Objetivos
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- Reconhecer dados epidemiológicos das perturbações dos sons da fala e da audição
- Interpretar os fundamentos da neurociência do processamento auditivo
- Dissociar as definições mais atuais de perturbações do processamento auditivo, da audição e dos sons da fala
- Especificar o diagnóstico das perturbações do processamento auditivo, da audição e dos sons da fala e a/s sua/s comorbilidades com outro/s diagnóstico/s; diagnóstico diferencial
- Reconhecer os diferentes sistemas de classificação e sua importância
- Tomar posição sobre instrumentos de avaliação formais e informais existentes
- Extrapolar conhecimentos de planeamento, implementação e análise da intervenção
- Produzir orientações para o meio educativo e social
Formadores
Elsa Margarido, Terapeuta da Fala, Mestre em Supervisão Clínica, Especialista em Perturbações da Fluência
João Canossa Dias, Terapeuta da Fala, Mestre em Ciências da Educação, Especializado em Necessidades Complexas de Comunicação e Pós-Graduado em Literatura Infantil
Susana Capitão, Terapeuta da Fala, Doutorada em Multimédia em Educação
Conteúdos Programáticos
Definição/ões
Processamento auditivo
Surdez
Articulação verbal típica versus patológica
Diagnóstico diferencial
Fatores de risco
Atraso fonológico/Perturbação fonológica consistente e inconsistente/Perturbação articulatória
Dispraxia verbal de desenvolvimento
Perturbações do processamento auditivo
Gravidade das perturbações
Incidência e prevalência da surdez, das perturbações do processamento auditivo e dos sons da fala
Sistemas de classificação das perturbações dos sons da fala
Avaliação do processamento auditivo, da surdez e da articulação verbal
Anamnese
Observação clínica
Instrumentos de avaliação
Questionários
Outros parâmetros a considerar
Intervenção (na surdez e nas perturbações do processamento auditivo e da articulação verbal), centrada na pessoa e na família:
Modelos
Métodos de intervenção indireta
Métodos de intervenção direta
Abordagens
Análise de eficácia
Articulação e cooperação com a escola e demais intervenientes
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino: Metodologia expositiva, colaborativa, demonstrativa. Visionamento e análise de vídeos e de artigos científicos, demonstração e utilização de materiais, estudos de caso.
Metodologias de avaliação: Trabalho escrito individual (teste ou estudo de caso).
Calendarização
Datas/Horário |
Formador |
|
11-03-2022 (18:30/21:30) |
Susana Capitão |
|
12-03-2022 (9:00/13:00 – 14:00/17:00) |
João Canossa Dias |
|
25-03-2022 (18:30/21:30) |
Susana Capitão |
|
26-03-2022 (11:00/13:00 – 14:00/17:00) |
Elsa Margarido |
|
08-04-2022 (18:30/20:30) |
Elsa Margarido |
|
Legenda: Aula não presencial |
Certificação
Certificado de Participação – poderá ser solicitado pelos participantes que frequentem o curso sem avaliação (40€).
Certificado de Frequência – poderá ser solicitado pelos participantes que realizem avaliação com aproveitamento (40€).
Preços e condições especiais
Preço
260 €*
*Condições especiais
1) Funcionários da SCML e antigos estudantes da ESSAlcoitão – 20% de desconto
2) Educadores clínicos da ESSAlcoitão; Sócios da APTF e da SPTF; Funcionários de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão – 10% de desconto
3) Pagamento em prestação única – 5% desconto (acumulável com 1) ou 2) )
Modalidades de pagamento
O pagamento pode ser efetuado de forma fracionada (3 vezes, para inscrições no máximo até 15 de fevereiro de 2022). A 1ª fração é paga no ato da inscrição e as restantes 2 prestações deverão ser pagas até dia 15, dos meses seguintes aos da inscrição.
A desistência da frequência, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução.
Condições
Formação Contínua
Destinatários
Terapeutas da Fala
Duração
20 Horas
Inscrição
até 28 de fevereiro de 2022
Número de Vagas
Máximo de 30
A seriação será realizada por ordem de inscrição. O curso só se realizará com o mínimo de dez (10) inscritos.
Local
Online
Contactos para informação:
Anabela Gonçalves
Telef: 21 460 75 67 – ext. 267
Email: anabela.sgoncalves@essa.scml.pt
www.essa.pt