Centro de Excelência de Inovação Pedagógica Pedagogia XXI
19 - 11 - 2024
Pedagogia XXI é um consórcio que compreende 25 Instituições do Ensino Superior (IES), as quais se assumem como entidade copromotoras, distribuídas de Norte a Sul de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira.
O Consórcio agrega IES que atuam nas mais diversas áreas científicas, designadamente ao nível da Saúde, Desporto, Psicologia, Educação e Ciências.
O Consórcio constitui-se como um Centro de Excelência de Inovação Pedagógica, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao abrigo do Investimento RE-C06-i07 — Impulso Mais Digital, submedida «Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior — Criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica.
Através da mobilização da comunidade escolar que integra as diferentes instituições do Consórcio, este Centro de Excelência de natureza multi e interdisciplinar apresenta como visão a promoção da excelência e da qualidade das aprendizagens, numa permanente dialética com a inovação, moldando um futuro sustentável para a educação no Ensino Superior.
Objetivos:
a) Incrementar o desenvolvimento de competências pedagógico didáticas e digitais com vista a uma maior qualidade na docência e sucesso das aprendizagens no Ensino Superior onde o reconhecimento da importância da formação contínua do corpo docente é fundamental. A capacitação pedagógica do corpo docente assenta na promoção de workshops, seminários e cursos de desenvolvimento profissional, tanto internos quanto externos, proporcionando às e aos docentes o conhecimento e as ferramentas necessárias para aplicar novas metodologias ativas de ensino;
b) Sensibilizar para a promoção do bem-estar na relação pedagógica e os seus efeitos para a autoconfiança, motivação e sucesso académico das e dos estudantes;
c) Promover a inovação pedagógica nas IES, dotando-as de recursos e equipamentos tecnológicos atuais e a integração efetiva da tecnologia educativa nas áreas não tecnológicas. Embora estas áreas não se concentrem na tecnologia, a utilização de ferramentas digitais pode enriquecer significativamente a experiência de aprendizagem;
d) Fomentar o contínuo desenvolvimento de uma rede inter-regional de instituições de Ensino Superior, orientada para uma comunidade profissional de aprendizagem no âmbito de inovação neste nível de ensino;
e) Desenvolver nas IES condições favoráveis à implementação de novas abordagens de ensino, com o objetivo de melhorar a aprendizagem das e dos estudantes, especialmente nas áreas não tecnológicas, através de uma estratégia bem articulada e multifacetada;
f) Fomentar o diálogo, a partilha e a reflexão crítica a respeito da prática e situações pedagógicas no Ensino Superior, onde a avaliação contínua e a reflexão sobre as práticas de ensino são essenciais. As IES continuarão a promover uma cultura de feedback construtivo, onde equipa docente e estudantes possam partilhar as suas experiências e perceções sobre as metodologias de ensino, assim como a equipa docente entre si. Este processo de avaliação contínua permite não só a melhoria constante das práticas pedagógicas, mas também assegura que as necessidades das e dos estudantes estão a ser efetivamente atendidas;
g) Apoiar o desenvolvimento de sinergias, através da criação de espaços de aprendizagem que fomentem a interação e a colaboração. As salas de aula devem ser adaptadas para permitir diferentes configurações, favorecendo trabalhos em grupo, discussões em círculo ou atividades práticas.
Coordenador:
Universidade Lusíada (Fundação Minerva – Cultura-Ensino e Investigação Científica)
Portugal
https://www.ulusiada.pt/
Responsáveis pelo projeto na ESSAlcoitão:
Coordenadora de projeto – Professora Ana Isabel Vieira
Coordenador pedagógico – Professor António Alves Lopes
Coordenadora financeira – Dra. Marisa Marques
Parceiros:
Atlântica – Instituto Universitário
ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
IPSN – Instituto Politécnico de Saúde do Norte e IUCS – Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Universitário e Politécnico, CRL)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto (Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social, CRL)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia)
Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny (Província Portuguesa da Congregação de São José de Cluny)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Santa Casa da Misericórdia da Lisboa)
Escola Superior de Saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa
Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (FACULTAS – Gestão de Estabelecimentos de Ensino Superior, S.A.)
Escola Superior de Tecnologias de Fafe e Escola Superior de Educação de Fafe (Instituto Europeu de Estudos Superiores – I.E.E.S., Lda.)
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte; Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul; Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu; Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada ; Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu (Instituto Piaget, Cooperativa para o Desenvolvimento Humano Integral e Ecológico, CRL)
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (ITA – Instituto de Tecnologias Avançadas para a Formação, Lda.)
ISAVE – Instituto Superior de Saúde (SINTDEI, Lda. – Sociedade Internacional de Desenvolvimento, Ensino e Investigação, Lda.)
UMAIA – Universidade da Maia e IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia (Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL)
ISCE Douro – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (Pedago – Sociedade de Empreendimentos Pedagógicos)
Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora)