Objetivos
Reconhecer o papel do funcionamento executivo nos processos de aprendizagem
Diferenciar os princípios orientadores das teorias relacionadas com a fluência, descodificação e compreensão leitora
Dissecar os sinais de alerta comprometedores da aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo
Integrar o diagnóstico das perturbações da leitura da escrita e do cálculo e a/s sua/s co-morbilidades com outro/s diagnóstico/s; diagnóstico diferencial
Reconhecer dados epidemiológicos das dificuldades de aprendizagem e das perturbações leitura, da escrita e do cálculo
Reconhecer os diferentes sistemas de classificação e sua importância
Relacionar instrumentos formais e informais de avaliação
(i) do nível de fluência leitora
(ii) da linguagem escrita
(iii) do cálculo
Extrapolar conhecimentos de planeamento, implementação e análise da intervenção terapêutica
Reconhecer e implementar o Decreto Lei nº 54/2018
Produzir orientações para o meio educativo, clínico e sociofamiliar
Relacionar os pré-requisitos e a sua importância para a aprendizagem escolar / escrita
Detetar precocemente as dificuldades psicomotoras comprometedoras de aprendizagem
Criar estratégias com vista à facilitação das aprendizagens
Formadores
Ilse Smits, Terapeuta da Fala, Doutorada em Engenharia Industrial Bioquímica
Joana Lopes, Terapeuta da Fala, Mestre em Supervisão Clínica
Joana Rato, Psicóloga Educacional, Doutorada em Ciências da Saúde – especialidade de Neuropsicologia
Margarida Ramalho, Licenciada em Terapia da Fala, Pós-Graduada em Neuropsicologia e Reabilitação, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e Doutora em Linguística.
Conteúdos Programáticos
Funções executivas e a sua relação com as dificuldades de aprendizagem.
Fluência leitora – definição do conceito e articulação com descodificação e compreensão leitora.
Diagnóstico diferencial:
Fatores de risco
Gravidade das perturbações
Incidência e prevalência das perturbações da leitura, da escrita e do cálculo
Sistemas de classificação
Formas e instrumentos de avaliação:
Das competências sintáticas
Da fluência leitora (velocidade, acuidade e prosódia)
Da escrita
Do cálculo
Estudo e discussão do Decreto Lei nº 54/2018
Intervenção direta e indireta na leitura, escrita e no cálculo
Métodos de intervenção indirecta
Método de Facilitação gramatical
Métodos metalinguísticos
Orientação para métodos de estudo
Métodos de intervenção direta
Método Habiles
Abordagens
Abordagem metalinguística para a promoção da literacia
Análise de eficácia
Articulação e cooperação com o meio educativo, clínico e sócio-familiar
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino: Expositiva, colaborativa, demonstrativa. Discussão em pequeno e grande grupo para discussão de casos clínicos.
Metodologias de avaliação: Trabalho escrito individual (teste ou estudo de caso).
Calendarização
Datas/Horário |
Formador |
|
07-01-2022 (18:30/21:30) |
Joana Rato |
|
08-01-2022 (9:00/12:00 – 13:00/17:00) |
Joana Rato Margarida Ramalho |
|
21-01-2022 (18:30/21:30) |
Joana Lopes |
|
22-01-2022 (9:00/13:00 – 14:00/17:00) |
Margarida Ramalho Joana Lopes |
|
04-02-2022 (18:30/21:30) |
Joana Lopes |
|
05-02-2022 (9:00/13:00 – 14:00/17:00) |
|
|
25-02-2022 (18:30/21:30) |
Ilse Smits |
|
26-02-2022 (9:00/13:00 – 14:00/17:00) |
|
|
Legenda: Aula não presencial
|
Preços e condições especiais
Preço
400 €*
*Condições especiais
1) Funcionários da SCML e antigos estudantes da ESSAlcoitão – 20% de desconto
2) Educadores clínicos da ESSAlcoitão; Sócios da APTF e da SPTF; Funcionários de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão – 10% de desconto
3) Pagamento em prestação única – 5% desconto (acumulável com 1) ou 2) )
Modalidades de pagamento
O pagamento pode ser efetuado de forma fracionada (4 vezes para inscrições realizadas no máximo até 30 de novembro de 2021). A 1ª fração é paga no ato da inscrição e as restantes 3 prestações deverão ser pagas até dia 15, dos meses seguintes ao da inscrição.
A desistência da frequência, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução.
Certificação
Certificado de Participação – poderá ser solicitado pelos participantes que frequentem o curso sem avaliação (40€).
Certificado de Frequência – poderá ser solicitado pelos participantes que realizem avaliação com aproveitamento (40€).
Condições
Formação Contínua
Destinatários
Terapeutas da Fala
Duração
40 Horas
Inscrição
até 27 de dezembro de 2021
Número de Vagas
Máximo de 30
A seriação será realizada por ordem de inscrição. O curso só se realizará com o mínimo de dez (10) inscritos.
Local
Online
Contactos para informação:
Anabela Gonçalves
Telef: 21 460 75 67 – ext. 267
Email: anabela.sgoncalves@essa.scml.pt
www.essa.pt