fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Ciclo de Conferências – VII Conferência “Papel do Fisioterapeuta no Desporto Profissional e de Alta Competição” - Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

A sétima conferência do Ciclo de Conferências do Departamento de Política e Trabalho Social da ESSA trouxe ao debate um tema pertinente e atual “Papel do Fisioterapeuta no Desporto Profissional e de Alta Competição” e contou com a presença do Senhor Prof. Telmo Firmino – Fisioterapeuta Coordenador Sport Lisboa e Benfica e Professor da ESSA; Nuno Gomes – Ex- Jogador Profissional de Futebol e Diretor-geral da Caixa Futebol Campus; Carlos Lisboa – Ex-Jogador Profissional de Basquetebol – Diretor das modalidades e treinador Sport Lisboa e Benfica.

Perante uma assistência maioritariamente constituída por jovens estudantes da ESSA, os nossos convidados abordaram o papel e a importância do fisioterapeuta no desporto, um tema relevante e elucidativo do papel enquanto futuros profissionais.

Na sua intervenção, Nuno Gomes falou da sua experiência enquanto ex-profissional do futebol de alta competição, com os fisioterapeutas do valor da relação de confiança, que se estabelece/constrói entre fisioterapeuta e o jogador “com uma relação de proximidade e de partilha de saberes”, dando grande enfase à interação interpessoal.

Carlos Lisboa falou da realidade desportiva portuguesa, temos grandes clubes como o Benfica que têm fisioterapeutas para cada modalidade e clubes mais pequenos, onde apenas existe um fisioterapeuta para todas as modalidades. Reforçou, igualmente a importância da relação de proximidade, confiança, confidencialidade e do respeito entre fisioterapeuta e atleta.

Numa apresentação brilhante, o professor Telmo Firmino trouxe ao debate uma reflexão /elucidação global sobre o “Papel do Fisioterapeuta no Desporto Profissional e de Alta Competição”, na prevenção e tratamento das lesões, contribuindo para uma melhor performance desportiva.

 Para alcançar estes objetivos, o fisioterapeuta terá que ser detentor de um conhecimento específico, de competências técnicas/psicomotoras e de comportamentos adequados, de modo a rentabilizar a sua intervenção no atleta. A confiança que o atleta deposita na competência do fisioterapeuta é essencial para o sucesso do tratamento. “A confiança nasce pela nossa dedicação em resolver a lesão do jogador. O problema do jogador tem de ser o nosso ”.

Abordou o profissionalismo na tomada de decisões, com sentido ético de responsabilidade e competência, como condições necessárias para a concretização de um trabalho técnico de qualidade. No entanto, ressalvou o facto do domínio técnico ser, o saber fazer, o saber ser e saber estar, atendendo à relação de confiança alicerçada na comunicação dialética, entre profissional e atleta, entre fisioterapeuta e os outros elementos que compõem a equipa de trabalho.

A iniciativa contou com uma significativa participação da comunidade académica, profissionais da SCML, entidades parceiras, e personalidades de distintos quadrantes da sociedade, configurando ao debate e à reflexão uma índole entusiasta e instigante, impulsionador de elevada excelência e interesse.

Conecte-se à ESSAlcoitão

Voltar