formação Finalizadas

Desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo de crianças em idade escolar no 1º ciclo – Sinais de alerta e prevenção de distúrbios

5 de novembro de 2022 | PRR - 2021/2026

Compreender o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade.

Criança e terapeuta

Enquadramento

Curso breve destinado a Pais; Profissionais da área da educação; Profissionais da área da saúde; Profissionais da área social.

Destinatários

Profissionais de saúde, ação social, educação, outros profissionais com interesse nesta área temática

Curso

Objetivos:

  • Compreender o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
  • Compreender os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
  • Compreender o tipo de perturbações motoras, sensoriais, linguísticas e de literacia relacionadas com as dificuldades de aprendizagem
  • Compreender quais as estratégias a adoptar em casa e na escola
  • Compreender quando procurar ajuda de um profissional de saúde especializado
  • Compreender a importância de uma intervenção atempada e adequada às necessidades da criança

Competências a adquirir:

  • Conhecimento sobre o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
  • Conhecimento para identificar os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
  • Conhecimento para referenciar e/ou intervir em casos de desvios do desenvolvimento da criança – intervenção atempada.
  • Conhecimento sobre o tipo de abordagens terapêuticas utilizadas em casos de perturbações do desenvolvimento
  • Conhecimento sobre as estratégias a adoptar em casa e na escola
  • Conhecimento sobre as vantagens/desvantagens de uma intervenção atempada
  • Más posturas na criança em idade escolar (1º ciclo)
  • Alterações posturais – quando procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
  • Educação postural em casa e na escola- importância da postura nas diferentes atividades do dia-a-dia da criança
  • Más posturas na criança em idade escolar: como reeducar?
  • Promoção da saúde: Hábitos posturais e estratégias de ensino da Higiene postural, em crianças na idade escolar
  • O desenvolvimento sensório-motor e os alicerces para as aprendizagens. Sinais de alerta no desenvolvimento e a relação com as dificuldades de aprendizagem. Estratégias de promoção do desenvolvimento
  • Metodologias de intervenção, dirigidas à pessoa, ao ambiente e/ou à ocupação
  • Aspetos relevantes do desenvolvimento da linguagem e literacia em crianças de idade escolar
  • Etapas do Desenvolvimento da comunicação e linguagem oral e escrita, dos 6 -12 anos de idade
  • Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem – Factores de influência e períodos críticos
  • Sinais de alerta no desenvolvimento das competências linguística e de literacia: Forma, conteúdo e uso
  • A construção linguística: caracterização das principais alterações no processo de aquisição da linguagem e da aprendizagem (leitura, escrita e cálculo)
  • Abordagem multimodal às perturbações da linguagem e da aprendizagem
  • Papel do ambiente para o desenvolvimento das competências comunicativa, linguística e de literacia.
  • Marta Sofia Constantino Figueiredo – Licenciada em Terapia Ocupacional, Especialista em Terapia Ocupacional, Professor no Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão;
  • Maria Teresa Alvarez – Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Reabilitação Neurológica, Professor Convidado da ESSAlcoitão;
  • Luisa Fernanda Marques Taveira Soares – Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto no Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão.

Metodologias de ensino e aprendizagem:

  • Aulas teóricas baseadas em metodologias expositivas (12h);
  • Aulas teórico – práticas (3h) – baseada em resolução de problemas

Avaliação:

  • Trabalho escrito individual – reflexão critica sobre os conteúdos programáticos lecionados

Não aplicável.

Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 250€

*Condições especiais:

A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso até 09-09-2022;
  • Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
  • Aproveitamento no curso através de avaliação.

** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).

A inscrição será realizada por ordem de submissão, com base na apreciação dos pré-requisitos específicos e de acordo com o número de vagas.

Em atualização.

palavra INFO em ecrã de telemóvel
informação

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (250€)

Informações

Duração
15h
Início da formação
5 de novembro de 2022
Data de inscrição / Matrícula
até 26 de outubro
Preço

250€

Número de créditos a atribuir

1 ECTS

Vagas

Número máximo de estudantes: 24
(*A inscrição será realizada por ordem de submissão.)

Contactos, local e horário

Secretariado do curso: Fernanda Coelho

Tel: +351 214 607 568

fernanda.coelho@scml.pt

Local e horário

Online e Instalações da ESSAlcoitão.

O curso irá decorrer em modelo híbrido e por streaming (online síncrona).

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia