Cursos PRR - ESSAlcoitão Finalizados

Desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo de crianças durante a primeira infância – Sinais de alerta e prevenção de distúrbios

1 a 8 de outubro de 2022 | PRR - 2021/2026 | 1.ª EDIÇÃO

O Projeto Lifelong Health Education impulsiona uma resposta inovadora às mudanças nos requisitos dos profissionais que trabalham no sector da saúde em Portugal.

médica e criança

Enquadramento

Este projeto visa proporcionar aos profissionais de saúde não médicos o acesso a formação contínua que lhes permitirá atualizar conhecimentos teóricos e práticos, melhorando diretamente as suas competências e a sua capacidade de prestar os cuidados de saúde mais adequados aos doentes.

Destinatários

Pais; Profissionais da área da educação; Profissionais da área da saúde; Profissionais da área social.

Informações

  • Desenvolver noções básicas sobre o desenvolvimento típico da criança nas diferentes dimensões: motora, sensorial/perceptiva, sócio comunicativa e linguística nos primeiros 5 anos de vida;
  • Compreender quais os sinais de alerta que podem comprometer o processo de desenvolvimento da criança;
  • Saber como e quando, procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
  • Saber como prevenir os desvios de desenvolvimento da criança
  • Saber como estimular a criança no seu do dia-dia
  • Compreender a importância de uma intervenção atempada
  • Compreender a importância do ambiente e do papel dos pais/cuidadores, educadores de infância e técnicos auxiliares de ação educativa no desenvolvimento global da criança

Competências a adquirir:

  • Conhecimento sobre as etapas típicas do desenvolvimento típico na criança dos 0-6 anos de vida – dimensão motora, dimensão perceptiva e sensorial e dimensão da comunicação, linguagem, loteracia emergente e fala.
  • Conhecimento para identificar os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, na primeira infância
  • Conhecimento para referenciar para profissionais de saúde especializados e/ou intervir em casos de desvios do desenvolvimento da criança.
  • Etapas do Desenvolvimento motor típico da criança: dos reflexos ao movimento voluntário
  • Desenvolvimento motor da criança – sinais de alerta
  • Mudança de decúbitos – importância no desenvolvimento motor da criança
  • A importância da postura nas atividades do dia-a-dia da criança
  • Más posturas na 1ª infância – Prevenção
  • Formação do pé – importância do calçado
  • Marcha em pontas idiopática – quando procurar ajuda de um profissional de saúde especializado
  • Etapas do Desenvolvimento percetivo e sensorial dos 0 -5 anos de idade
  • Noções básicas sobre o processamento sensorial – importância no desenvolvimento da criança
  • Papel dos diferente sistemas sensoriais: visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil, proprioceptivo e vestibular
  • Desordens de Integração sensorial – Sinais de alerta e tipologia
  • Integração Sensorial – Principios de Intervenção
  • Metodologias de intervenção dirigidas à pessoa, ocupação e ambiente
  • Etapas do Desenvolvimento da comunicação, linguagem e fala, dos 0 -5 anos de idade
  • Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem – Factores de influência e períodos críticos
  • Sinais de alerta no desenvolvimento da competência linguística: Forma, conteúdo e uso
  • A construção linguística: de aprendiz de falante a comunicador fluente- caracterização das principais alterações no processo de aquisição
  • Papel do ambiente para o desenvolvimento da competência comunicativa e Linguística

Metodologias de ensino:

  • Aulas teóricas baseadas em metodologias expositivas (12h);
  • Aulas teórico – práticas (3h) – baseada em resolução de problemas.

Metodologia de avaliação:

  • Trabalho escrito individual – Reflexão critica sobre os conteúdos programáticos lecionados.

 

Nota: O curso irá decorrer em modelo híbrido e por streaming (online síncrona).

  • Coordenadora pedagógica:
    • Maria Elisabete Gomes da Silva Martins: Licenciada em Fisioterapia, Titulo de Especialista em Fisioterapia, Doutorada em Comportamento Motor, Professor Adjunto no Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão;
  • Isabel Maria Brás Dias Ferreira: Licenciada em Terapia Ocupacional, Titulo de Especialista em Terapia Ocupacional, Doutorada em Psicologia Social, Professor Adjunto no Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão;
  • Luisa Fernanda Marques Taveira Soares: Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto no Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão.
  • 1 de outubro de 2022 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00
  • 8 de outubro de 2022 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00

Informação para atualização

atribuição da bolsa do valor 100% da propina está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Adulto maior de 23 anos (complete 23 anos, até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso)
  • Residente no território nacional
  • Pagamento da taxa de inscrição e da propina pelo estudante
  • Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso
  • Aproveitamento do curso através da avaliação

Pré-requisitos

Informação para atualização

palavra INFO em ecrã de telemóvel
informação
Para concluir com sucesso a sua inscrição, siga os seguintes passos:
Portal de candidaturas > Registar > Receção de email > Clicar no link (email) > Dados de autenticação > Nova candidatura > Candidatura a um curso > PRR – Candidatura a Curso breve/curto

Condições de acesso

Calendário

1 a 8 de outubro de 2022 / 15 horas

Inscrições
Fechadas
Créditos
1 ECTS
Número de vagas
Máximo de 24 participantes (A inscrição será realizada por ordem de submissão)
Preço

Taxa de inscrição (não reembolsável): 50€

Propina: 250€*

* *Condições especiais: Este curso tem direito a atribuição de Bolsa a 100% do valor da propina

Condições de desistência

  • Considera-se inscrito o participante que tenha concretizado o pagamento de 50 euros referentes à taxa de inscrição.
  • A taxa de inscrição não é reembolsável, salvo nas seguintes situações:
    • Cancelamento ou adiamento do curso.
    • Atingimento do limite máximo de inscrições sem que estas tenham sido encerradas previamente.
  • As inscrições encerram após o limite máximo de participantes ter sido atingido.
  • Após a inscrição, os participantes são admitidos por ordem de chegada desde que cumpram os critérios de admissão, sendo-lhes solicitado o pagamento da propina.

Contactos e local

Aulas

Online e Instalações da ESSAlcoitão.

Ícone de e-mail no telemóvel

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia