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Enquadramento
Curso breve destinado a Fisioterapeutas (é exigida a apresentação de cédula profissional ou documento comprovativo).
Destinatários
Fisioterapeutas (é exigida a apresentação de cédula profissional ou documento comprovativo).
Curso
No final desta formação pretende-se que o formando seja capaz de:
- Discutir criticamente e reconhecer clinicamente o desenvolvimento humano típico e atípico ao longo de todo o ciclo de vida.
- Ter conhecimento avançado da epidemiologia, etiologia, fisiopatologia, desenvolvimento e prognóstico da paralisia cerebral (PC).
- Avaliar criticamente técnicas de avaliação e de intervenção usadas em Fisioterapia Neurofuncional na PC.
- Avaliar o papel do fisioterapeuta em ambientes agudos, comunitários e voluntários, dentro da equipe multidisciplinar, nos cuidados de crianças com PC.
Esta formação consiste num dos módulos da 1ª edição da Pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional e tem os seguintes conteúdos programáticos:
- Avaliação e Triagem do Desenvolvimento Motor típico versus Atípico – Sinais de Alerta
- Como avaliar os skills motores de bebés de risco? Instrumentos de Avaliação (AIMS, TIMS, PDMS II Scale; Bayley III)
- Aplicação da Alberta Infant Motor Scale (AIMS):
- Definição do Perfil de Desenvolvimento
- Identificação sinais de alerta vs Necessidade de intervenção do FT /referenciação para outros profissionais
- Paralisia Cerebral do ponto de vista médico:
- Definição; Prevalência; Patofisiologia (Timing lesão/etiologia/severidade).
- Algoritmo e sinais de alerta para um diagnóstico médico precoce ou risco de PC.
- Exames complementares de diagnóstico.
- Idade do diagnóstico médico.
- O Diagnóstico Médico: como e quando transmitir aos pais?
- O impacto dos problemas associados e comorbilidades.
- Paralisia Cerebral do ponto de vista do fisioterapeuta:
- Classificação e caraterização dos tipos e subtipos de PC.
- Diagnóstico Diferencial: utilização de sistemas de classificação para a definição do perfil funcional da criança e jovem com PC e respetiva triagem/referenciação para outros profissionais de saúde.
- Diagnóstico em Fisioterapia: instrumentos de avaliação da função motora global (GMFM); mobilidade funcional (FMS); Equilíbrio (EEP).
- Prognóstico Funcional na PC – curvas preditoras da função motora.
- A alimentação e a nutrição na criança/jovem com Paralisia Cerebral:
- Principais problemas nutricionais:
- Baixo peso/excesso de peso
- Refluxo gastresofágico
- Disfagia
- Distúrbios gastrointestinais
- Relação entre o nível de severidade vs competências alimentares/status nutricional
- Importância da Alimentação na qualidade de vida da criança e jovem com PC e respetivos Pais/Cuidadores
- Marcadores antropométricos de desnutrição -Gastrostomia Percutânea endoscópica (PEG): como, quando e porquê (vantagens)?
- Alimentação/Comunicação:
- Sinais de alerta: avaliação e referenciação.
- Estratégias para a alimentação
- Tipos de Meios Aumentativos de comunicação na PC
- Alterações sensoriais na PC – Sinais de alerta: avaliação e referenciação.
- Paralisia Cerebral: Alterações cardiorrespiratórias.
- Problemas cardiorrespiratórios versus nível de severidade
- Impacto na qualidade de vida à causa de hospitalizações
- Morte prematura no jovem/adulto com PC
- Alterações Neuro-Músculo-esqueléticas na Paralisia Cerebral versus tónus muscular:
- Tratamento cirúrgico – Fisioterapia: Quanto, quando, como e para quem?
- Tratamento farmacológico (Toxina Botulínica): Fisioterapia pós-aplicação da BTX-A: quando, como e porquê
- Equipa Multidisciplinar:
- O Papel da família/cuidadores
- Sexualidade em adultos com paralisia cerebral: Fatores de influência
- A dor crónica na Paralisia Cerebral.
- Partilha na 1ª Pessoa: Viver a dor crónica.
- Cuidados Paliativos na Paralisia Cerebral.
- Intervenção do Fisioterapeuta:
- Estado da Arte: diferentes abordagens terapêuticas.
- Princípios gerais e modelos.
- Diferentes Contextos: Clínico, Domiciliário e Educativo.
- Tónus e Controlo Postural na Paralisia Cerebral: Técnicas de Facilitação e de Estimulação.
- Manuseamento da criança com Paralisia Cerebral.
- Produtos de Apoio: posicionamento, estabilização e mobilidade.
- Tecnologias de Apoio da criança jovem com PC:
- Comunicação.
- Aprendizagem.
- Integração escolar.
- Atividade lúdica/brincar.
- Interação com o meio/Participação.
- As minhas palavras Favoritas – F Words.
- Exercício/Atividade física e a recreação na criança/jovem com PC na promoção da atividade e da participação.
- Caso clínico 1 – Avaliação e Intervenção
- Caso clínico 2 – Avaliação e Intervenção
- Alterações Neuro-Músculo-esqueléticas na Paralisia Cerebral versus tónus muscular:
- Tratamento cirúrgico – Fisioterapia: Quanto, quando, como e para quem?
- Tratamento farmacológico (Toxina Botulínica): Fisioterapia pós-aplicação da BTX-A: quando, como e porquê?
- Maria Elisabete Martins – Doutorada em Motricidade Humana – Professora Adjunta.
- Ana Cadete – Licenciatura em Medicina, Especialista em Medicina Física e Reabilitação – Professora Adjunta Convidada.
- Ana Catarina Moreira – Licenciatura em Dietética, Mestre em Nutrição Clínica, Doutorada em Ciências e Tecnologias da Saúde – Professora Adjunta Convidada.
- Ana Rita Saramago – Licenciado em Fisioterapia, Mestre em Intervenção Sócio Organizacional em Saúde – Professora Adjunta Convidada.
- Alexandra Salgueiro – Licenciada em Fisioterapia – Professora Assistente Convidada.
- Andreia Sara Silva Rocha – Licenciado em Fisioterapia, Mestre em Gestão e Economia dos Serviços de Saúde – Professora Adjunta Convidada.
- Carla Gabriel – Licenciado em Fisioterapia, Mestre em Fisioterapia – Ramo de especialização em Saúde da Mulher – Professora Adjunta Convidada.
- Fábio Augusto Silva Vila Nova – Licenciatura em Educação Física, Mestre em Ciências da Saúde Doutorado em Motricidade Humana na especialidade em Comportamento Motor – Professor Adjunto Convidado.
- Isabel Maria Brás Dias Ferreira – Título de Especialista em Terapia Ocupacional, Doutorada em Psicologia Social – Professora Adjunta.
- Luísa Fernanda Marques Taveira Soares – Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem – Professora Adjunta.
- Maria Margarida Costa Ribeiro Gomes – Licenciatura em Serviço Social, Mestrado em Sexologia – Professora Adjunta Convidada.
- Maria Teresa Alvarez – Licenciado em Fisioterapia, Mestrado em Reabilitação Neurológica – Professora Adjunta Convidada.
- Maria Teresa Vivas Marques Elpídio Folha – Licenciada em Enfermagem, Mestre em Saúde Pública Especialização em Promoção e Proteção da Saúde – Professora Adjunta Convidada
- Miriam de Brito e Melo Azevedo – Licenciada em Engenharia Biotecnológica – Professora Assistente Convidada
Metodologias de ensino:
- Aulas expositivas e aulas práticas com casos reais.
Metodologias de avaliação:
- Análise de um caso clínico em grupo – 60%
- Reflexão individual sobre o módulo – 40%
- Aos Fisioterapeutas é exigida a apresentação de Cédula profissional ou documento comprovativo.
Preço
- 480€*
Condições especiais
- Funcionários SCML e antigos alunos da Licenciatura, do Mestrado e Pós-graduações da ESSAlcoitão (não é acumulável com o desconto de 10%) – 20% de desconto
- Educadores Clínicos da ESSAlcoitão e Funcionários ou associados de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão (não é acumulável com o desconto de 20%) – 10% de desconto
- Pagamento total da propina (acumulável com o desconto de 20% ou com o desconto de 10%) – 2.5% de desconto
Possibilidade de fracionamento do pagamento em 2 prestações:
- 1ª prestação – 50% – Quando recebe a informação da aceitação no curso
- 2ª prestação – 50% – Até 48 horas antes do início da formação
- A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação.
- No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.
- A seleção dos candidatos será feita com base na apreciação dos elementos apresentados, tendo em conta o número de vagas e por ordem de inscrição.
A frequência da formação garante:
- Um certificado de presença passado pela ESSAlcoitão, desde que frequentem pelo menos, 80% da formação (uma vez que se trata de formação presencial).
- Um certificado de presença e de avaliação com aproveitamento, passado pela ESSAlcoitão, para o aluno que se propuser a uma avaliação, obtendo uma classificação igual ou superior a 10 valores.
Informações
Duração
40h - 8 ECTS
Início da formação
13 de outubro de 2022
Data de inscrição / Matrícula
até dia 06 de outubro de 2022
Preço
- 480€
Vagas
Número máximo de estudantes: 20
Contactos, local e horário
Secretariado: Gabriela Arcanjo
Local e horário
ESSAlcoitão
Rua Conde Barão, Alcoitão