Navegação na página
Enquadramento
Curso breve destinado a Terapeutas da Fala.
Destinatários
Terapeutas da Fala.
Curso
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- Reconhecer dados epidemiológicos das perturbações dos sons da fala e da audição
- Interpretar os fundamentos da neurociência do processamento auditivo
- Dissociar as definições mais atuais de perturbações do processamento auditivo, da audição e dos sons da fala
- Especificar o diagnóstico das perturbações do processamento auditivo, da audição e dos sons da fala e a/s sua/s comorbilidades com outro/s diagnóstico/s; diagnóstico diferencial
- Reconhecer os diferentes sistemas de classificação e sua importância
- Tomar posição sobre instrumentos de avaliação formais e informais existentes
- Extrapolar conhecimentos de planeamento, implementação e análise da intervenção
- Produzir orientações para o meio educativo e social
- Definição/ões
- Processamento auditivo
- Surdez
- Articulação verbal típica versus patológica
- Diagnóstico diferencial
- Fatores de risco
- Atraso fonológico/Perturbação fonológica consistente e inconsistente/Perturbação articulatória
- Dispraxia verbal de desenvolvimento
- Perturbações do processamento auditivo
- Gravidade das perturbações
- Incidência e prevalência da surdez, das perturbações do processamento auditivo e dos sons da fala
- Sistemas de classificação das perturbações dos sons da fala
- Avaliação do processamento auditivo, da surdez e da articulação verbal
- Anamnese
- Observação clínica
- Instrumentos de avaliação
- Questionários
- Outros parâmetros a considerar
- Intervenção (na surdez e nas perturbações do processamento auditivo e da articulação verbal), centrada na pessoa e na família:
- Modelos
- Métodos de intervenção indiretaMétodos de intervenção direta
- Abordagens
- Análise de eficácia
- Articulação e cooperação com a escola e demais intervenientes
- Elsa Margarido – Terapeuta da Fala, Mestre em Supervisão Clínica, Especialista em Perturbações da Fluência
- João Canossa Dias – Terapeuta da Fala, Mestre em Ciências da Educação, Especializado em Necessidades Complexas de Comunicação e Pós-Graduado em Literatura Infantil
- Susana Capitão – Terapeuta da Fala, Doutorada em Multimédia em Educação
Metodologias de ensino:
- Metodologia expositiva, colaborativa, demonstrativa. Visionamento e análise de vídeos e de artigos científicos, demonstração e utilização de materiais, estudos de caso.
Metodologias de avaliação:
- Trabalho escrito individual (teste ou estudo de caso).
Não aplicável.
Preço
- 260€*
*Condições especiais
- Funcionários da SCML e antigos estudantes da ESSAlcoitão – 20% de desconto
- Educadores clínicos da ESSAlcoitão; Sócios da APTF e da SPTF; Funcionários de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão – 10% de desconto
- Pagamento em prestação única – 5% desconto (acumulável com 1) ou 2) )
Modalidades de pagamento
- O pagamento pode ser efetuado de forma fracionada (3 vezes, para inscrições no máximo até 15 de fevereiro de 2022). A 1ª fração é paga no ato da inscrição e as restantes 2 prestações deverão ser pagas até dia 15, dos meses seguintes aos da inscrição.
- A desistência da frequência, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução.
- A seriação será realizada por ordem de inscrição. O curso só se realizará com o mínimo de dez (10) inscritos.
Certificado de Participação:
- Poderá ser solicitado pelos participantes que frequentem o curso sem avaliação (40€).
Certificado de Frequência:
- Poderá ser solicitado pelos participantes que realizem avaliação com aproveitamento (40€).
Informações
Duração
20h
Início da formação
11 de março de 2022
Data de inscrição / Matrícula
até 28 de fevereiro de 2022
Preço
- 260€
Vagas
Número máximo de estudantes: 30
Contactos, local e horário
Local e horário
Online