formação Finalizadas

Linguagem: conhecer, refletir e capacitar em idade escolar

15 de março de 2024

Conhecer o desenvolvimento da criança nos aspetos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita.

criança na escola a aprender abecedário

Destinatários

Profissionais de Saúde; Profissionais da Educação; Estudantes finalistas do curso de licenciatura em Terapia da Fala; Encarregados de Educação.

Curso

No final da formação, os participantes deverão:

  • Conhecer o desenvolvimento da criança nos aspetos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita:
    • impacto das funções executivas no desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
    • desenvolvimento e processamento sensorial,
    • desenvolvimento linguístico e sua relação com as competências de pré-literacia,
    • desenvolvimento emocional e seu impacto nas perturbações do neurodesenvolvimento;
  • Interpretar resultados obtidos a partir da comparação do desempenho das crianças com os comportamentos esperados para os seus pares;
  • Identificar potenciais dificuldades que afetem a linguagem oral e escrita em idade escolar;
  • Analisar as produções de crianças (orais e escritas) em idade escolar e definir objetivos de ação;
  • Articular com os diferentes profissionais que intervêm nesta faixa etária;
  • Planear intervenção centrada em competências de linguagem oral e escrita;
  • Selecionar metodologias de ação adequadas às características das crianças;
  • Avaliar os resultados das ações implementadas;
  • Implementar adaptações ao processo de avaliação ajustadas a cada criança;
  • Criar materiais para uso nos diferentes contextos de ação.
  • Prevenção e intervenção precoce em competências linguísticas em idade escolar:
    • Relação entre desenvolvimento e linguagem escrita;
    • Multimodalidade ao serviço da intervenção;
    • Impacto das perturbações de comunicação, linguagem e fala na aprendizagem da leitura e da escrita;
  • Competências linguísticas em diferentes perfis de desenvolvimento;
  • Desenvolvimento da leitura e da escrita – impacto do conhecimento linguístico, das funções executiva;
  • Evidência científica sobre treino de competências de leitura e escrita;
  • Identificação e prevenção de dificuldades de literacia;
  • Importância do trabalho multidisciplinar;
  • Processo educativo: importância das medidas de suporte à aprendizagem (e.g. adaptações ao processo de avaliação).

Comissão Coordenadora:

  • Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala
  • Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala, Professor Adjunto

Formadores:

  • Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala
  • Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala, Professor Adjunto
  • João Canossa Dias, Mestre em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala, Licenciado em Terapia da Fala
  • Sofia Garcia da Silva, Licenciada em Ensino Básico – 1º ciclo com especialização em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, Licenciada em Psicologia da Educação, Mestre em Neuropsicologia, Doutoranda em Educação – Formação de Professores e Supervisão.
  • Dora Batalim Sottomayor, Mestre em livros e literatura Infantil, Mestre em educação, Licenciada em Literatura
  • Júlio Coincas, Curso do Magistério Primário de Évora, Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial, Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/FEP-233/2006), como Curso de Formação especializada na área da Educação Especial, Domínio de Deficiência Mental/Motora; DGEstE DSRA na Unidade de Inclusão e Sucesso Educativo (em regime de mobilidade), elemento da Equipa de Acompanhamento às Escolas da AFC, sub-comissário da Educação na Subcomissão Regional de Intervenção
    Precoce do Alentejo para o SNIPI
  • 15-03-2024 – 17:30-21:30 horas
  • 16-03-2024 – 09.00-12:00 horas
  • 05-04-2024 – 17:30-21:30 horas
  • 06-04-2024 – 09:00-12:00 horas
  • 12-04-2024 – 17:30-21:30 horas
  • 19-04-2024 – 17:30-21:30 horas
  • 20-04-2024 – 10:00-12:00 horas
  • 04-05-2024 – 9:00-13:00 horas

Metodologias de ensino e aprendizagem:

  • Metodologia expositiva, colaborativa, demonstrativa. Discussão em pequeno e grande grupo para discussão de casos clínicos. Ensino online.

Avaliação:

  • Realização de portefólio com os materiais de intervenção desenvolvidos no âmbito da formação.

Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.


Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 400€ (pagamento integral até 12/03/2024)

*Condições especiais:

A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso até 09-09-2022;
  • Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
  • Aproveitamento no curso através de avaliação.

** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).


Condições de desistência:

  • A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.

A inscrição será realizada por ordem de submissão, com base na apreciação dos pré-requisitos específicos e de acordo com o número de vagas.

Certificado de formação:

  • Para os participantes que obtenham aproveitamento e frequentem 90% das horas do curso.
palavra INFO em ecrã de telemóvel
informação

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (400€)

Informações

Duração
28h
Início da formação
15 de março de 2024
Data de inscrição / Matrícula
até 15 de março de 2024
Preço

400€

Número de créditos a atribuir

4 ECTS

Vagas

Número máximo de estudantes: 20
(*A inscrição será realizada por ordem de submissão.)

Contactos, local e horário

Secretariado do curso: Anabela Gonçalves

Tel: +351 214 607 567

anabela.sgoncalves@scml.pt

Local e horário

Online

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia