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Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Perturbações da leitura, escrita e do cálculo na infância e adolescência - Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Realização confirmada!

Objetivos

Reconhecer o papel do funcionamento executivo nos processos de aprendizagem

Diferenciar os princípios orientadores das teorias relacionadas com a fluência, descodificação e compreensão leitora

Dissecar os sinais de alerta comprometedores da aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo

Integrar o diagnóstico das perturbações da leitura da escrita e do cálculo e a/s sua/s co-morbilidades com outro/s diagnóstico/s; diagnóstico diferencial

Reconhecer dados epidemiológicos das dificuldades de aprendizagem e das perturbações leitura, da escrita e do cálculo

Reconhecer os diferentes sistemas de classificação e sua importância

Relacionar instrumentos formais e informais de avaliação

(i) do nível de fluência leitora

(ii) da linguagem escrita

(iii) do cálculo

Extrapolar conhecimentos de planeamento, implementação e análise da intervenção  terapêutica

Reconhecer e implementar o Decreto Lei nº 54/2018

Produzir orientações para o meio educativo, clínico e sociofamiliar

Relacionar os pré-requisitos e a sua importância para a aprendizagem escolar / escrita

Detetar precocemente as dificuldades psicomotoras comprometedoras de aprendizagem

Criar estratégias com vista à facilitação das aprendizagens

Formadores

Ilse Smits, Terapeuta da Fala, Doutorada em Engenharia Industrial Bioquímica

Joana Lopes, Terapeuta da Fala, Mestre em Supervisão Clínica

Joana Rato, Psicóloga Educacional, Doutorada em Ciências da Saúde – especialidade de Neuropsicologia

AnaMargaridaRamalho

Margarida Ramalho, Licenciada em Terapia da Fala, Pós-Graduada em Neuropsicologia e Reabilitação, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e Doutora em Linguística.

Conteúdos Programáticos

Funções executivas e a sua relação com as dificuldades de aprendizagem.
Fluência leitora – definição do conceito e articulação com descodificação e compreensão leitora.
Diagnóstico diferencial:

Fatores de risco
Gravidade das perturbações

Incidência e prevalência das perturbações da leitura, da escrita e do cálculo
Sistemas de classificação
Formas e instrumentos de avaliação:

Das competências sintáticas
Da fluência leitora (velocidade, acuidade e prosódia)
Da escrita
Do cálculo

Estudo e discussão do Decreto Lei nº 54/2018
Intervenção direta e indireta na leitura, escrita e no cálculo
Métodos de intervenção indirecta

Método de Facilitação gramatical
Métodos metalinguísticos
Orientação para métodos de estudo

Métodos de intervenção direta

Método Habiles

Abordagens

Abordagem metalinguística para a promoção da literacia

Análise de eficácia
Articulação e cooperação com o meio educativo, clínico e sócio-familiar

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias de ensino: Expositiva, colaborativa, demonstrativa. Discussão em pequeno e grande grupo para discussão de casos clínicos.

Metodologias de avaliação:  Trabalho escrito individual (teste ou estudo de caso).

Calendarização

Datas/Horário

Formador

 

07-01-2022 (18:30/21:30)

Joana Rato

 

08-01-2022 (9:00/12:00 – 13:00/17:00)

Joana Rato

Margarida Ramalho

 

21-01-2022 (18:30/21:30)

Joana Lopes

 

22-01-2022 (9:00/13:00 – 14:00/17:00)

Margarida Ramalho

Joana Lopes

 

04-02-2022 (18:30/21:30)

Joana Lopes

 

05-02-2022 (9:00/13:00 – 14:00/17:00)

 

25-02-2022 (18:30/21:30)

Ilse Smits

 

26-02-2022 (9:00/13:00 – 14:00/17:00)

 

 

Legenda: Aula não presencial

 

Preços e condições especiais

Preço
400 €*

*Condições especiais

1) Funcionários da SCML e antigos estudantes da ESSAlcoitão – 20% de desconto

2) Educadores clínicos da ESSAlcoitão; Sócios da APTF e da SPTF; Funcionários de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão – 10% de desconto

3) Pagamento em prestação única – 5% desconto (acumulável com 1) ou 2) )

Modalidades de pagamento

O pagamento pode ser efetuado de forma fracionada (4 vezes para inscrições realizadas no máximo até 30 de novembro de 2021). A 1ª fração é paga no ato da inscrição e as restantes 3 prestações deverão ser pagas até dia 15, dos meses seguintes ao da inscrição.

A desistência da frequência, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução.

Certificação

Certificado de Participação – poderá ser solicitado pelos participantes que frequentem o curso sem avaliação (40€).

Certificado de Frequência – poderá ser solicitado pelos participantes que realizem avaliação com aproveitamento (40€).

 

Condições

Formação Contínua

 

Destinatários

Terapeutas da Fala

Duração

40 Horas

Inscrição

até 27 de dezembro de 2021

Número de Vagas

Máximo de 30

A seriação será realizada por ordem de inscrição. O curso só se realizará com o mínimo de dez (10) inscritos.

Local

Online

 

Contactos para informação:

Anabela Gonçalves
Telef: 21 460 75 67 – ext. 267
Email: anabela.sgoncalves@essa.scml.pt
www.essa.pt

 

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