formação Finalizadas

Desenvolvimento Sensório-Motor e Comunicativo em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico

14 de outubro de 2023

Compreender o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade.

Criança, num parque infantil, sentada em moto de brincar

Destinatários

Pais / cuidadores; Educadores de infância; Professores do 1º ciclo; Técnicos de ação educativa; Profissionais da área da saúde.

Curso

Objetivos:

  • Compreender o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
  • Compreender os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
  • Compreender o tipo de perturbações motoras, sensoriais, linguísticas e de literacia relacionadas com as dificuldades de aprendizagem
  • Compreender quais as estratégias a adoptar em casa e na escola
  • Compreender quando procurar ajuda de um profissional de saúde especializado
  • Compreender a importância de uma intervenção atempada e adequada às necessidades da criança

Competências a adquirir:

  • Conhecimento sobre o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
  • Conhecimento para identificar os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
  • Conhecimento para referenciar e/ou intervir em casos de desvios do desenvolvimento da criança – intervenção atempada.
  • Conhecimento sobre o tipo de abordagens terapêuticas utilizadas em casos de perturbações do desenvolvimento
  • Conhecimento sobre as estratégias a adoptar em casa e na escola
  • Conhecimento sobre as vantagens/desvantagens de uma intervenção atempada
  • Alterações posturais – quando procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
  • Educação postural em casa e na escola- importância da postura nas diferentes atividades do dia-a-dia da criança
  • Alterações Posturais: como reeducar?
  • Marcha em Equino Idiopático – quando procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
  • Marcha em Equino Idiopático – Como reeducar?
  • Promoção da saúde: Hábitos posturais e estratégias de ensino da Higiene postural, em crianças na idade escolar
  • O desenvolvimento sensório-motor e os alicerces para as aprendizagens. Sinais de alerta no desenvolvimento e a relação com as dificuldades de aprendizagem. Estratégias de promoção do desenvolvimento
  • Metodologias de intervenção, dirigidas à pessoa, ao ambiente e/ou à ocupação
  • Aspetos relevantes do desenvolvimento da linguagem e literacia em crianças de idade escolar
  • Etapas do Desenvolvimento da comunicação e linguagem oral e escrita, dos 6 aos 12 anos de idade
  • Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem – Factores de influência e períodos críticos
  • Sinais de alerta no desenvolvimento das competências linguística e de literacia: Forma, conteúdo e uso
  • A construção linguística: caracterização das principais alterações no processo de aquisição da linguagem e da aprendizagem (leitura, escrita e cálculo)
  • Abordagem multimodal às perturbações da linguagem e da aprendizagem

Coordenadora pedagógica:

  • Maria Elisabete Gomes da Silva Martins, Licenciada em Fisioterapia, Titulo de Especialista em Fisioterapia, Doutoramento em Comportamento Motor, Professor Adjunto no Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão;

Formadores:

  • Isabel Maria Brás Dias Ferreira, Licenciada em Terapia Ocupacional, Titulo de Especialista em Terapia Ocupacional, Doutoramento em Psicologia Social, Professor Adjunto no Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão;
  • Luisa Fernanda Marques Taveira Soares, Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto no Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão.
  • 14 de outubro de 2023 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas
  • 21 de outubro de 2023 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas
  • 28 de outubro de 2023 – das 09:00 às 13:00

Metodologias de ensino e aprendizagem:

  • Aulas teórico-práticas – exposição dos conteúdos programáticos e análise e discussão de casos.

Avaliação:

  • Trabalho escrito individual – reflexão critica sobre os conteúdos programáticos lecionados

Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.


Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 250€

*Condições especiais:

A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso até 09-09-2022;
  • Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
  • Aproveitamento no curso através de avaliação.

** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).


Condições de desistência:

  • A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.

A inscrição será realizada por ordem de submissão.

Em atualização.

palavra INFO em ecrã de telemóvel
informação

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (250€)

Informações

Duração
18h
Início da formação
14 de outubro de 2023
Data de inscrição / Matrícula
até 7 de outubro de 2023
Preço

250€

Número de créditos a atribuir

1 ECTS

Vagas

Número máximo de estudantes: 24
(*A inscrição será realizada por ordem de submissão.)

Contactos, local e horário

Secretariado do curso: Fernanda Coelho

Tel: +351 214 607 568

fernanda.coelho@scml.pt

Local e horário

Online e Instalações da ESSAlcoitão.

O curso irá decorrer em modelo híbrido e por streaming (online síncrona).

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia