da comunicação acessível; Professora adjunta na ESSAlcoitão.
- Luísa Taveira – Terapeuta da Fala, Mestre em patologia da linguagem com especial interesse e experiência profissional na área das necessidades complexas de comunicação, Colaboradora no projeto Café Memória; Professora adjunta na ESSAlcoitão.
- Margarida Matos – Terapeuta Ocupacional na Alzheimer Portugal, possui formação em Cuidados Paliativos e é coordenadora da estrutura residencial para idosos Casa do Alecrim.
Modelo de Interação – Uma vez que os objetivos envolvem aspetos que se relacionam com a aquisição de competências em diferentes níveis de conhecimento, as metodologias de ensino integrarão momentos expositivos, momentos de reflexão e debate e também aspetos de prática clínica através da visualização e análise de vídeos e estudos de caso, bem como situações de Peer coaching, Roleplaying e elaboração de materiais para intervenção, de modo a tornar o processo de aprendizagem mais prático e integrativo.
Modelo de avaliação – Trabalho individual escrito com reflexão breve acerca de uma das temáticas abordadas ao longo do curso – 100%. Para aprovação, o formando deverá ter classificação ≥ a 10 valores.
Podem candidatar-se a este curso breve de formação contínua, licenciados em Terapia da Fala e outros profissionais da saúde e/ou área social com interesse na temática.
Preço – 110 €*
*Reduções do valor de inscrição (não cumulativas)
Condições especiais até 2 de agosto de 2021:
- 25% desconto: Para inscrições com pagamento integral até 2 de agosto de 2021
Condições especiais entre 3 de agosto e 1 de outubro de 2021:
- 20% desconto: Funcionários da SCML; antigos estudantes da ESSAlcoitão.
- 10% desconto: Educadores Clínicos da ESSAlcoitão; Funcionários de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão.
- 5% desconto: Redução do valor da inscrição com pagamento em prestação única (desconto cumulativo com o de 20% ou de 10%)
– O pagamento pode ser efetuado até 2 prestações.
– No caso de desistência de frequência da formação, os valores pagos não são passíveis de devolução.
O curso só se realizará se o número mínimo de vagas for preenchido.
Seriação por ordem de inscrição.
Certificado de Frequência – a solicitar pelos formandos que assistam a pelo menos 80% das horas de formação e realizem avaliação com aproveitamento.
Certificado de Participação – a solicitar pelos formandos que assistam a pelo menos 80% das horas de formação e não realizem avaliação.
Informações
110€
Número mínimo/máximo de estudantes: 20/50
Contactos, local e horário
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