formação Finalizadas

Introdução ao Ronnie Gardiner Method (RGM) – Intervenção através do ritmo

24 de novembro de 2022 | PRR - 2021/2026

O RGM edifica-se em princípios científicos de controlo motor, aprendizagem motora, controlo postural e neuroplasticidade.

Ronnie Gardiner

Enquadramento

O RGM (Método Ronnie Gardiner) é um método de reabilitação que tem como base o ritmo e a música e que é amplamente usado no sistema de saúde e reabilitação da Suécia desde 1993, com disseminação internacional desde 2009.

Trata-se de um método multimodal e multissensorial de exercícios estruturados, que combina, de uma forma lúdica, música e ritmo, movimento, fala e desafios cognitivos, a fim de melhorar funções cognitivas como a concentração, a memória de trabalho e a capacidade de execução de tarefas simultâneas, bem como as habilidades motoras, o equilíbrio e a fala. Também promove o controlo postural, ativa os níveis de energia corporal e é fonte de motivação, bom-humor e bem-estar.

O RGM edifica-se em princípios científicos de controlo motor, aprendizagem motora, controlo postural e neuroplasticidade e favorece meios enriquecidos e plurais de estimulação. O método é usado como intervenção complementar em diferentes condições como na doença de Parkinson, na esclerose múltipla, no acidente vascular cerebral, na lesão cerebral adquirida, nas demências, nas dificuldades de leitura e aprendizagem e também enquanto atividade promotora de um envelhecimento ativo e saudável.

Destinatários

Fisioterapeutas; Terapeutas da Fala; Terapeutas Ocupacionais; Musicoterapeutas; Psicólogos; Professores do Ensino Especial.

Curso

No final desta formação pretende-se que o formando seja capaz de:

  • Identificar e descrever os princípios, fundamentos e benefícios do RGM nas áreas da neuroestimulação e neurorreabilitação.
  • Planificar sessões RGM e aplicar o método junto do seu público-alvo.
  • Percecionar as dimensões teóricas ou práticas que deverá desenvolver de forma a obter a certificação internacional.
  • Conceitos fundamentais RGM
  • RGM e neuroplasticidade
  • A importância do ritmo e da música em RGM
  • Estimulação multissensorial em RGM
  • Exercícios práticos utilizando os primeiros 7 movimentos básicos
  • Aplicações do método e protocolo de procedimentos metodológicos

Docente responsável:

  • Hugo Santos, Fisioterapeuta, Mestrado em Fisioterapia Neurológica, Professor Adjunto.

Formadores:

  • Mariken Jaspers – Licenciada em Fisioterapia, Assistente Convidado
    Possui mais de 34 anos de experiência a trabalhar como (neuro)fisioterapeuta. É especializada em doença de Parkinson (DP) e foi coautora da primeira diretriz para a intervenção com DP por fisioterapeutas na Holanda. Foi também uma das primeiras fisioterapeutas envolvidas no ParkinsonNet, um conceito que hoje está a ser transferido para muitos outros países. Desde 2013, a Mariken utiliza o RGM em pessoas com lesão cerebral, DP, Esclerose Múltipla e em estádios iniciais de demência (abordagem individual e em grupo de utentes). Mariken é mestranda em neurorreabilitação e inovação na Universidade de Nijmegen.
  • Andre de Jong – Licenciado em Telecomunicações, Assistente Convidado
    Depois de trabalhar para uma grande companhia de telecomunicações, como líder de projetos e de operações, André de Jong fez uma mudança de carreira e desde 2013 que trabalha com o método Ronnie Gardiner. Utiliza o RGM para a população idosa, principalmente como uma atividade de promoção do envelhecimento saudável. Como cofundador da RGM Nederland (2012), André dirige a organização, apoia aqueles que desenvolvem o RGM noutros países e também apoia Ronnie Gardiner nas suas atividades na Suécia. Juntos, Mariken e André promovem o RGM e as suas possibilidades, tanto na saúde quanto na educação. Na Holanda, os cursos RGM foram acreditados por todas as organizações médicas profissionais relevantes.
  • Sara Figueiredo – Licenciada em Ciências da Educação, Assistente Convidado
    Master-practitioner RGM e mestranda em musicoterapia, música, artista-educadora, formadora e desenvolve, desde 2007, junto de públicos de todas as idades, aulas, concertos, formação, projetos artísticos e sessões de estimulação em que a música é a principal ferramenta de intervenção. Mais recentemente, na área terapêutica, foi musicoterapeuta do projeto CX – a arte para a d’Eficiência e colabora desde 2018 com o Instituto Português da Afasia (IPA). Coordena cursos e eventos RGM no território nacional.

Metodologias de ensino:

  • Esta formação tem um carácter teórico-prático e serão utilizados, sobretudo, métodos ativos e demonstrativos – realização de exercícios RGM (envolve treino físico) com suporte audiovisual. Serão também utilizados métodos expositivos – aulas em formato conferência, com apoio tecnológico.

Metodologia de avaliação:

  • Os formandos serão avaliados através de 1 teste realizado em formato online com metodologia quiz.

Não aplicável.

Taxa de inscrição (não reembolsável): 50€
Propina: 400€*

*Condições especiais:

  • Curso com direito a atribuição de Bolsa a 100%

A atribuição da bolsa está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso;
  • Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
  • Resultado da avaliação maior ou igual a 10, 00/20 valores.

** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50 €).

A inscrição será realizada por ordem de submissão.

A frequência da formação garante:

  • Um certificado de presença passado pela ESSAlcoitão, desde que frequentem pelo menos, 80% da formação (uma vez que se trata de formação presencial).
  • Um certificado de presença e de avaliação com aproveitamento passado pela ESSAlcoitão, para os formandos que se propuserem a uma avaliação, obtendo uma classificação igual ou superior a 10 valores.
  • Um certificado da RGM Internacional: “RGM Introduction Course”, para os formandos que se propuserem a uma avaliação, obtendo uma classificação igual ou superior a 10 valores.

NOTA: Esta formação consiste na primeira fase do processo de Certificação Internacional no Método Ronnie Gardiner (RGM) de estimulação multissensorial do cérebro através do corpo e da mente, que poderá ser concluído à posterior, com a realização de um segundo curso, acompanhado de um estágio de 20 horas (treino de aplicação do método RGM).

palavra INFO em ecrã de telemóvel
informação

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (750€)

Informações

Duração
20h
Início da formação
24 de novembro de 2022
Data de inscrição / Matrícula
até 1 de novembro de 2022
Preço

400€

Número de créditos a atribuir

1.5 ECTS

Vagas

Número máximo de participantes: 25

A inscrição será realizada por ordem de submissão.

Contactos, local e horário

Secretariado: Fernanda Coelho

Tel: +351 214 607 568

fernanda.coelho@scml.pt

Local e horário

Instalações da ESSAlcoitão

Este curso será lecionado em Inglês.

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia