Navegação na página
Destinatários
Curso
No final da formação, os participantes deverão:
- Conhecer o desenvolvimento da criança nos aspetos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita:
- impacto das funções executivas no desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
- desenvolvimento e processamento sensorial,
- desenvolvimento linguístico e sua relação com as competências de pré-literacia,
- desenvolvimento emocional e seu impacto nas perturbações do neurodesenvolvimento;
- Interpretar resultados obtidos a partir da comparação do desempenho das crianças com os comportamentos esperados para os seus pares;
- Identificar potenciais dificuldades que afetem a linguagem oral e escrita em idade escolar;
- Analisar as produções de crianças (orais e escritas) em idade escolar e definir objetivos de ação;
- Articular com os diferentes profissionais que intervêm nesta faixa etária;
- Planear intervenção centrada em competências de linguagem oral e escrita;
- Selecionar metodologias de ação adequadas às características das crianças;
- Avaliar os resultados das ações implementadas;
- Implementar adaptações ao processo de avaliação ajustadas a cada criança;
- Criar materiais para uso nos diferentes contextos de ação.
- Prevenção e intervenção precoce em competências linguísticas em idade escolar:
- Relação entre desenvolvimento e linguagem escrita;
- Multimodalidade ao serviço da intervenção;
- Impacto das perturbações de comunicação, linguagem e fala na aprendizagem da leitura e da escrita;
- Competências linguísticas em diferentes perfis de desenvolvimento;
- Desenvolvimento da leitura e da escrita – impacto do conhecimento linguístico, das funções executiva;
- Evidência científica sobre treino de competências de leitura e escrita;
- Identificação e prevenção de dificuldades de literacia;
- Importância do trabalho multidisciplinar;
- Processo educativo: importância das medidas de suporte à aprendizagem (e.g. adaptações ao processo de avaliação).
Comissão Coordenadora:
- Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala
- Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala, Professor Adjunto
Formadores:
- Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala
- Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala, Professor Adjunto
- João Canossa Dias, Mestre em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala, Licenciado em Terapia da Fala
- Sofia Garcia da Silva, Licenciada em Ensino Básico – 1º ciclo com especialização em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, Licenciada em Psicologia da Educação, Mestre em Neuropsicologia, Doutoranda em Educação – Formação de Professores e Supervisão.
- Dora Batalim Sottomayor, Mestre em livros e literatura Infantil, Mestre em educação, Licenciada em Literatura
- Júlio Coincas, Curso do Magistério Primário de Évora, Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial, Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/FEP-233/2006), como Curso de Formação especializada na área da Educação Especial, Domínio de Deficiência Mental/Motora; DGEstE DSRA na Unidade de Inclusão e Sucesso Educativo (em regime de mobilidade), elemento da Equipa de Acompanhamento às Escolas da AFC, sub-comissário da Educação na Subcomissão Regional de Intervenção
Precoce do Alentejo para o SNIPI
- 15-03-2024 – 17:30-21:30 horas
- 16-03-2024 – 09.00-12:00 horas
- 05-04-2024 – 17:30-21:30 horas
- 06-04-2024 – 09:00-12:00 horas
- 12-04-2024 – 17:30-21:30 horas
- 19-04-2024 – 17:30-21:30 horas
- 20-04-2024 – 10:00-12:00 horas
- 04-05-2024 – 9:00-13:00 horas
Metodologias de ensino e aprendizagem:
- Metodologia expositiva, colaborativa, demonstrativa. Discussão em pequeno e grande grupo para discussão de casos clínicos. Ensino online.
Avaliação:
- Realização de portefólio com os materiais de intervenção desenvolvidos no âmbito da formação.
Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 400€ (pagamento integral até 12/03/2024)
*Condições especiais:
A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
- Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
- Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
- Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso até 09-09-2022;
- Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
- Aproveitamento no curso através de avaliação.
** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).
Condições de desistência:
- A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.
A inscrição será realizada por ordem de submissão, com base na apreciação dos pré-requisitos específicos e de acordo com o número de vagas.
Certificado de formação:
- Para os participantes que obtenham aproveitamento e frequentem 90% das horas do curso.
Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (400€)
Informações
400€
4 ECTS
Número máximo de estudantes: 20
(*A inscrição será realizada por ordem de submissão.)
Contactos, local e horário
Local e horário
Online