
No passado dia 11 de abril, os estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Fisioterapia participaram numa avaliação inovadora no formato Escape Room, no âmbito da unidade curricular de Comunicação e Ensino.
A iniciativa integra a estratégia da ESSAlcoitão de promoção da Inovação e Modernização Pedagógica, reforçada pelo envolvimento do Departamento de Fisioterapia no consórcio PEDAGOGIA XXI, que visa transformar as instituições de ensino superior em centros de excelência pedagógica.
Durante duas horas, 10 grupos de estudantes trabalharam em simultâneo em 10 salas, acompanhados por dinamizadores previamente preparados. A missão consistiu na resolução de desafios e enigmas baseados na entrevista clínica em Fisioterapia, com a participação de “utentes” representados com elevado realismo por alunos do 4.º ano, proporcionando um ambiente de simulação clínica autêntico, relacional e emocionalmente envolvente.
No final da atividade, cada grupo participou numa sessão de debriefing, dinamizada pelas docentes responsáveis, Prof.ª Ana Vieira e Prof.ª Susana Lopes, em conjunto com os colegas envolvidos, promovendo a reflexão, identificação de aprendizagens e definição de estratégias de melhoria.
O balanço da iniciativa foi extremamente positivo, demonstrando que a avaliação pode ser também uma poderosa ferramenta de aprendizagem real, reflexiva e colaborativa.
A ESSAlcoitão agradece o empenho e dedicação dos estudantes do 4.º ano que contribuíram para o sucesso desta atividade: Ana Catarina Dias, Ana Catarina Silva, Filipa Valentim, Gonçalo Candeias Rodrigues, Inês Costa, Laura Santos, Leonor Capelinha, Leonor Guiomar, Patrícia Frade e Sara Mateus.
Com iniciativas como esta, a ESSAlcoitão reforça o seu compromisso com uma formação mais humana, prática e transformadora.