formação Finalizadas

Desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo de crianças durante a primeira infância – Sinais de alerta e prevenção de distúrbios

1 de outubro de 2022 | PRR - 2021/2026

Desenvolver noções básicas sobre o desenvolvimento típico da criança nas diferentes dimensões.

Bebé a brincar

Enquadramento

Curso breve destinado a Pais; Profissionais da área da educação; Profissionais da área da saúde; Profissionais da área social.

Destinatários

Profissionais de saúde, ação social, educação, outros profissionais com interesse nesta área temática

Curso

Objetivos:

  • Desenvolver noções básicas sobre o desenvolvimento típico da criança nas diferentes dimensões: motora, sensorial/perceptiva, sócio comunicativa e linguística nos primeiros 5 anos de vida;
  • Compreender quais os sinais de alerta que podem comprometer o processo de desenvolvimento da criança;
  • Saber como e quando, procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
  • Saber como prevenir os desvios de desenvolvimento da criança
  • Saber como estimular a criança no seu do dia-dia
  • Compreender a importância de uma intervenção atempada
  • Compreender a importância do ambiente e do papel dos pais/cuidadores, educadores de infância e técnicos auxiliares de ação educativa no desenvolvimento global da criança

Competências a adquirir:

  • Conhecimento sobre as etapas típicas do desenvolvimento típico na criança dos 0-6 anos de vida – dimensão motora, dimensão perceptiva e sensorial e dimensão da comunicação, linguagem, loteracia emergente e fala
  • Conhecimento para identificar os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, na primeira infância
  • Conhecimento para referenciar para profissionais de saúde especializados e/ou intervir em casos de desvios do desenvolvimento da criança
  • Etapas do Desenvolvimento motor típico da criança: dos reflexos ao movimento voluntário
  • Desenvolvimento motor da criança – sinais de alerta
  • Mudança de decúbitos – importância no desenvolvimento motor da criança
  • A importância da postura nas atividades do dia-a-dia da criança
  • Más posturas na 1ª infância – Prevenção
  • Formação do pé – importância do calçado
  • Marcha em pontas idiopática – quando procurar ajuda de um profissional de saúde especializado
  • Etapas do Desenvolvimento percetivo e sensorial dos 0 -5 anos de idade
  • Noções básicas sobre o processamento sensorial – importância no desenvolvimento da criança
  • Papel dos diferente sistemas sensoriais: visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil, proprioceptivo e vestibular
  • Desordens de Integração sensorial – Sinais de alerta e tipologia
  • Integração Sensorial – Principios de Intervenção
  • Metodologias de intervenção dirigidas à pessoa, ocupação e ambiente
  • Etapas do Desenvolvimento da comunicação, linguagem e fala, dos 0 -5 anos de idade
  • Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem – Factores de influência e períodos críticos
  • Sinais de alerta no desenvolvimento da competência linguística: Forma, conteúdo e uso
  • A construção linguística: de aprendiz de falante a comunicador fluente- caracterização das principais alterações no processo de aquisição
  • Papel do ambiente para o desenvolvimento da competência comunicativa e Linguística

Coordenadora pedagógica:

  • Maria Elisabete Gomes da Silva Martins – Licenciada em Fisioterapia, Titulo de Especialista em Fisioterapia, Doutorada em Comportamento Motor, Professor Adjunto no Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão;

Formadores:

  • Isabel Maria Brás Dias Ferreira – Licenciada em Terapia Ocupacional, Titulo de Especialista em Terapia Ocupacional, Doutorada em Psicologia Social, Professor Adjunto no Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão;
  • Luisa Fernanda Marques Taveira Soares – Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto no Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão.

Metodologias de ensino e aprendizagem:

  • Aulas teóricas baseadas em metodologias expositivas (12h);
  • Aulas teórico – práticas (3h) – baseada em resolução de problemas

Avaliação:

  • Trabalho escrito individual – reflexão critica sobre os conteúdos programáticos lecionados

Não aplicável.

Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 250€

*Condições especiais:

A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso até 09-09-2022;
  • Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
  • Aproveitamento no curso através de avaliação.

** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).

A inscrição será realizada por ordem de submissão, com base na apreciação dos pré-requisitos específicos e de acordo com o número de vagas.

Em atualização.

palavra INFO em ecrã de telemóvel
informação

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (250€)

Informações

Duração
15h
Início da formação
1 de outubro de 2022
Data de inscrição / Matrícula
Inscrições encerradas
Preço

250€

Número de créditos a atribuir

1 ECTS

Vagas

Número máximo de estudantes: 24
(*A inscrição será realizada por ordem de submissão.)

Contactos, local e horário

Secretariado do curso: Fernanda Coelho

Tel: +351 214 607 568

fernanda.coelho@scml.pt

Local e horário

Online e Instalações da ESSAlcoitão.

O curso irá decorrer em modelo híbrido e por streaming (online síncrona).

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia